Reforçando a presença das frutas francesas no mercado brasileiro, a Interfel conclui neste mês a temporada 2024-2025 da campanha “Europa, nunca é Green demais”, “Maçãs da França, boas para a terra, boas para você”. Uma iniciativa em conjunto com a União Europeia, a campanha promoveu a importação e o consumo de maçãs francesas no país. De outubro a fevereiro, foram 6.700 toneladas importadas de diferentes variedades, incluindo entre as mais populares as maçãs Gala, Granny Smith, Pink Lady, Fuji, oferecendo produtos de qualidade excepcional aos brasileiros e contribuindo significativamente para o bem-estar e saúde da população.
“As relações econômicas entre a União Europeia, em especial a França, e o Brasil são extensas e a Interfel se orgulha de contribuir positivamente para o estreitamento desses laços. Complementando a produção nacional de frutas e suprindo o país no período entressafra, ampliamos os vínculos das regiões europeias e da América Latina de forma significativa, com uma produção sustentável e alimentação saudável para ambos”, disse Daniel Soares, diretor internacional de Interfel e responsável pela gestão de exportação da entidade há mais de 20 anos.
Para marcar o encerramento, a Interfel, em parceria com a União Europeia, realizou no dia 26 de março um encontro exclusivo para convidados dos setores de gastronomia, nutrição e agronegócio durante a Fruit Attraction, principal feira internacional para o mercado de frutas e hortaliças no hemisfério sul. O evento contou com presenças ilustres, incluindo o diretor Daniel Soares, e o chef embaixador oficial de Interfel, Charles Soussin, tendo recebido a medalha da Ordem do Mérito Agrícola, uma das mais prestigiadas condecorações em toda a França.
“Pelo segundo ano consecutivo, realizamos esse encontro especial, durante a Fruit Attraction, entre representantes da comunidade gastronômica e agrícola do Brasil com importadores e exportadores europeus. Acreditamos que momentos como esse são catalizadores para nossas colaborações futuras, e ter nomes ilustres como os chefs Charles Soussin e Thiago Ribeiro, entre outros, mostra a força e interesse mútuo dos mercados francês e brasileiro em promover esse rico intercâmbio”, completou Daniel Soares durante o evento.
Estiveram presentes seis das principais entidades exportadoras e importadoras da União Europeia: Blue Whale, Distrimex, Innatis, Harmonie, Primland, e Siim.
Durante o evento, os convidados tiveram uma experiência sensorial única, unindo sabor, criatividade e a qualidade das frutas francesas. O encontro contou com um menu especial de drinks e aperitivos preparados especialmente com as frutas francesas da campanha, trazendo combinações inovadoras e surpreendentes. Além disso, um show de flair bartending garantiu um espetáculo à parte, transformando a coquetelaria em entretenimento e destacando o uso das frutas francesas em bebidas sofisticadas e refrescantes
A presença das frutas francesas no Brasil tem se consolidado ao longo dos anos, oferecendo ao mercado um produto de alta qualidade, cultivado com práticas sustentáveis e alinhado às tendências de alimentação saudável. Com a campanha e o evento, a Interfel buscou inspirar criadores de conteúdo e profissionais da gastronomia, incentivando novas formas de integrar as frutas francesas no dia a dia dos brasileiros.
“Estamos ansiosos agora para a nova temporada ao final de 2025, trabalhando para aproximarmos ainda mais os dois países com um produto delicioso e cujo plantio favorece a todo o planeta”, finalizou Daniel Soares.