

Com 18 anos de experiência no desenvolvimento de software e cinco anos dedicados ao agronegócio, o Grupo Tecprime, sediado em Uberlândia (MG), está comprometido em impulsionar o sucesso de produtores rurais de médio e grande porte, com investimento em tecnologias inovadoras e soluções de software que realmente fazem a diferença no campo, conectando gestão e produtividade para resultados superiores.
Ewerton Moragas, CEO, e Lívia Vilela, COO da Tecprime Soluções e Tecprime Agro, contam um pouco mais sobre os quatro pilares de autonomia operacional e inteligência na gestão agrícola, que conectam o campo à tecnologia de maneira eficiente e estratégica.
- Gestão de insumos: controle total dos recursos agrícolas
O primeiro pilar da solução Tecprime foca no gerenciamento preciso de insumos. Ele registra recomendações e aplicações agrícolas, vinculando o custo por talhão e promovendo total transparência por meio da integração com o ERP.
Uma funcionalidade destacada é a capacidade de operação offline, permitindo que operadores de máquinas e equipamentos registrem atividades no campo mesmo sem conexão com a internet. Posteriormente, os dados são sincronizados, garantindo uma integração completa e segura.
O resultado é o controle detalhado dos estoques, um gerenciamento eficiente de recursos e maior previsibilidade nos custos operacionais.
2. Gestão de vendas e logística: otimizando resultados comerciais
No segundo pilar, o sistema atua na gestão de metas de vendas, pedidos e tabelas de preços regionais, integrando aspectos comerciais e logísticos em uma única plataforma.
O destaque está no gerenciamento de frete CIF e no agendamento de carregamentos de sementes. Cada bag é conferido fisicamente, o que automatiza a baixa no estoque e oferece rastreabilidade completa dos lotes enviados na entrega.
Isso garante eficiência, confiabilidade e reforça a relação com os clientes.
3. Segmentação e monitoramento agrícola: visão estratégica do campo
O terceiro pilar consolida uma estrutura agrícola com a segmentação específica de talhões por fazenda. Cada área é monitorada com base no número do campo inscrito, possibilitando registros minuciosos sobre a severidade e classificação de pragas, entre outros dados críticos, destacando a delimitação geográfica, número de pontos a serem monitorados pelo engenheiro agrônomo e registro de fotos do status encontrado na plantação.
Como nas demais áreas, esclarece Ewerton, o monitoramento também pode ser realizado offline, com sincronização posterior, permitindo um acompanhamento detalhado e histórico completo das operações, trazendo agilidade ao agrônomo. Assim, mesmo sem acesso à internet, ele conseguirá consultar os dados coletados nos últimos monitoramentos.
4. Gestão do plantio à colheita: planejamento, registro e execução eficientes
No contexto de um software voltado para o agronegócio, o quarto pilar foca na gestão do plantio e da colheita, proporcionando ferramentas integradas e intuitivas para aumentar a eficiência e previsibilidade das operações agrícolas. Permite o acompanhamento preciso da área plantada e o período em que cada plantio foi realizado, possibilitando assim um registro detalhado do plantio.
Esta operação realiza a baixa automática das sementes utilizadas, otimizando o controle de estoque junto ao ERP. Esta operação possui a flexibilidade de que o registro ocorra mesmo em áreas com pouca ou nenhuma conectividade. Traz, assim, uma previsibilidade de plantio, proporcionando ao gestor uma visão consolidada por fazenda/talhão, atualizada diariamente, visualizando o status de áreas já plantadas e pendentes, facilitando, portanto, o gerenciamento de atividades dos dias seguintes e o planejamento de término da safra.
Para a colheita, pode-se trabalhar com o planejamento total do gestor, direcionando as equipes e recursos para a execução das mesmas com visão diária e semanal. Apoia a organização dos profissionais de campo, como operadores de colheita e equipe de logística, tais como balanceiros, oferecendo previsibilidade das demandas diárias de transporte e armazenamento.
