21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosCongresso agroflorestal aborda produção regenerativa e mudanças climáticas

Congresso agroflorestal aborda produção regenerativa e mudanças climáticas

Reprodução

XIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSA), promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, a ser realizado dos dias 26 a 30 de agosto, terá como tema “Produção Regenerativa e Adaptação às Mudanças Climáticas”. Voltado para pesquisadores, extensionistas, professores, estudantes, técnicos, produtores e empreendedores, o Congresso será online e as inscrições já podem ser feitas no site (https://eventos.congresse.me/xiii-cbsaf).

O evento lançará luz sobre o conceito de regeneração, que segundo a pesquisadora Elizabeth Nogueira Fernandes, da Embrapa, tornou-se uma necessidade diante da crise climática provocada pelo aquecimento global. “Diferente da conservação, que se preocupa em manter nas condições atuais dos ecossistemas, a regeneração busca restaurar e revitalizar os ecossistemas degradados, reintroduzindo espécies nativas, recuperando solos, conservando as bacias hidrográficas e promovendo a biodiversidade”, explica a pesquisadora.

Além de quatro universidades federais (UFS, UFES; UFRB e UFPB) e uma estadual (UENF), o Congresso conta com a participação e de cinco unidades da Embrapa: Gado de Leite, Solos; Agrobiologia; Agroindústria de Alimentos e Meio Ambiente. Durante o evento, haverá exposição em estandes virtuais de organizações governamentais e não-governamentais relacionadas ao uso e difusão da tecnologia agroflorestal.

A conferência de abertura (Agroforestry as an option for global land use) será proferida pelo professor da Universidade da Flórida, P. K. Ramachandran Nair. Serão três dias de seminários, mesas redondas e minicursos. O último dia será reservado para visitas técnicas virtuais (exibição de cultivos agroflorestais em diversos biomas do Brasil). Todas as atividades serão gravadas e disponibilizadas no site do evento por seis meses após a realização.

Evento paralelo

Na manhã do segundo dia do Congresso (28/08) ocorrerá, de forma presencial, na Embrapa Gado de Leite, o seminário “Pecuária leiteira regenerativa: Integrando a ciência ao campo”. O seminário faz parte da programação do CBSAF e será transmitido ao vivo. Serão apresentadas cinco palestras com os seguintes temas:

– Programa nacional de cadeias produtivas agropecuárias descarbonizadas;

– Leite de baixo carbono;

– Desvendando as emissões de GEE na produção de leite: uma jornada pelas práticas sustentáveis focando em mensuração e oportunidades;

– Práticas regenerativas para pecuária de leite;

– Incrementos ambientais, de biodiversidade e socioeconômicos dos sistemas silvipastoris.

O CBSAF é o principal fórum de discussão sobre a tecnologia agroflorestal na América do Sul. Dada a área geográfica, amplitude climática, mega biodiversidade, variações agroecológicas regionais favoráveis à diversificação de cultivos e à criação animal, o Brasil apresenta condições ideais para o estabelecimento e desenvolvimento de SAFs exitosos em termos socioeconômicos e ambientais. As tecnologias agroflorestais (silviagrícola, silvipastoril e agrossilvipastoril) têm avançado muito, mas necessitam de mais pesquisa e inovação para ampliar o seu papel no desenvolvimento rural sustentável do país.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fórum de qualidade do solo e plantio direto reúne mais de 350 pessoas

Evento promovido pela Copercampos oportunizou debates e conhecimentos para melhoria do sistema agrícola regional.

Embrapa vai iniciar segundo ano do ensaio de proficiência em carbono do solo

Laboratórios de todo o país são convidados a participar, com inscrições até 15 de julho

Embrapa coleta lagartas no Oeste da Bahia

Pesquisadores foram recebidos pela equipe do Programa Fito

Chuvas no Rio Grande do Sul foram intensificadas por mudanças climáticas, confirma estudo

Análise reforça que o El Niño e outros fenômenos naturais podem ter desempenhado um papel pequeno em agravar ainda mais a chuva, mas sua contribuição foi menor do que o impacto do aquecimento do planeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!