Atenta a necessidade do agricultor, a Jacto, multinacional brasileira especializada em máquinas, soluções e serviços para o setor agrícola, confirma sua participação na FEMAGRI, um evento fundamental para o setor cafeicultor. A feira ocorrerá entre os dias 19 e 21 de março, na cidade de Guaxupé, e espera atrair cerca de 33 mil visitantes, abrangendo todos os elos da cadeia produtiva da cafeicultura.
Tecnologia e inovação que resultam na economia da produção
Sempre focada em oferecer tecnologia e inovação para o produtor rural, a Jacto desenvolveu o Jacto DJB-S, com 3 anos de garantia, é o primeiro pulverizador a bateria capaz de gerar mapas e relatório da aplicação. Com dois modos de operação, dosador e pulverizador, esse equipamento é reconhecido por sua eficiência e assertividade, trazendo redução do custo da operação na propriedade.
Em um experimento comparativo realizado no cultivo do café, foram aplicadas doses de 25 ml em 8.000 plantas por dia, utilizando o Jacto DJB-S e um pulverizador manual com dosador. Ao final do dia, foi identificado uma economia de até R$ 260,00 por operador ao utilizar o Jacto DJB-S, em comparação ao manual. A variação entre os dois equipamentos se deve à precisão e repetibilidade das doses no equipamento a bateria, que não depende da performance do operador no pulverizador manual, sujeito a variações na disposição, força para bombear e apertar o gatilho ao longo do dia de trabalho. Para o produtor de café atento aos custos da propriedade, essa conta traz uma redução considerável, tanto no desperdício do químico, quanto no melhor aproveitamento da diária paga ao operador. Além disso, é importante destacar que o investimento para compra do dosador e pulverizador Jacto DJB-S é menor do que uma saca de café, em valores recentes. Para conferir mais detalhes sobre o experimento, acesse este link e para saber tudo sobre o Jacto DJB-S, clique aqui.
Na linha de pulverizadores costais a bateria, o Jacto SB-18P se destaca como um equipamento de alta pressão com reservatório de 18 litros, bomba de alta capacidade que atinge até 150 psi e vazão de 3,8 litros por minuto, garantido ao produtor mais agilidade na jornada de trabalho. Além de apresentar fácil usabilidade, tem um potenciômetro para ajustes finos de pressão e duas baterias de lítio-íon recarregáveis. Tanto equipamento quanto as duas baterias possuem 3 anos de garantia.
Um outro destaque da linha de equipamentos portáteis para o evento é o pulverizador costal Jacto SB-20. Este modelo elimina a necessidade de bombear a alavanca, reduzindo o esforço operacional. O Jacto SB é movido por uma bateria de lítio-íon intercambiável e recarregável (modelo JB-1680P), reconhecida por sua qualidade e durabilidade, além de não apresentar efeito memória. O painel eletrônico do Jacto SB é equipado com um dispositivo de regulagem da pressão, permitindo ao operador agilidade e eficiência na pulverização de cultivos e insumos diversos. Tanto o equipamento quanto a bateria possuem 3 anos de garantia e poderá ser adquirido sem kit elétrico (bateria e carregador).
Uma bateria para várias aplicações – conheça a Bateria JB-1680P, intercambiável entre diversos equipamentos portáteis da Jacto, possui vida útil superior a 2.500 ciclos, mantendo a tensão constante durante toda a operação. É fabricada com Li-íon (Lítio-Ion) e conta com 3 anos de garantia. Além disso, essa bateria permite aos produtores, que já possuem equipamentos dos modelos Jacto PJB, DJB, SB, DJB-S ou GB-18, adquirir novos produtos sem o kit elétrico (bateria e carregador), utilizando assim a mesma bateria nos dois equipamentos. Um ótimo custo-benefício ao produtor que prefere usar equipamentos diferentes para aplicação de herbicidas e fungicida, por exemplo.
Foco em práticas sustentáveis e logística reversa
Desde 2021, a Jacto firmou uma parceria com a Green Eletron, gestora sem fins lucrativos, para operacionalizar a logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos, coletando e destinando corretamente os produtos no fim da vida útil, promovendo, assim, a economia circular.
Por isso, o estande da empresa na FEMAGRI 2025 será um ponto de coleta voluntária (PEV) para painéis eletrônicos, baterias e carregadores de equipamentos portáteis no fim da vida útil. “Uma das premissas da Jacto ao longo de sua trajetória é maximizar a sustentabilidade de seus produtos e processos, reduzindo o uso de recursos naturais e a geração de resíduos”, aponta Marcelo Sulpicio, Gerente da Qualidade e Validação da Jacto.
Durante o evento, o visitante poderá levar seu item até o estande da Jacto, onde, depois de recolhidos, os resíduos serão destinados à reciclagem por meio de empresas homologadas. O retorno desses equipamentos eletrônicos vai acontecer de forma adequada no ciclo produtivo para evitar qualquer impacto negativo ao meio ambiente.