Fornece comparações detalhadas entre colheitas previstas e realizadas, possibilitando ajuste em tempo real de registro de divergência, garantindo maior gestão sobre o progresso das atividades.

O quarteto estratégico para a gestão agrícola de alto desempenho
A integração desses quatro pilares oferece aos produtores uma visão completa e essencial de sua operação agrícola. Entre os benefícios citados por Ewerton Moragas, estão: operação offline com máxima segurança; gestão integrada de estoques, vendas e logística; e otimização de preços e rastreabilidade completa dos lotes.
Ele reforça que a solução Tecprime promove autonomia e inteligência no campo, permitindo decisões baseadas em dados confiáveis e atualizados. “Estamos evoluindo a gestão agrícola, entregando tecnologia de ponta que capacita o produtor rural a maximizar resultados e enfrentar os desafios do setor com confiança e eficiência”, aponta o CEO.
Tecnologia inteligente
Unindo pessoas, processos e tecnologia, a missão da Tecprime vai além de desenvolver softwares: “queremos transformar negócios e impactar vidas. Por meio da inovação, criamos soluções que otimizam resultados e melhoram a experiência de empresas e indivíduos, pavimentando o caminho para um futuro mais ágil, inteligente e sustentável”, ressalta Ewerton.
Com foco em inteligência de processos e negócios, ele e a COO Lívia entendem que a tecnologia é uma ponte poderosa para a transformação. “Nosso compromisso é construir ferramentas que simplifiquem desafios e inspirem o crescimento contínuo de nossos clientes e parceiros”, dizem.
Lançamentos e Metas para 2025
Em 2025, a Tecprime fortalecerá sua paixão por inovação com soluções inéditas que prometem revolucionar o setor agronegócio. Combinando inteligência artificial, análise de dados históricos e tecnologias de ponta, as ferramentas levarão o futuro do agro diretamente para as mãos do produtor.
Entre os principais destaques estão: gestão com IA, com respostas rápidas e precisas a um bot que será integrado à solução de inteligência agrícola, o IAgro, capaz de apoiar o produtor em perguntas importantes, tais como: “Para o Talhão A, qual % de colheita já efetivado?”, “O estoque que possuo de sementes conseguirá atender as demandas de plantio dos talhões da Fazenda B?” e “A previsibilidade de colheita para o dia atual será suportada pela balança da fazenda?”, entre outras.
Detecção de previsões com IA permitirá identificar rapidamente a presença de pragas, com informações detalhadas sobre severidade e estágio, com apoio da inteligência artificial. Inteligência climática baseada em dados históricos oferecerá suporte histórico para tomadas de decisões mais assertivas e planejamentos estratégicos no campo.
Fenologia e rastreabilidade aprimoradas proporcionarão monitoramento detalhado de estágios fenológicos, garantindo segurança e sustentabilidade para as operações.
Principais objetivos para 2025
A Tecprime tem como objetivo lançar quatro novas soluções voltadas ao agro, priorizando segurança, rastreabilidade e eficiência. “Queremos expandir para novos mercados e alcançar um crescimento de 20% na adoção tecnológica, dobrar o impacto das soluções atuais, promovendo uma melhoria de até 55% na eficiência operacional e redução de custos do produtor rural em até 25%. Também vamos estabelecer novas parcerias estratégicas, potencializando resultados e fomentando práticas agrícolas mais sustentáveis”, pontua.
Transformando resultados com impacto
Nos últimos anos, o grupo Tecprime desenvolveu soluções em níveis superiores de eficiência e inovação. Agora, estamos prontos para um salto ainda maior, alinhando transformação digital com práticas sustentáveis e acessíveis. “Estamos construindo mais do que soluções tecnológicas; estamos moldando o futuro dos negócios com inteligência, impacto e propósito. Em 2025, convidamos você a fazer parte dessa jornada transformadora”, destacam os especialistas que lideram os novos desenvolvimentos.
