20.1 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesNovo inseticida tem desempenho eficaz sobre ‘ninfas’ e potencializa controle da cigarrinha-do-milho

Novo inseticida tem desempenho eficaz sobre ‘ninfas’ e potencializa controle da cigarrinha-do-milho

Estudos concluíram que o ativo buprofezina eleva índice de controle da praga e transfere rendimento de 100 sacas a 124 sacas por hectare, afirma companhia

Cigarrinha-do-milho / Foto: SNB

Profissional da área técnica da gaúcha CCGL, sistema cooperativo formado por 30 associadas, o entomologista e pesquisador Glauber Renato Stürmer liderou estudos centrados na aplicação do novo inseticida Fiera®, da Sipcam Nichino, no controle da cigarrinha-do-milho (Daubulus maidis). Considerada o principal problema fitossanitário do cereal, a ‘cigarrinha’ é capaz de ‘derrubar’ plantas em decorrência do ‘enfezamento’, uma das doenças transmitidas pela praga à cultura e objeto dos ensaios.

De acordo com a Sipcam Nichino, as análises envolveram a participação da companhia e ocorreram em lavouras do Rio Grande do Sul, ao longo da safra 2023-24. Foram avaliadas diferentes estratégias de manejo da praga, todas ancoradas no inseticida Fiera®, segundo destaca o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado da companhia.

Conforme Freitas, a ação de Fiera® reduziu, em escala relevante, a população da praga. Na média dos resultados mais expressivos, a produtividade obtida se situou entre 6,318 mil quilos por hectare a 7,445 mil kg/ha. “A pesquisa entregou rendimentos entre 100 sacas e 124 sacas por hectare, altamente significativos, em face da proporção de riscos às lavouras decorrente da gravidade do ataque da cigarrinha, transmissora do enfezamento e de viroses.”

Para Freitas, Fiera® conta com característica única: o controle eficaz da fase ‘ninfa’ da cigarrinha – potencialmente mais danosa ante o enfezamento -, além de agir na fertilidade e fecundidade de fêmeas da praga, que em contato com o produto depositam menos ovos, a maioria destes infértil. O manejo da ninfa, até há pouco não era prioridade. “Tratamentos visavam somente a insetos já na forma adulta, sem focar na quebra do ciclo da praga de forma ampla.”

“Ninfas adquirem e portam fitopatógenos transmissores do enfezamento. Por isso, monitorar a lavoura se impõe como medida estratégica nos dias de hoje”, prossegue Freitas. A cigarrinha, ele diz, detém alta capacidade de ‘oviposição’, da ordem de 300 ovos por indivíduo, em média, podendo chegar até a 600.

O novo Fiera®, segundo o agrônomo, tem por ingrediente ativo a buprofezina 250 (SC) e foi testado e validado nas principais instituições de pesquisa do Brasil. “Apresenta ação de contato, vapor e afeta todos os estágios do ciclo de vida da cigarrinha-do-milho, assim como desencadeia um processo de supressão de populações futuras”, além de ser altamente seletivo aos inimigos naturais”, adianta Freitas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Inseticida eficaz e inovador tem adesão crescente do tomate

Inseticida avança entre práticas do produtor para controlar com eficácia à traça-do-tomateiro e à boca-grande-dos-frutos, assinala companhia

Produtor pode usar inseticida inibidor da respiração celular

Ferramenta da multinacional Ascenza, Diador, pode ser utilizada para o combate a essas pragas na batata, algodão, berinjela, café, feijão, pepino, plantas ornamentais, rosa, soja e tomate.

A essencialidade do tratamento das sementes

É difícil pensarmos em implantar uma lavoura sem tratamento de sementes com fungicidas, inseticidas e inoculantes.

Corteva Agriscience lança inseticida Expedition®

A Corteva Agriscience vai apresentar aos estados de São Paulo e Minas Gerais o inseticida Expedition®, que atua no controle do complexo de percevejos nas culturas de soja e milho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!