24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 24, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasSafra paulista de grãos deve crescer 5,53%

Safra paulista de grãos deve crescer 5,53%

Divulgação

A safra paulista de grãos 2022/2023 tem alta estimada em 5,53% no volume produzido, com 10,3 milhões de toneladas, segundo relatório de outubro do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), com base em levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

A projeção é de um crescimento de 2,5% na área plantada, sendo 2,54 milhões de hectares e ganho de 3% em produtividade. Para o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do Brasil, “a alta se deve também às técnicas aprimoradas no manejo das culturas, controle de pragas e doenças e o uso de fertilizantes, tanto no solo (macronutrientes) quanto na folha (micronutrientes), necessários à produtividade das plantas”.

O destaque da safra paulista é o milho safrinha, com expectativa de crescimento na produção em 18,6%. O número se deve ao aumento da área plantada chegando em 582,7 mil hectares e da produtividade em 9,5%. Já na soja, a alta é de 6% em relação ao ciclo anterior, com aumento de 3% na área plantada e ganho de 2,9% da produtividade.

Com a alta da produção, a expectativa é de crescimento do nível de exportações. “Nos últimos anos, o agronegócio brasileiro tem se destacado e vem disputando o mercado internacional em igualdade com outros grandes players, como Estados Unidos, China e Índia. Se mantivermos o ritmo de investimentos, aprimorando técnicas agrícolas com desenvolvimento tecnológico, novos recordes serão batidos constantemente. Isso consolida a posição de destaque do Brasil no mercado global de produção agrícola”, finaliza Leonardo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adubação biológica alcança 2,4 milhões de hectares na América Latina

  A agricultura brasileira tem obtido ganhos de produtividade nos últimos 10 anos e, como resultado, o país vai produzir mais de 200 milhões de...

Balança Comercial do Agro Paulista registra alta de 23,4% no primeiro trimestre de 2024

Resultado de US$ 5,44 bilhões no período

Cultivo superprecoce de feijão

O cultivo superprecoce de feijão é a mais importante inovação do melhoramento genético dessa cultura no Brasil.

Agronegócio representou mais da metade das exportações

Produtos como soja em grão, açúcar, celulose, algodão, carne suína e carne bovina tiveram considerável aumento de volume comercializado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!