24.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 18, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioEventosInstituições de ensino e de pesquisa destacam inovações na Tecnoshow 2025

Instituições de ensino e de pesquisa destacam inovações na Tecnoshow 2025

Plots Agrícoilas do CTC
Tecnoshow COMIGO

A Tecnoshow COMIGO é um dos principais eventos do agronegócio no Brasil, reunindo tecnologia, inovação e conhecimento para impulsionar o setor. Em 2025, a feira será de 7 a 11 de abril, no Centro Tecnológico da COMIGO (CTC), e mais uma vez contará com a participação do Instituto Federal Goiano e da Universidade de Rio Verde. As instituições apresentarão avanços tecnológicos e educacionais, reforçando o papel do evento como uma vitrine para pesquisas e novas práticas desenvolvidas tanto por elas quanto pelo próprio CTC. 

Além de pesquisas nas áreas de fitopatologia, entomologia, fertilidade do solo, nutrição de plantas, forragicultura e nutrição animal, o destaque do CTC este ano será o lançamento da ferramenta Dris COMIGO, uma plataforma que foi desenvolvida pela pesquisadora Amanda Magalhães Bueno, indicada para adubação foliar na cultura da soja. “Muitas empresas têm o seu próprio Dris. O grande diferencial é que ele foi personalizado para a COMIGO, para atender ao nosso produtor, em função das nossas altitudes, nossos cultivares de soja, das características da nossa região. Durante a Tecnoshow, faremos a demonstração do seu funcionamento”, destaca o coordenador de Palestras da Tecnoshow, Eduardo Hara.  

Na parte de pecuária, o destaque será uma pesquisa sobre o uso de bactérias promotoras de crescimento em pastagens, que ajudam no desenvolvimento da planta forrageira, um trabalho do pesquisador Hemython Luis Bandeira do Nascimento em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Também temos trabalhos sobre o controle de plantas daninhas e doenças nas culturas de soja e milho”, comenta o coordenador. 

IF Goiano 

“Participar da Tecnoshow é uma oportunidade de apresentarmos à população o potencial de formação do IF Goiano, que tem 13 unidades espalhadas pelo Estado. São instituições de ensino, pesquisa, pós-graduação e inovação que estão em municípios do interior goiano formando pessoas para a vida e para o trabalho. O IF Goiano é avaliado pelo Ministério da Educação com conceito institucional 5 e considerado como segundo melhor instituto federal do país”, detalha a professora e diretora de Extensão do IF, Haiahani Passos.  

Nesta edição, no estande do IF Goiano, os visitantes conhecerão pesquisas e produtos tecnológicos relacionados ao agro que são desenvolvidos pelo Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), iniciativa realizada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a Prefeitura de Rio Verde.  

Inovação e conhecimento 

Consolidada como uma das melhores instituições de ensino superior do país, a UniRV estará presente na Tecnoshow com as faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária, além dos mestrados em Produção Vegetal e em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento com novidades em pesquisas e soluções tecnológicas durante os dias de feira. O local terá várias atrações para receber visitantes e funcionará como a “sala de aula” principal para muitos acadêmicos dos cursos de Agrárias.  

Quem visitar o estande da UniRV conhecerá de perto como é feito o tratamento de sementes (TS), demonstrado em um plot agrícola, para que o produtor entenda a importância do tratamento destinado a proteger as sementes e as plantas contra pragas, doenças e outros fatores que possam afetar o desenvolvimento. Além disso, o estande apresenta várias dinâmicas, como o teste de tetrazólio que será realizado durante as visitações, que avalia a viabilidade de sementes, sendo uma ferramenta rápida e confiável, e que pode ser usado em diversas espécies de plantas. 

Outra atração Tecnoshow será a visualização de microrganismos benéficos para o cultivo de soja nos microscópios em exposição, e a apresentação de um “laboratório de Entomologia” demostrando insetos, com suas características e a relação com as culturas.  

O estande também terá palestras com resultados de pesquisas desenvolvidas nos mestrados, com temas como a importância e estratégias para o manejo de milho tiguera no sistema de sucessão soja-milho; a relação entre nutrição e sanidade vegetal; o impacto dos nanofertilizantes no cultivo de soja e milho, além da apresentação da estruvita, produzida a partir do digestato, pode ser uma alternativa sustentável de fósforo e nitrogênio para a agricultura.  

“A Universidade de Rio Verde mais uma vez marca presença na Tecnoshow Comigo, reafirmando nosso compromisso com a pesquisa, inovação e desenvolvimento do agronegócio. Nosso estande é um verdadeiro laboratório a céu aberto, onde conhecimento e tecnologia se encontram para transformar o setor. Durante os dias de feira, serão compartilhados estudos e soluções que impactam diretamente a produção agrícola e pecuária”, detalha o reitor Alberto Barella Netto.  

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!