20.1 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioSem categoriaInsegurança alimentar no Brasil cai 85% em 2023, segundo ONU

Insegurança alimentar no Brasil cai 85% em 2023, segundo ONU

Na última quarta-feira (24), foi lançado no Rio de Janeiro o relatório Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo, conhecido como “Mapa da Fome”. Realizado por agências da Organização das Nações Unidas (ONU), o documento aponta uma queda significativa na insegurança alimentar no Brasil. Entre 2020 e 2022, 70,3 milhões de brasileiros enfrentavam insegurança alimentar grave ou moderada. Esse número caiu para 39,7 milhões entre 2021 e 2023.

O Brasil, que havia saído do Mapa da Fome em 2014 e mantido essa posição até 2018, voltou a figurar no mapa entre 2019 e 2022 devido ao aumento da pobreza e da insegurança alimentar. No entanto, os dados recentes mostram uma melhora significativa, com redução de 85% na insegurança alimentar severa em 2023 comparado ao ano anterior.

Globalmente, mais de 700 milhões de pessoas enfrentam a fome. No Brasil, 39,7 milhões de pessoas ainda vivem essa realidade. Segundo o relatório, o país tem conseguido reduzir esse número nos últimos anos. O relatório Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo, elaborado por agências da ONU, destaca que, entre 2021 e 2023, 2,3 bilhões de pessoas no mundo vivenciaram insegurança alimentar moderada ou severa, representando quase um terço da população global.

GoodTruck Brasil distribui kits alimentares para combater a insegurança alimentar no Brasil
Foto: @greg.lcs

Combate à Fome

Em meio a esses desafios, iniciativas como as da Associação GoodTruck Brasil têm desempenhado um papel fundamental na luta contra a fome. Fundada em 2016, a organização atua em 6 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Juiz de Fora, Duque de Caxias e São Paulo. O objetivo da associação é resgatar alimentos que seriam desperdiçados e destiná-los a comunidades vulneráveis.

No ano de 2023, o GoodTruck Brasil resgatou 298 toneladas de alimentos, realizou 649 coletas e distribuiu mais de 36 mil kits alimentares para famílias em situação de vulnerabilidade social. Cada kit contém entre sete e oito quilos de alimentos perecíveis, contribuindo para a segurança alimentar de milhares de pessoas. A atuação do GoodTruck Brasil não se limita somente à distribuição de alimentos. A organização também promove a conscientização sobre o desperdício de alimentos, nutrição e a importância da alimentação saudável. Além disso, oferece programas de voluntariado que incentivam a empatia e a responsabilidade social dentro da causa.

“A redução da insegurança alimentar no Brasil é um avanço que nos motiva, no entanto, ainda tem muito a ser feito. Juntando esforços e colaboração, é possível construir um futuro em que todos tenham acesso a alimentos de qualidade e na quantidade suficiente, nosso sonho é que nosso trabalho nem precise existir”, finaliza Renata Gonçalves, Presidente e Diretora do GoodTruck Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

O papel das abelhas para a segurança alimentar

‏ Há uma relação fundamental entre as abelhas, o principal agente polinizador natural, e a agricultura. Um papel vital para a produção de alimentos. A polinização por animais gera quase US$ 42 bilhões para a agricultura brasileira e o destaque principal é para o trabalho das abelhas na cultura de soja

22º Congresso Brasileiro do Agronegócio acontece em agosto

O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA) aprofundará o debate sobre a governança e a inovação, em meio a quatro painéis: Cadeias Produtivas e Inovação; Inovação e Mercados; Geopolítica e Governança; e Governança e Perspectivas.

Food law – entender e aplicar

Considerando que toda a cadeia produtiva está sob o guarda-chuva do Food Law, estamos falando a respeito de um número gigantesco de regras que devem a ser observadas e muitas vezes interpretadas, incluindo tratados internacionais nos quais o Brasil é signatário.

Irrigação é a principal aliada da segurança alimentar

A importância da sustentabilidade no agronegócio com o uso correto e eficiente da água nas lavouras é essencial para garantir a qualidade nutricional da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!