Antonio Felippe Fagherazzi
Gerente da EMCO CAL Brasil
Martín Donoso
Engenheiro agrônomo EMCO CAL
Por meio dos novos hábitos alimentares voltados a uma alimentação equilibrada e saudável, o consumo de frutas se tornou um aliado indispensável. E, não sendo diferente, a framboesa pode ser uma grande aliada para nossa saúde, uma vez que essa fruta é uma excelente fonte de antioxidantes, pode auxiliar a reduzir os níveis de colesterol, é rica em vitaminas, fibras e nutrientes essenciais para o nosso organismo.
Além disso, estudos indicam seus benefícios para a melhoria da memória e das funções cognitivas celebrais. Por causa dos benefícios para a saúde, muitos produtores brasileiros buscam expandir seus cultivos de framboesa para atender as demandas, mas acabam esbarando na limitada oferta de cultivares disponíveis.
É dessa demanda que a Ekland Marketing Company of California, Inc EMCO CAL), passa a disponibilizar suas novas cultivares de framboesa para os produtores brasileiros, entre as quais destacamos três importantes:
Kokanee
Cultivar desenvolvida pelo programa de melhoramento genético do United States Department of Agriculture (USDA) em colaboração com a Oregon State University. Destaca-se pela rusticidade de planta, qualidade de fruta e elevada produtividade (produção média de 2,3 kg por planta).
Por ser remontante, ‘Kokanee’ não requer acúmulo de frio para satisfazer o período de dormência, desse modo, seu cultivo pode ocorrer também em regiões de climas tropicais e subtropicais.
Possui elevada precocidade, podendo dar as primeiras frutas entre os 4,0 – 5,0 meses após o plantio, e sua colheita poder iniciar entre 10 e 15 dias antes que ‘Heritage’.
A fruta se destaca pela excelente doçura e sabor, de tamanho médio a grande, extremamente firme e com excelente período de pós-colheita.
Possui coloração vermelha brilhante e atrativa. Em função de as frutas se desprenderem facilmente do receptáculo, não se desgranarem e serem extremamente firmes, é possível realizar colheita mecânica.
Finnberry
É a mais recente cultivar de framboesa, com zero requerimento em frio, desenvolvida pelo programa de melhoramento genético do USDA em colaboração com a Oregon State University.
Uma das suas características mais notáveis é a maior robustez da planta, quando comparada com a cultivar Kokanee.
Possui hábito de frutificação remontante, maior tolerância às doenças e sua colheita ocorre duas semanas após que ‘Kokanee’, e na mesma janela que ‘Heritage’. Assim, pode se encaixar em uma janela de produção diferente dos padrões recentes das cultivares remontantes, permitindo uma temporada de colheita mais longa, dando aos produtores mais flexibilidade no gerenciamento de suas colheitas e estendendo a disponibilidade de framboesas frescas no mercado.
Os rendimentos produtivos são superiores às cultivares ‘Vintage’, ‘Heritage’ e ‘Polka’. Suas frutas são brilhantes, fáceis de colher, com uma excelente firmeza e período de pós-colheita. Possui um sabor único e aromático, com um bom equilíbrio entre acidez e doçura. Apresenta excelente tamanho e, devido à sua capacidade de ser colhida em estágios iniciais de maturação (ponto rosado), já com bom sabor, e por continuar a acumular cor durante o armazenamento, pode oferecer algum benefício adicional para o envio das frutas frescas para mercados de longas distâncias.
‘Finnberry’ também foi reconhecida e selecionada por sua capacidade de produzir frutas sem defeitos. Mostra maior resistência a pragas e doenças tradicionais do cultivo, tornando- se uma escolha atraente para agricultores que querem reduzir a utilização de produtos químicos.
Cascade Premier
Desenvolvida pelo programa de melhoramento genético da Washington State University, é uma cultivar de framboesa não remontante que permite elevadas produtividades e colheita mecânica.
Suas frutas de elevada qualidade atendem as demandas do mercado fresco e de congelados IQF. Tem produção precoce e concentrada durante o mês de dezembro.
A planta é rústica e se caracteriza pela elevada capacidade produtiva e tolerância às doenças radiculares. Em função do elevado requerimento em horas de frio (cerca de 600 horas de frio abaixo de 7,2 °C), seu cultivo poderá ficar limitado às condições climáticas temperadas. Em função de suas características de qualidade de fruta e de colheita (manual e mecânica), permite atender as demandas do mercado fresco e de congelados IQF (para industrialização e/ou processamento).
As frutas são extremamente grandes (em formato cônico e longo), doces, saborosas, com elevada firmeza e não possuem problemas de desgrana. Em função da facilidade em se desprender do receptáculo, é possível obter maiores rendimentos de colheita.
Para saber mais sobre nossas cultivares de berries, entre em contato conosco pelo e-mail variety@emcocal. com, ou pelo nosso site www.emcocal.com