A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) anuncia a realização do III Simpósio de Biofertilizantes, que integra a programação do Conexão Abisolo 2025. O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro de 2025 no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), reunindo especialistas, pesquisadores, e profissionais do setor para promover a interação entre pesquisa acadêmica e demandas das indústrias do setor.
De acordo com Clorialdo Roberto Levrero, presidente do Conselho Deliberativo da Abisolo, o Conexão Abisolo representa um momento estratégico para o setor. “Com este evento, reafirmamos o compromisso da Abisolo em incentivar trabalhos acadêmicos, que comprovem os ganhos de eficiência dos biofertilizantes na agricultura, destacando a relevância dessa categoria de produtos para o aumento da produtividade. A publicação da Lei nº 15.070, de 23 de dezembro de 2024, marcou um avanço significativo para a produção de bioinsumos no Brasil. Os biofertilizantes e os fertilizantes de base orgânica, que também são considerados bioinsumos, nunca estiveram tão em evidência como agora. Este evento será uma oportunidade para demonstrar seus inúmeros benefícios para a fisiologia vegetal e sua contribuição para a sustentabilidade agrícola”, ressalta Levrero.
O III Simpósio de Biofertilizantes terá como foco tendências, pesquisas e inovações relacionadas a biofertilizantes. Os temas abordados incluem algas, aminoácidos, substâncias húmicas e extratos vegetais. As pessoas interessadas poderão submeter resumos entre 3 de março e 25 de julho de 2025, por meio de formulário disponível no site oficial do evento https://conexaoabisolo.abisolo.com.br .
Os trabalhos serão avaliados por um Comitê Científico, que selecionará os melhores com base na qualidade técnica, clareza, relevância e pertinência. Os trabalhos selecionados serão divulgados no próprio site do Conexão Abisolo.
Premiações: Mérito Inovação e Mérito Acadêmico
O Simpósio reconhecerá os destaques em duas categorias:
- Mérito Acadêmico: Seis trabalhos serão apresentados oralmente no evento, ressaltando contribuições relevantes para o campo acadêmico.
- Mérito de Inovação: Dois trabalhos com alto potencial de aplicação prática e impacto no mercado serão escolhidos pela indústria.
Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio de R$ 5.000,00, que será entregue ao autor principal.