O greening é uma doença que representa uma das maiores ameaças à citricultura do mundo. No principal cinturão citrícola do Brasil, entre São Paulo e Minas Gerais, a doença atingiu 22,37% das laranjeiras da região em 2021 (incluindo mudas plantadas), segundo o levantamento anual do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). Diante deste cenário, a Bayer levará para a 47ª Expocitros soluções focadas em auxiliar o produtor neste e em outros desafios para as próximas safras.
Entre os destaques da empresa no evento, que ocorrerá em Cordeirópolis (SP), entre os dias 6 e 9 de junho, será o inseticida Sivanto Prime para o controle do greening. A inovação é uma solução sistêmica que possui o ingrediente ativo flupiradifurona e faz parte do grupo químico butenolida, que age dentro do sistema nervoso do inseto.
“Especificamente para o greening, doença causada pela praga psilídeo (Diaphorina citri), inseto vetor da bactéria Candidatus Liberibacter spp, não existe nenhum produto no mercado com esta tecnologia. Trata-se de uma molécula fruto de quase 15 anos de pesquisa. A solução tem a flexibilidade em citrus, podendo ser usada em aplicações foliares (trator) e aéreas (avião)”, ressalta Fábio Maia, gerente de Marketing da Bayer para Frutas e Vegetais.
Outro desafio para a citricultura e que também será discutido na Expocitros é o controle do cancro-cítrico (Xanthomonas citri subsp. citri) – que esteve presente em 15,61% dos talhões de laranja na safra 2021, de acordo com o Fundecitrus. Entre as principais consequências da doença são: desfolha e queda prematura de fruto – podendo atingir até 80% dos pomares, em casos mais severos. “Estas características comprometem o desenvolvimento do cultivo, a perda de folhas afeta a área fotossintética da planta e pode levar à uma menor produtividade em safras futuras, além de impactar na qualidade e depreciação da produção para o mercado”, completa Fábio.
Para este controle, a Bayer levará para a feira o Serenade. O fungicida bactericida microbiológico possui múltiplos modos de ação. Seus lipopeptídeos, produzidos pelo exclusivo Bacillus subtilis QST713, atuam na membrana celular das estruturas reprodutivas do fungo, provocando sua deformação e produzindo rupturas. “O Bacillus subtilis também age por competição de espaço e nutrientes na superfície vegetal da planta e no solo junto ao sistema radicular. Além de ajudar no manejo do cancro-cítrico, também é uma opção para o produtor nos alvos: Podridão-floral-dos-citros (Colletotrichum acutatum) e Mofo-branco/Podridão-de-Sclerotinia (Sclerotinia sclerotiorum)”, diz Fábio.
Além destes destaques, a empresa também traz o Alion, herbicida para o controle de plantas daninhas. A solução possui amplo espectro de controle e eficiência no manejo de infestantes nas culturas de citros e outros cultivos relevantes. Com aplicação uma vez ao ano, a solução promove linhas livres de plantas daninhas de difícil controle, além de oferecer maior performance, eficácia e menor perdas de recursos. Isso resulta em menos mão de obra, menos uso de combustível, menos tempo gasto com manejo e mais performance, por mais tempo.
Segundo Fábio Maia, as soluções, que serão apresentadas pela Bayer durante a feira, têm como objetivo ajudar o produtor no manejo do citrus, possibilitando que ele alcance o máximo de produtividade no campo, atrelando sustentabilidade e rentabilidade. “O manejo gera a proteção dos frutos, por isso, é muito importante que o produtor adote o controle integrado de pragas, doenças e plantas daninhas. Durante a Expocitros, teremos a oportunidade de mostrar de perto como estamos trazendo inovações que permitam produzir mais por hectare e reduzam o impacto ambiental, auxiliando o agricultor em uma tomada de decisão mais inteligente e eficiente no campo”, finaliza Maia.
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas áreas de ciências da vida de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade em todo o mundo. No ano fiscal de 2021, o Grupo empregou cerca de 100.000 pessoas e teve vendas de 44,1 bilhões de euros. As despesas de P&D antes de itens especiais totalizaram 5,3 bilhões de euros. Para obter mais informações, acesse o site da Bayer.