22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 4, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioEventosCNMA 2025 terá painel dedicado a fortalecer as conexões femininas e lideranças...

CNMA 2025 terá painel dedicado a fortalecer as conexões femininas e lideranças no agro

Painel "TODAS - Conectando Mulheres", terá representantes de movimentos e instituições para discutir protagonismo, inovação e diversidade no setor

Lúcia Bortolozzo, presidente da Comissão das Mulheres da Sociedade Rural Brasileira
Arquivo pessoal

O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que este ano completa 10 anos e será nos dias 22 e 23 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo, sempre foi reconhecido por ser um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento para as mulheres do agro. Em 2025, o evento dá mais um passo importante com o painel “TODAS – Conectando Mulheres”, um ponto de encontro essencial para grupos, núcleos e movimentos femininos de diferentes segmentos do ecossistema do agronegócio.

Realizado no palco principal, o painel reunirá grandes representantes do setor para debater, inspirar e impulsionar a presença feminina no agro. Mais do que um espaço de fala, o TODAS é um movimento que nasceu dentro do CNMA e cresce a cada edição, fortalecendo a união e a representatividade feminina no campo e na cidade.

Entre as participantes estarão a presidente do Movimento Agroligadas, produtora rural e empreendedora, Geni Schenkel; a diretora-executiva do Canal Rural, Jaqueline Silva; a presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Juliana Farah; a presidente da Comissão das Mulheres da Sociedade Rural Brasileira, Lúcia Bortolozzo; a presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), Maria Antonieta Guazelli e a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia.

A iniciativa reforça a importância do networking, da troca de experiências e da construção coletiva de um futuro mais diverso e igualitário para o setor. As convidadas abordarão temas como protagonismo feminino, inovação, liderança e os caminhos para o futuro do agronegócio sob a ótica da diversidade e inclusão.

Para a presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Juliana Farah, o CNMA já se consolidou como um marco para a mulher no agronegócio. “O evento, com a sua intensa programação, cria um ambiente propício para compartilhar desafios, trocar experiências e celebrar conquistas, além de aumentar a rede de relacionamentos e negócios. Mais do que isso, promove um sentimento de pertencimento muito forte da mulher no agro, onde elas se sentem acolhidas e representadas”.

Já a presidente da Comissão das Mulheres da Sociedade Rural Brasileira, Lúcia Bortolozzo, o CNMA foi um marco na sua trajetória. Atuando na gestão da propriedade familiar e já envolvida em iniciativas de empreendedorismo feminino no Piauí, ela encontrou no Congresso a inspiração e a coragem para ampliar sua atuação, conectando-se a outras mulheres do agro. A identificação com histórias semelhantes e o ambiente de troca e aprendizado a motivaram a contribuir ativamente na representatividade feminina do setor.

Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).
Arquivo Pessoal

“Quando participei do CNMA pela primeira vez, compreendi a importância do meu papel como produtora rural e gestora, e percebi que, mesmo fora da porteira, eu podia contribuir compartilhando minha vivência e trajetória. Vi tantas mulheres com histórias parecidas com a minha — vi várias ‘Lúcias’ ali — e isso me deu coragem para seguir atuando e inspirando outras mulheres do agro.” A partir dessa experiência, passou a integrar a Comissão Estadual da FAEPI (Federação da Agricultura do Estado do Piauí) e hoje coordena o Comitê das Mulheres da SRB, fortalecendo a comunicação e o papel das mulheres no agronegócio.

“Ao longo dos anos, o CNMA tem sido palco para o surgimento e fortalecimento de diversos grupos femininos no agro, seja pela inspiração de mesas-redondas, painéis ou conexões geradas durante o evento. Para as painelistas, o Congresso tem papel fundamental nesse movimento”, destaca a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center e gerente do CNMA, Renata Camargo.

Inscrições abertas

A expectativa deste ano é receber mais de 3.000 congressistas na edição especial do CNMA 2025. As inscrições já estão abertas, com o 1° lote disponível em: https://www.mulheresdoagro.com.br/inscricao/

ARTIGOS RELACIONADOS

O campo é delas: mulheres ganham protagonismo no agronegócio

Força feminina está no campo, nos centros de pesquisa, de beneficiamento de sementes, entre outras diversas áreas do agronegócio, e ocupa posições de liderança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!