O feijão é um dos produtos agrícolas de maior relevância econômica e social no Brasil. Conhecido como “democrático”, ele se destaca por ser acessível a diferentes bolsos e por agradar os mais variados paladares, fazendo parte da alimentação cotidiana da maior parte da população.
Entre as diversas variedades de feijão consumidas no país, o feijão-carioca é considerado o “queridinho” dos brasileiros, representando 66% do consumo nacional. Ele está presente em pratos típicos da culinária brasileira, desde o clássico arroz com feijão, até o saboroso baião de dois.
Além de ser versátil na cozinha, o feijão carioca é nutritivo, rico em vitaminas e fonte de proteína, carboidratos e minerais. Pensando nisso, a Kicaldo, marca de alimentos especialista em grãos e líder no segmento de feijão, separou algumas curiosidades sobre o grão. Confira a seguir:
1) O feijão carioca não tem origem no Rio de Janeiro
Apesar do nome, esse tipo de feijão foi desenvolvido na década de 1970 em Palmital, no interior de São Paulo. O nome “carioca” vem da semelhança com a pelagem clara e manchas escuras da raça de porco carioca.
2) Contribui no combate à anemia e fortalece os ossos
Seus grãos contém alto nível de fibra e proteína, podendo ser um importante aliado para evitar a anemia. Além disso, é rico em ferro e cálcio, contribuindo para a saúde dos ossos e dos dentes.
3) Tempo de cozimento mais curto em comparação com outros tipos de feijão
O feijão carioca tende a cozinhar mais rápido devido à sua textura e espessura dos grãos, que facilitam a absorção da água durante o cozimento, podendo ser uma escolha prática para diferentes receitas.
4) É rico em nutrientes e aumenta os níveis de energia
Rico em proteínas vegetais, fibras, ferro e vitaminas do complexo B, essa variedade de feijão é excelente em termos de nutrição, aumentando a vitalidade e os nutrientes para o dia a dia.