28.6 C
Uberlândia
sábado, setembro 7, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesLa Niña deve provocar períodos de estiagem no Sul do país e...

La Niña deve provocar períodos de estiagem no Sul do país e impactar na produção de soja

Especialista recomenda escalonamento da época de semeadura e de grupos de maturação relativa como alternativas para minimizar perdas de produtividade

Foto: Pixabay

Os agricultores da região Sul do Brasil podem enfrentar desafios adicionais na safra agrícola 24/25 devido às variações do clima. Após intensas precipitações e alagamentos, provocados principalmente pelo fenômeno climático El Niño, os prognósticos climáticos indicam a chegada de La Niña, que representa a baixa e irregular distribuição das chuvas durante a estação de cultivo da soja no Sul do Brasil.

Para Fernando Arnuti, Consultor de Desenvolvimento de Produto da TMG – Tropical Melhoramento & Genética – os agricultores precisarão se atentar a dois pontos fundamentais, que são a escolha da cultivar de soja mais apropriada e o escalonamento da época de semeadura como estratégias para minimizar o risco de perda de produtividade.

O primeiro critério a ser considerado na escolha de uma cultivar de soja é o grupo de maturação relativa (GMR), que representa a duração em dias do ciclo de desenvolvimento da soja. No Sul do Brasil, consultores e agricultores podem escolher conforme as peculiaridades de cada região as cultivares de soja com GMR entre 4,9 e 6,7. De modo geral, quanto maior for o GMR, maior será a duração do ciclo de desenvolvimento da cultivar.

O consultor comenta que “cultivares com maior GMR (exemplo TMG 7362 IPRO e TMG 2165 IPRO) são as mais apropriadas para anos de La Niña, pois apresentam maior duração na fase de desenvolvimento vegetativa, o que possibilita reduzir o risco de ocorrência de déficit hídrico durante o enchimento de grãos”.

O segundo critério a ser considerado pelo agricultor é o escalonamento da época de semeadura, que visa modificar o ambiente de desenvolvimento da soja durante a estação de cultivo. De acordo com Arnuti, “ao escalonar a época de semeadura o agricultor reduz a probabilidade de condições climáticas adversas nas duas principais fases de desenvolvimento da soja que são a germinação/emergência e floração/enchimento de grãos”. Essas orientações não geram custos adicionais ao agricultor e auxiliam no planejamento e na tomada de decisão.

Escolha de cultivares deve estar aliada ao histórico da área

Arnuti pontua que a agricultura é uma atividade dinâmica, em que cada lavoura possui características químicas, físicas e biológicas únicas. Nesse cenário, a escolha da cultivar de soja baseada no relato de outros agricultores nem sempre é uma estratégia lucrativa. “É recomendado escolher cultivares de soja que estejam de acordo com o histórico da área/talhão (exemplo o tipo do solo, o nível da fertilidade do solo, a ocorrência de pragas/doenças e a média de produtividade) e, assim, escolher a melhor estratégia para maximizar o seu potencial produtivo”, comenta. O especialista diz ainda que o auxílio do engenheiro agrônomo é fundamental no planejamento da lavoura.

ARTIGOS RELACIONADOS

Soja e milho: velocidade ideal da máquina no plantio

A velocidade, ideal tanto para soja quanto para milho, é de 3,0 a 5,0 km/h, pois terá um menor revolvimento do solo, sementes bem distribuídas (espaçamento entre plantas aceitável, minimizando as falhas e dupla na semeadura) e índice de emergência uniforme.

Maior produtividade do milho e soja

O espaçamento ideal e/ou a densidade populacional de plantas é de extrema importância ...

Buva na soja: matocompetição reduz a produtividade

Com a presença de apenas uma planta da buva por metro quadrado, a soja deixou de produzir 14%, ou 9,4 sacas por hectare.

Campeões de produtividade de soja dão dicas para altas produtividades

A produção brasileira de soja deve alcançar recorde de 133,5 milhões de toneladas na safra 2020/21 e crescer 4,4% em produtidade de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!