24.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 18, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesLançamento do Plano ABC+ na Bahia Farm Show consolida economia de baixo...

Lançamento do Plano ABC+ na Bahia Farm Show consolida economia de baixo carbono

Divulgação

O lançamento do Plano Estadual de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas na Agricultura para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono da Bahia (Plano ABC+) marcou a programação do primeiro dia da Bahia Farm Show 2024 e a visita do governador Jerônimo Rodrigues à maior feira agrícola e de negócios do Norte e Nordeste do Brasil.

A iniciativa foi desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), em parceria com a Aiba, mantenedora do Projeto de Emissão de Carbono nos diferentes sistemas de manejo de grãos e fibra no oeste da Bahia. O projeto avalia as modificações na emissão e captura de CO2 nos solos do Cerrado das microrregiões produtoras e conta com o apoio fundamental dos produtores rurais da região.

“Estamos aqui para falar do ABC+ e de sustentabilidade, superamos a meta estabelecida de emissão de carbono. No oeste da Bahia sabemos que a pouco mais de 40 anos essas terras, bastante arenosas, eram consideradas impróprias para a agricultura, principalmente com a técnica do sistema do plantio direto pudemos aí fixar carbono no solo, disse Luiz Antônio Pradella, coordenador da Bahia Farm Show e vice-presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto – FEBRAPDP, na Bahia.

O ABC+ é a segunda etapa do plano que vigora de 2021 a 2030, tendo a cada dois anos, as metas e tecnologias revistas. “O esforço que o movimento do agro baiano faz em relação ao meio ambiente é muito intenso. Fazer um evento como esse e demonstrar, com coragem, temas por exemplo, de agricultura de baixo carbono, as tecnologias trazidas aqui, a preocupação de todos os expositores e da indústria, demonstra amadurecimento nessa caminhada. E,  se precisamos ajustar, temos um mutirão de esforços da Aiba, da Abapa, dos produtores, de tecnologias para dar continuidade e garantir resultados”, pontuou o governador Jerônimo Rodrigues.

Estiveram presentes produtores rurais, representantes do agronegócio e políticos da esfera municipal, estadual e federal. Na ocasião, o coordenador da Bahia Farm Show Luiz Pradella convidou o governador para participar do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de julho, em Luís Eduardo Magalhães (BA).

ARTIGOS RELACIONADOS

O futuro da agricultura

Nos últimos anos, a exigência, por parte de toda a sociedade, por uma produção agrícola ...

Erva-mate na agenda global de discussões sobre o clima

A Embrapa Florestas e a Fundação Solidaridad estão desenvolvendo o projeto “Análise de sensibilidade ...

Tecnologia que leva eficiência na gestão das propriedades rurais é destaque durante Bahia Farm Show 2017

A busca por novas tecnologias para impulsionar o desenvolvimento das atividades no campo tem incentivado empresas de diversos segmentos a investir em inovação para...

Mercado voluntário de carbono deve valer de US$ 10 bilhões a US$ 40 bilhões até 2030

De acordo com estudo da consultoria, potencial de remoção de CO2 da atmosfera e armazenamento no solo é de 5 gigatoneladas por ano até 2050

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!