24 C
Uberlândia
segunda-feira, dezembro 2, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCalor e umidade são vilões do aumento de infestações de carrapatos em...

Calor e umidade são vilões do aumento de infestações de carrapatos em bovinos

Pecuaristas devem adotar estratégias para evitar prejuízos à saúde e à produtividade do rebanho

Foto: Embrapa / Manuela Bergamin

Com o aumento das temperaturas e da umidade, características típicas dessa época do ano, cresce o risco de infestação de carrapatos em bovinos, o que representa uma preocupação adicional para os pecuaristas. Segundo o médico- veterinário Thales Vechiato, gerente de marketing para grandes animais da Pearson Saúde Animal, “essas condições climáticas são ideais para a eclosão das larvas de carrapatos, que, ao se fixarem nos animais, se alimentam do sangue, causando sérios problemas de saúde nos bovinos e prejuízos econômicos aos produtores.”

Segundo dados da Embrapa, cada fêmea de carrapato consome entre 0,5 mL e 1,0 mL de sangue durante sua vida. Quando multiplicado pelo número de parasitas, a perda total de sangue por animal pode ser significativa, o que agrava ainda mais os efeitos da infestação.

“A presença desses parasitas leva à perda de peso, lesões na pele, anemia e até a morte dos animais”, alerta Vechiato. Além disso, os carrapatos transmitem doenças graves, como a Tristeza Parasitária Bovina (TPB), que apresenta alta taxa de mortalidade, principalmente em bovinos mais jovens. O especialista também destaca que o impacto sobre a saúde do rebanho resulta em custos elevados com tratamentos e medicamentos, além da queda na produtividade de carne e leite.

O controle da infestação exige um manejo estratégico, que deve ser iniciado ainda na primavera, antes do pico da infestação e mantido ao longo do período crítico. A recomendação inclui rotação de pastagens e uso de acaricidas eficientes. “O controle deve ser contínuo, com intervalos de 21 dias, para evitar a proliferação dos carrapatos”, acrescenta o médico-veterinário.

Uma ótima opção para pecuaristas que querem controlar a infestação é Tacplus Pulverização, da Pearson Saúde Animal. Indicado para o tratamento de infestações por Rhipicephalus (Boophilus) microplus em bovinos a partir de 12 meses, o produto tem como princípio ativo amitraz, acaricida eficaz no combate a carrapatos adultos e na prevenção de ovos férteis. Com ação rápida, Tacplus Pulverização contribui para a saúde do rebanho e para a manutenção da produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Reduzir riscos no agronegócio

Apesar do agronegócio ser o combustível da economia brasileira, não dá para negar ...

Óleo mineral para proteção do ovo

O ALOGRO M 70 é um óleo mineral hidrogenado de elevada pureza indicado para várias aplicações, inclusive para a formulação e produtos que tenham contato direto ou indireto com alimentos e a pele humana.

Altas temperaturas aumentam incidência de percevejos

As altas temperaturas não apenas marcam o verão, mas também intensificam a presença dos percevejos, demandando estratégias eficientes para proteger as lavouras.

Seminário sobre crise climática tem encontro regional em Uberlândia

Evento da ALMG tem inscrições online abertas até 14/6; objetivo é buscar soluções para convivência com fenômenos climáticos extremos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!