18.5 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesEmater-MG participa de missão na França para promover o Queijo Minas Artesanal

Emater-MG participa de missão na França para promover o Queijo Minas Artesanal

Divulgação Emater

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Otávio Maia, participa da comitiva do Governo de Minas na França para divulgar a culinária, o turismo e a cultura do estado. Uma das ações da missão no país europeu é a promoção do Queijo Minas Artesanal. Nesta terça-feira (19), foi realizada uma ação  cultural na embaixada do Brasil, em Paris, com destaque para a cozinha mineira, o artesanato  e diversos tipos de queijo, entre eles o Queijo Minas Artesanal. Estiveram presentes produtores de queijo das regiões da Canastra, Serro e Cerrado.

A viagem também está servindo para uma série de visitas a queijarias e pontos de comercialização na França, referência mundial na produção de queijos artesanais. “Temos evoluído muito em relação à qualidade dos nossos queijos, mas em relação à comercialização ainda precisamos avançar na comercialização a gente ainda precisa avançar mais. Por isso, estamos fazendo, com os produtores, visitas a estabelecimentos que comercializam os diversos tipos de queijo aqui da França, inclusive queijos de outros países. Percebemos a evolução que eles têm no processo de comercialização. Estamos levando esse ensinamento”, explica Otávio Maia.

Minas Gerais também aguarda resultado do pleito feito à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para reconhecer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Histórico Imaterial da Humanidade. O objetivo é preservar conhecimentos e técnicas na produção de queijo desenvolvidas ao longo dos últimos três séculos por pequenos produtores rurais de Minas Gerais.

Divulgação Emater

As articulações do Governo de Minas em torno do projeto com a Unesco começaram em setembro de 2022, durante o 4º Festival do Queijo Artesanal Mineiro, em Belo Horizonte. Posteriormente, entre o fim de novembro e o início de dezembro, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), realizou a promoção dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal na 17ª Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Rabat, no Marrocos. Em março de 2023, o dossiê de candidatura foi entregue ao secretário da Convenção do Patrimônio Imaterial da Unesco, Tim Curtis.

Atualmente, a candidatura se encontra em fase de análise por delegados da Unesco e o resultado deve ser divulgado no final do ano. “É um trabalho que a gente já vem fazendo há um bom tempo. Já tivemos uma missão em Marrocos. Também tivemos várias etapas desse pleito, que é o reconhecimento do modo de fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Isso vai trazer ainda mais visibilidade, promoção e valorização para os nossos queijos artesanais”, afirma o presidente da Emater-MG.
A delegação de Minas na França é liderada pelo vice-governador Professor Mateus. Também  participam a presidente do Servas, Christiana Renault, o secretário de Estado de Turismo e Cultura, Leônidas Oliveira, o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, o reitor da UNI-BH, Rafael Ciccarini, o superintendente de Abastecimento Alimentar e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Gilson Sales, o diretor do Projeto Fartura, Rodrigo Ferraz e a superintendente de Marketing Turístico da Secult, Patrícia Moreira.

ARTIGOS RELACIONADOS

Inscrições para o Concurso Cachaças Mineiras 2024 se encerram nesta quarta (31)

As inscrições para o Concurso Cachaças Mineiras 2024 se encerram nesta quarta-feira, 31 de julho. Os produtores rurais interessados em participar do 1º Concurso...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!