28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPrincipais variedades de sementes de soja de alta qualidade estão garantidas aos...

Principais variedades de sementes de soja de alta qualidade estão garantidas aos agricultores nesta safra

Divulgação

O período do vazio sanitário da soja está chegando ao fim em Mato Grosso, estado brasileiro que mais cultiva a commodity. De acordo com a data estabelecida pelo Ministério da Agricultura, o período proibitivo de cultivo de lavouras de soja termina no dia 6 de setembro e, em seguida, começa o calendário de plantio. De 7 de setembro até 7 de janeiro de 2025, os agricultores mato-grossenses estão autorizados a fazer a semeadura da soja, principal cultura agrícola do país.

A safra que chega traz grandes expectativas, já que 2024 foi marcado por desafios climáticos e incertezas de mercado para a maioria dos produtores. Durante o andamento da última safra (23/24), muitos agricultores enfrentaram perdas de produção de grãos, decorrentes do efeito climático El Niño. O tempo comprometeu os resultados da safra em vários estados brasileiros, com quebra de 21% nos resultados esperados para as lavouras de soja em Mato Grosso, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). Essa redução significativa no volume de produção de grãos acendeu um alerta para o cenário de produção de sementes e para a capacidade dos produtores em adquirir as sementes desejadas. Afinal, os campos de sementes também ficaram sujeitos aos problemas relacionados à estiagem severa.

Mesmo com algumas intercorrências, a Agro-Sol Sementes, empresa com sede em Campo Verde (MT) há mais de 20 anos, chega ao começo da safra 24/25 com a garantia de uma entrega de qualidade das cultivares já comercializadas, aos clientes. Contrariando o cenário e estimativas negativas do mercado de sementes, a Agro-Sol manteve um desempenho sólido com o registro de perdas de apenas 5% da produção de sementes em seus campos, neste ano. A redução foi consequência da falta de chuvas em alguns campos de sementes. O percentual baixo reforça a expertise da empresa em ofertar aos agricultores cultivares de qualidade e com diferentes ciclos vegetativos. Tais resultados são possíveis, devido às melhorias e esforços contínuos, tecnologias inovadoras e ao comprometimento da equipe. Assim, a companhia consegue preservar sua credibilidade, bem como a qualidade do produto e o volume de produção, garantindo a entrega das variedades nas fazendas, conforme esperado.

Outro ponto que resulta no sucesso da Agro-Sol é a localização de suas áreas de produção. Atualmente, 45% dos campos estão no município de Campo Verde (MT), em uma região que tem condições de pluviosidade e temperatura muito adequadas para a produção de sementes com altos índices de vigor e germinação. O restante da produção Agro-Sol vem de áreas localizadas na Bahia e em Goiás, também, de regiões que foram pouco afetadas pelo El Niño. Por fim, é importante destacar o cuidado com o produto. Desde o momento em que são colhidas, as sementes ficam armazenadas em ambiente adequado, com baixa temperatura e umidade controlada, e ainda, passam por monitoramentos constantes, desde testes laboratoriais até campos experimentais. Processos que trazem tranquilidade para quem adquire as sementes da Agro-Sol.

Conforme a empresa, os produtores mato-grossenses buscam cultivares que tragam estabilidade de produção com um ciclo que se ajuste a uma boa janela de plantio e permita o cultivo da segunda safra, com tranquilidade. Nesse contexto, estão entre os materiais mais procurados pelos agricultores, por ordem de grupos de maturação, as seguintes cultivares: Guepardo; Foco; Stine 78ka42; Olimpo; Sparta; Ataque e Domínio. E, devido ao baixo percentual de perdas vivenciado pela empresa, algumas variedades ainda estão disponíveis para aquisição no portfólio da Agro-Sol, ainda para a atual safra, que será iniciada em 7 de setembro.

De acordo com o superintendente comercial da Agro-Sol, Victor Chiarelli, a empresa possui um portfólio bem amplo, pensado para entender e entregar o que o produtor rural realmente precisa, com soluções que vão além do campo, ou seja, que correspondem ao contexto em que cada agricultor está inserido.

“Dificilmente a preocupação do produtor é a de não encontrar sementes disponíveis no mercado, mas sim encontrar as variedades com maior demanda e com uma qualidade superior ao normal. Através de um rigoroso processo de seleção e tratamento de sementes, a Agro-Sol garante uma maior qualidade e adaptação das variedades às diversas regiões produtoras do cerrado brasileiro”, confirmou Chiarelli.

Variedades garantidas

Produtores que buscam o portfólio da Agro-Sol Sementes para aquisição de materiais têm conseguido resultados com produtividades acima da média nacional. Primeira do mercado a acreditar no TSI (Tratamento de Sementes Industrial), a Agro-Sol possui opções de cultivares de soja com a capacidade de se adaptarem em cada região e tipo de realidade local.

A “Semente Pronta” da Agro-Sol oferece segurança, conforto, agilidade e comodidade para o produtor, que apenas abre o bag e inicia o plantio. O produtor rural multiplica seus resultados através de uma semente de qualidade, com alta germinação e vigor, devido aos constantes investimentos em tecnologia, inovação, laboratório, certificação, qualificação, logística e armazenamento que a Agro-Sol proporciona, além do suporte que o time Técnico e Comercial disponibiliza para o produtor rural.

Destaque no mercado das sementes, a companhia dispõe de dois centros de distribuição que são estrategicamente localizados a curtas distâncias do produtor: o Seed-Place 163, às margens da BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Sorriso; e o Seed-Place 070, localizado juntamente com a unidade de beneficiamento de sementes, na matriz da empresa, em Campo Verde.

ARTIGOS RELACIONADOS

Abelhas impactam a produtividade da soja

Engenheiro Agrônomo Décio Gazzoni, membro fundador do CESB e pesquisador da Embrapa, comenta esse cenário

Aprosoja/MS dialoga com bolsa de Chicago e do Brasil

Com expectativa de lançar ainda em 2020 uma metodologia de precificação da soja brasileira em contratos futuros, com balizadores nacionais, o CME Group (Bolsa de Chicago) e a B3 (Antiga BM&FBovespa), abriram o diálogo para entidades representantes dos agricultores nesta quarta-feira (29)

Solução portátil analisa em poucos minutos os teores de proteína e óleo

A safra de grãos deverá atingir 262,13 milhões de toneladas na temporada 2020/2021 ...

Qual a importância do uso de fungicidas

Nas últimas décadas, a cultura da soja ganhou muito espaço no agronegócio, ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!