17.8 C
Uberlândia
segunda-feira, novembro 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesSphenophorus levis causa prejuízo de 1,6 toneladas de produtividade na cana-de-açúcar

Sphenophorus levis causa prejuízo de 1,6 toneladas de produtividade na cana-de-açúcar

Principal praga no setor canavieiro, devido a sua dificuldade de manejo, o bicudo da cana-de-açúcar (Sphenophorus levis) pode causar perdas de 1,6 toneladas de produtividade, a cada 1% de toco atacado. Anualmente, cerca de 3,5 milhões de hectares são tratados para controle da praga, isso corresponde a quase 40% de todo o canavial brasileiro.

Maurício Oliveira, gerente de marketing regional da FMC

“Os danos são tão severos que reduzem o número de canas por metro e não há recuperação. Alguns canaviais são reformados no terceiro corte, sendo que a média de cortes pode chegar a 6 cortes. “No estado de São Paulo, por exemplo, estima-se que cerca de 10 toneladas por hectare são perdidas, todos os anos. Isso torna cada vez mais importante que o manejo seja adotado em todas as fases da praga e, também, desde a fase de plantio da cana-de-açúcar”, explica Maurício Oliveira, gerente de marketing regional da FMC.

A larva do Sphenophorus vive alojada dentro dos rizomas e sua fase adulta é prolongada, com muitas gerações ocorrem no mesmo ano. Apesar de ser considerado uma praga de solo, é uma praga de touceiras, ou seja, que necessita da presença de perfilho da cana para poder sobreviver e, assim, perpetuar a espécie. No ciclo da cana, a forma biológica que causa o dano direto na planta, com a morte dos perfilhos, e que reduz, substancialmente, a produtividade, é a larva.

Atualmente, o Sphenophorus está espalhado em todas as regiões produtoras de cana do Brasil, e a disseminação ocorreu principalmente pela expansão do cultivo com o transporte de mudas ou de cana para a indústria. “No entanto, algumas localidades produtoras têm pressão mais alta que outras e, geralmente, quando a praga é visualizada o nível de infestação está alto”, destaca o gerente.

Por isso, é muito importante que sejam adotadas práticas e tecnologias desde a formação do viveiro para que os novos plantios tenham baixa infestação e, consequentemente, alta produtividade. A FMC, empresa de ciências para agricultura, conta com soluções que agregam para o manejo, como o inseticida com ação multipragas Premio® Star. O produto possui duplo modo de ação, amplo espectro, efeito de choque e residual e otimização operacional, com controle do Sphenophorus, da broca-da-cana (Diatraea saccharalis) e broca-dos-rizomas (Migdolus fryanus).

“O Premio® Star tem ação imediata para o controle das pragas, melhor proteção das partes novas da planta e maior período de controle e proteção do canavial. Além disso, tem um desempenho superior pela combinação inovadora de dois ativos, que proporcionam um efeito sinérgico e melhor proteção do cultivo”, diz Maurício.

Outro inseticida inovador no portfólio da companhia é o Verimark®. A solução possui amplo espectro e controla simultaneamente a cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata), a broca-da-cana e o Sphenophorus, além de preservar os insetos benéficos e importantes para o equilíbrio sustentável do canavial.

O produto possui um modo de ação totalmente diferenciado dos presentes no mercado, pois traz um novo mecanismo de ação. Maurício ressalta que um dos principais atributos da molécula do Verimark® é sua sistemicidade, ou seja, a capacidade de se translocar dentro da planta, mesmo quando aplicado no solo. “Esse é um fator importante para atingir a cigarrinha ainda na fase ninfa, testes realizados, na safra 23/24, com o inseticida Verimark®, da FMC, demonstraram um controle de até 90% do número de ninfas, 120 dias após aplicação. Além disso, com esse mesmo produto, observamos 60% de redução do ataque de Sphenophorus em toco atacado, 180 dias após aplicação, e 75% menos no índice de infestação da broca da cana, aos 200 dias após aplicação.”

Alerta Sphenophorus

Com objetivo de fornecer informações relevantes ao produtor canavieiro, a FMC produziu uma websérie especial sobre a praga. A produção Alerta Sphenophorus conta com entrevistas de especialistas como Rogério do Nascimento e Rodrigo Vinchi, sócios-diretores da Planiagro, Weber Valério, da Agrociência, Luís Gustavo Nunes, gerente de desenvolvimento agrícola da Usina Alta Mogiana e dos desenvolvedores de mercado da companhia: Guilherme Mantovani, Mauro Barbosa, Fernando Santos e os gerentes Sérgio Catalano e Maurício Oliveira. Em doze episódios, eles fornecem conteúdos técnicos e de orientação sobre o cultivo da cana-de-açúcar e o controle do inseto. Para assistir, acesse este link Link

ARTIGOS RELACIONADOS

Novas variedades de cana IAC

O Instituto Agronômico (IAC) libera três novas variedades de cana-de-açúcar ao setor sucroenergético, juntamente com o Boletim Técnico que aborda esses novos materiais para o Centro-Sul do Brasil.

JKS lança bandejas diferenciadas para o setor

  A JKS apresentou dois lançamentos na Hortitec 2015, sendo a primeira delas a nova geração de bandejas de 126 células para tubetes biodegradáveis visando...

Cana tolerante à seca

A Usina Coruripe está colhendo a maior safra de sua história, algo em torno ...

Bacillus subtilis: Biocontrolador de fitonematoides

  Fabio Fernando de Araujo Coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia - UNOESTE - Presidente Prudente, SP fabioaraujo880@gmail.com   Os nematoides são o grupo mais numeroso de seres...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!