Com expectativa de receber mais de 150 mil visitantes e participação de mais de 690 expositores, teve início hoje (7/4) a 22ª edição da Tecnoshow COMIGO. O evento, reconhecido por apresentar soluções e novidades que impactam o agronegócio brasileiro, vai até o dia 11 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO).
O presidente do Conselho de Administração da COMIGO, Antônio Chavaglia destacou, durante a cerimônia de abertura, que o evento tem um gosto especial: além da crescente expectativa para o valor a ser negociado durante os cinco dias de feira, que está na casa dos 10 bilhões de reais, a edição deste ano também comemora os 50 anos da COMIGO.
“Ao todo, são cinco décadas de muitas conquistas de uma equipe fantástica de colaboradores. Para nós, é uma honra muito grande contar com mais de 12 mil cooperados espalhados entre Rio Verde e as demais cidades do estado”, afirmou o presidente.
Apenas em Rio Verde, como salientou o prefeito Wellington Carrijo, a forte parceria com o agronegócio, exemplificada pela relação da COMIGO com os produtores, tem gerado ótimos resultados.
“Entre os municípios do agro no Brasil, Rio Verde foi a que mais distribuiu renda, gerando milhares de empregos. Em 8 anos, mais de 20 mil postos de trabalho formais foram criados na cidade. E vamos continuar”, afirmou, lembrando que, em 2024, a feira comercializou mais de 9 bilhões de reais. “Para este ano, a expectativa é de um aumento de 5 a 10%. Vamos torcer para que isso se concretize”, complementou.
O prefeito também reforçou o investimento de R$ 62 milhões para as obras da primeira rodovia municipal de Rio Verde, que estará localizada no entroncamento da BR-060 com a GO-050, iniciativa que facilitará o translado de carros e caminhões pela região.
A cerimônia que deu início à Tecnoshow também marcada pela assinatura de protocolos de intenções para a execução do complexo de obras de infraestrutura viária e promoção do empreendedorismo regional.
Goiás: vitrine do agro brasileiro
Presente na abertura do evento, o governador do estado, Ronaldo Caiado enfatizou o papel do estado como uma vitrine do agro brasileiro. “Goiás é atualmente o terceiro maior produtor de grãos do Brasil, superando o Rio Grande do Sul e disputando a posição com o Paraná. Neste cenário, a Tecnoshow COMIGO tem o potencial para ser uma verdadeira escola, que pode ser replicada em vários lugares do Brasil, por utilizar para produção o que existe de mais moderno em tecnologia”, ressaltou.
Para Caiado, o governo do Estado tem como foco de trabalho o avanço tecnológico, incluindo inteligência artificial, o desenvolvimento de cultivares inovadoras e a expansão da produção. “Queremos fortalecer o progresso no Vale do Araguaia e no Nordeste Goiano, áreas que ainda possuem milhões de hectares a serem transformados em zonas produtivas”, frisou.
Em prol de um sistema cada vez mais sustentável, o governador anunciou a chegada de 500 ônibus que serão movidos por biometano. A iniciativa é resultado de uma parceria com a empresa indiana Raj Process.
“Trata-se de uma empresa com um vasto know-how em biometano, e já estamos avançando mais do que outros estados. Até o final deste ano, receberemos ônibus urbanos movidos a biometano, um combustível que contribui para a descarbonização da atmosfera. Isso é tecnologia em ação e uma forma prática de implementarmos soluções inovadoras, trazendo parceiros que estão à frente de nós e, ao mesmo tempo, compartilhando essa tecnologia com eles”, comemorou.
Rio Verde como capital de Goiás durante a semana
Durante o período de realização da Tecnoshow COMIGO, Rio Verde se torna a capital do estado de Goiás. A assinatura de transferência simbólica da capital para o município foi feita pelo governador, o prefeito de Rio Verde e o presidente do Conselho de Administração da COMIGO. Além disso, as autoridades presentes participaram da revista de tropas e hasteamento da bandeira, que oficializou a mudança até sexta-feira (11).
Embaixadores debateram perspectivas de negócios
As oportunidades comerciais estiveram em pauta no fórum “Diálogo com Embaixadas”, realizado no Auditório 3, na tarde desta segunda. De acordo com o chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais do Estado de Goiás, Giordano Sarvio Cavalcante de Souza, a iniciativa uniu embaixadores e técnicos do governo do Estado, prefeitura de Rio Verde e da COMIGO para apresentar o histórico comercial e as perspectivas de negócios entre os países.
Entre os embaixadores que participaram do Diálogo, estiveram o encarregado de Negócios da Embaixada do México, Alejandro Ramos Cardoso; o encarregado de Negócios da Embaixada da Belarus, Pavel Liashkevich; a ministra conselheira chefe do Departamento Econômico e Comercial da Embaixada da China, Shao Yingjun; a embaixadora do Suriname, Angeladebie Ramkisoen; a chefe da Embaixada da República Tcheca, Pavla Havrlíková; o representante do Sindicato Rural Jovem da Rússia, Dmitry Pekurovsky; o embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristic; a embaixadora do Timor-Leste, Maria Ângela Carrascalão; e o embaixador de Trinidad e Tobago, Gerard Greene.