Brazil Conference & Expo, principal evento do mercado de FFLV, volta a ser realizado em SP

0
346
Site do evento/Reprodução

Os últimos meses exigiram muita capacidade de adaptação e resposta da indústria de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV). O setor foi impactado por fenômenos climáticos, escassez e aumentos nos preços de insumos e dificuldades logísticas, entre outros fatores. Ao mesmo tempo, o consumo desses produtos vem apresentando altos e baixos, apesar da maior preocupação das pessoas com saúde e bem-estar, essa indústria também viu o fortalecimento de canais de venda alternativos, como o e-commerce e o delivery, e novas práticas de marketing.

Passados dois anos, os players dessa indústria poderão voltar a se atualizar sobre desafios e oportunidades no único evento do país especializado na cadeia de fornecimento de hortifrutícolas e flores: a Brazil Conference & Expo, novo nome para o encontro setorial realizado por seis edições como PMA Fresh Connections. A edição de 2022 acontece no dia 30 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo, sob realização da International Fresh Produce Association (IFPA) e promoção da Francal Feiras.

“É extremamente gratificante podermos retomar o formato presencial do nosso evento inteiramente dedicado ao FFLV. Nele, os elos da indústria de flores, frutas, legumes e verduras não são apenas coadjuvantes como em outras feiras e congressos. São os protagonistas, recebendo um dia de conteúdo altamente qualificado e tendo a oportunidade de realizar networking com os principais compradores e líderes do setor”, afirma Valeska de Oliveira Ciré, Country Manager da Brazil Conference & Expo.

A expectativa dos organizadores é reunir 1.200 profissionais, um público quase seis vezes maior que o da edição de 2015. Nas cinco edições anteriores, realizadas até 2019, o evento já havia registrado um aumento de 400% na visitação. O público-alvo é formado por produtores, exportadores, importadores, atacadistas, varejistas, empresários do canal do food service, representantes de entidades de classe, autoridades do governo, influenciadores, imprensa especializada e fornecedores de soluções e serviços – para cultivo, processamento, embalagem, movimentação, comercialização e outras necessidades.

Palestras e workshops

Na parte da manhã, a Brazil Conference & Expo oferecerá duas sessões de palestras com formadoras de opinião no setor de FFLV.  Elena Ozeritskaya, fundadora e diretora da consultoria Fresh Insight, compartilhará insights sobre tendências globais de marketing e novas demandas do consumidor, destacando casos de sucesso em inovação. Por sua vez, a brasileira Alessandra Fajardo, especialista em agronomia, abordará caminhos para a agroindústria enfrentar e resolver desafios de sustentabilidade, como aprimorar a produção, proteger o solo, conservar recursos hídricos e evitar o desperdício de alimentos.

Elena e Alessandra também comandarão workshops dinâmicos na parte da tarde, instigando as equipes de participantes a idealizar soluções para desafios contemporâneos do mercado de FFLV. As especialistas farão avaliações e dividirão conselhos para a viabilização dos projetos.

A exposição será aberta às 11h, sendo encerrada às 18h, quando haverá um coquetel de encerramento do evento. Além do novo nome, o encontro deste ano será marcado por ser o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV. A união resultou na constituição, em janeiro deste ano, da International Fresh Produce Association (IFPA), realizadora da Brasil Conference & Expo.

“A nova associação é resultado de legados fortes e trabalhará ainda mais forte para impulsionar o relacionamento com o varejo, a agenda de responsabilidade socioambiental e a implementação de novas tecnologias no setor. A indústria de FFLV tem um papel crucial na economia do Brasil e da América Latina, assim como no abastecimento de bens para todo o mundo”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA Brasil.

Números do setor e potencial

Dimensões continentais, abundância de água, clima e solos propícios, uma cadeia de fornecimento robusta. Tudo isso favorece o posicionamento do Brasil como um grande produtor de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV).

Em cultivo de frutas, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial, ficando atrás apenas da China e da Índia. A atividade ocupa mais de 2,5 milhões de hectares no país, gera cerca de 5 milhões de empregos e, em valor bruto, movimenta R$ 33,3 bilhões por ano, segundo dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária). Contudo, o país exporta menos de 3% das 44 milhões de toneladas colhidas anualmente, o que dá uma dimensão do potencial para negócios.

Já o segmento de flores, formado por 8.300 produtores nacionais, movimentou aproximadamente R$ 8,5 bilhões em 2019 – quantia 8% superior ao do ano anterior, de acordo com dados da Euromonitor. O Brasil ocupa o oitavo posto entre os países que mais produzem plantas ornamentais no mundo, com 15.600 hectares de área cultivada.

“O produto interno é de excelente qualidade. As vendas nacionais e internacionais podem crescer significativamente com a disseminação de soluções digitais, programas de sustentabilidade, certificações e plataformas de conexão como a nossa. Quem produz, exporta, importa, prepara, embala, distribui e fornece flores, frutas, legumes e verduras tem na Brazil Conference & Expo o ponto de convergência ideal”, assinala Valeska de Oliveira Ciré.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!