Os últimos meses exigiram muita capacidade de adaptação e resposta da indústria de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV). O setor foi impactado por fenômenos climáticos, escassez e aumentos nos preços de insumos e dificuldades logísticas, entre outros fatores. Ao mesmo tempo, o consumo desses produtos vem apresentando altos e baixos, apesar da maior preocupação das pessoas com saúde e bem-estar, essa indústria também viu o fortalecimento de canais de venda alternativos, como o e-commerce e o delivery, e novas práticas de marketing.
Passados dois anos, os players dessa indústria poderão voltar a se atualizar sobre desafios e oportunidades no único evento do país especializado na cadeia de fornecimento de hortifrutícolas e flores: a Brazil Conference & Expo, novo nome para o encontro setorial realizado por seis edições como PMA Fresh Connections. A edição de 2022 acontece no dia 30 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo, sob realização da International Fresh Produce Association (IFPA) e promoção da Francal Feiras.
“É extremamente gratificante podermos retomar o formato presencial do nosso evento inteiramente dedicado ao FFLV. Nele, os elos da indústria de flores, frutas, legumes e verduras não são apenas coadjuvantes como em outras feiras e congressos. São os protagonistas, recebendo um dia de conteúdo altamente qualificado e tendo a oportunidade de realizar networking com os principais compradores e líderes do setor”, afirma Valeska de Oliveira Ciré, Country Manager da Brazil Conference & Expo.
A expectativa dos organizadores é reunir 1.200 profissionais, um público quase seis vezes maior que o da edição de 2015. Nas cinco edições anteriores, realizadas até 2019, o evento já havia registrado um aumento de 400% na visitação. O público-alvo é formado por produtores, exportadores, importadores, atacadistas, varejistas, empresários do canal do food service, representantes de entidades de classe, autoridades do governo, influenciadores, imprensa especializada e fornecedores de soluções e serviços – para cultivo, processamento, embalagem, movimentação, comercialização e outras necessidades.
Palestras e workshops
Na parte da manhã, a Brazil Conference & Expo oferecerá duas sessões de palestras com formadoras de opinião no setor de FFLV. Elena Ozeritskaya, fundadora e diretora da consultoria Fresh Insight, compartilhará insights sobre tendências globais de marketing e novas demandas do consumidor, destacando casos de sucesso em inovação. Por sua vez, a brasileira Alessandra Fajardo, especialista em agronomia, abordará caminhos para a agroindústria enfrentar e resolver desafios de sustentabilidade, como aprimorar a produção, proteger o solo, conservar recursos hídricos e evitar o desperdício de alimentos.
Elena e Alessandra também comandarão workshops dinâmicos na parte da tarde, instigando as equipes de participantes a idealizar soluções para desafios contemporâneos do mercado de FFLV. As especialistas farão avaliações e dividirão conselhos para a viabilização dos projetos.
A exposição será aberta às 11h, sendo encerrada às 18h, quando haverá um coquetel de encerramento do evento. Além do novo nome, o encontro deste ano será marcado por ser o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV. A união resultou na constituição, em janeiro deste ano, da International Fresh Produce Association (IFPA), realizadora da Brasil Conference & Expo.
“A nova associação é resultado de legados fortes e trabalhará ainda mais forte para impulsionar o relacionamento com o varejo, a agenda de responsabilidade socioambiental e a implementação de novas tecnologias no setor. A indústria de FFLV tem um papel crucial na economia do Brasil e da América Latina, assim como no abastecimento de bens para todo o mundo”, comenta Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA Brasil.
Números do setor e potencial
Dimensões continentais, abundância de água, clima e solos propícios, uma cadeia de fornecimento robusta. Tudo isso favorece o posicionamento do Brasil como um grande produtor de flores, frutas, legumes e verduras (FFLV).
Em cultivo de frutas, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial, ficando atrás apenas da China e da Índia. A atividade ocupa mais de 2,5 milhões de hectares no país, gera cerca de 5 milhões de empregos e, em valor bruto, movimenta R$ 33,3 bilhões por ano, segundo dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária). Contudo, o país exporta menos de 3% das 44 milhões de toneladas colhidas anualmente, o que dá uma dimensão do potencial para negócios.
Já o segmento de flores, formado por 8.300 produtores nacionais, movimentou aproximadamente R$ 8,5 bilhões em 2019 – quantia 8% superior ao do ano anterior, de acordo com dados da Euromonitor. O Brasil ocupa o oitavo posto entre os países que mais produzem plantas ornamentais no mundo, com 15.600 hectares de área cultivada.
“O produto interno é de excelente qualidade. As vendas nacionais e internacionais podem crescer significativamente com a disseminação de soluções digitais, programas de sustentabilidade, certificações e plataformas de conexão como a nossa. Quem produz, exporta, importa, prepara, embala, distribui e fornece flores, frutas, legumes e verduras tem na Brazil Conference & Expo o ponto de convergência ideal”, assinala Valeska de Oliveira Ciré.