O período do vazio sanitário da soja está chegando ao fim em Mato Grosso, estado brasileiro que mais cultiva a commodity. De acordo com a data estabelecida pelo Ministério da Agricultura, o período proibitivo de cultivo de lavouras de soja termina no dia 6 de setembro e, em seguida, começa o calendário de plantio. De 7 de setembro até 7 de janeiro de 2025, os agricultores mato-grossenses estão autorizados a fazer a semeadura da soja, principal cultura agrícola do país.
A safra que chega traz grandes expectativas, já que 2024 foi marcado por desafios climáticos e incertezas de mercado para a maioria dos produtores. Durante o andamento da última safra (23/24), muitos agricultores enfrentaram perdas de produção de grãos, decorrentes do efeito climático El Niño. O tempo comprometeu os resultados da safra em vários estados brasileiros, com quebra de 21% nos resultados esperados para as lavouras de soja em Mato Grosso, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). Essa redução significativa no volume de produção de grãos acendeu um alerta para o cenário de produção de sementes e para a capacidade dos produtores em adquirir as sementes desejadas. Afinal, os campos de sementes também ficaram sujeitos aos problemas relacionados à estiagem severa.
Mesmo com algumas intercorrências, a Agro-Sol Sementes, empresa com sede em Campo Verde (MT) há mais de 20 anos, chega ao começo da safra 24/25 com a garantia de uma entrega de qualidade das cultivares já comercializadas, aos clientes. Contrariando o cenário e estimativas negativas do mercado de sementes, a Agro-Sol manteve um desempenho sólido com o registro de perdas de apenas 5% da produção de sementes em seus campos, neste ano. A redução foi consequência da falta de chuvas em alguns campos de sementes. O percentual baixo reforça a expertise da empresa em ofertar aos agricultores cultivares de qualidade e com diferentes ciclos vegetativos. Tais resultados são possíveis, devido às melhorias e esforços contínuos, tecnologias inovadoras e ao comprometimento da equipe. Assim, a companhia consegue preservar sua credibilidade, bem como a qualidade do produto e o volume de produção, garantindo a entrega das variedades nas fazendas, conforme esperado.
Outro ponto que resulta no sucesso da Agro-Sol é a localização de suas áreas de produção. Atualmente, 45% dos campos estão no município de Campo Verde (MT), em uma região que tem condições de pluviosidade e temperatura muito adequadas para a produção de sementes com altos índices de vigor e germinação. O restante da produção Agro-Sol vem de áreas localizadas na Bahia e em Goiás, também, de regiões que foram pouco afetadas pelo El Niño. Por fim, é importante destacar o cuidado com o produto. Desde o momento em que são colhidas, as sementes ficam armazenadas em ambiente adequado, com baixa temperatura e umidade controlada, e ainda, passam por monitoramentos constantes, desde testes laboratoriais até campos experimentais. Processos que trazem tranquilidade para quem adquire as sementes da Agro-Sol.
Conforme a empresa, os produtores mato-grossenses buscam cultivares que tragam estabilidade de produção com um ciclo que se ajuste a uma boa janela de plantio e permita o cultivo da segunda safra, com tranquilidade. Nesse contexto, estão entre os materiais mais procurados pelos agricultores, por ordem de grupos de maturação, as seguintes cultivares: Guepardo; Foco; Stine 78ka42; Olimpo; Sparta; Ataque e Domínio. E, devido ao baixo percentual de perdas vivenciado pela empresa, algumas variedades ainda estão disponíveis para aquisição no portfólio da Agro-Sol, ainda para a atual safra, que será iniciada em 7 de setembro.
De acordo com o superintendente comercial da Agro-Sol, Victor Chiarelli, a empresa possui um portfólio bem amplo, pensado para entender e entregar o que o produtor rural realmente precisa, com soluções que vão além do campo, ou seja, que correspondem ao contexto em que cada agricultor está inserido.
“Dificilmente a preocupação do produtor é a de não encontrar sementes disponíveis no mercado, mas sim encontrar as variedades com maior demanda e com uma qualidade superior ao normal. Através de um rigoroso processo de seleção e tratamento de sementes, a Agro-Sol garante uma maior qualidade e adaptação das variedades às diversas regiões produtoras do cerrado brasileiro”, confirmou Chiarelli.
Variedades garantidas
Produtores que buscam o portfólio da Agro-Sol Sementes para aquisição de materiais têm conseguido resultados com produtividades acima da média nacional. Primeira do mercado a acreditar no TSI (Tratamento de Sementes Industrial), a Agro-Sol possui opções de cultivares de soja com a capacidade de se adaptarem em cada região e tipo de realidade local.
A “Semente Pronta” da Agro-Sol oferece segurança, conforto, agilidade e comodidade para o produtor, que apenas abre o bag e inicia o plantio. O produtor rural multiplica seus resultados através de uma semente de qualidade, com alta germinação e vigor, devido aos constantes investimentos em tecnologia, inovação, laboratório, certificação, qualificação, logística e armazenamento que a Agro-Sol proporciona, além do suporte que o time Técnico e Comercial disponibiliza para o produtor rural.
Destaque no mercado das sementes, a companhia dispõe de dois centros de distribuição que são estrategicamente localizados a curtas distâncias do produtor: o Seed-Place 163, às margens da BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Sorriso; e o Seed-Place 070, localizado juntamente com a unidade de beneficiamento de sementes, na matriz da empresa, em Campo Verde.