6ª edição do Concurso NossoCafé tem inscrições abertas

0
195
Imagem de arquivo

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para participar da 6ª edição do Concurso NossoCafé, competição anual promovida pela Yara. O objetivo é destacar a produção nacional de cafés de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura.

Categorias do concurso

São duas categorias: “Café Cereja Descascado” e “Café Natural”. O ganhador de cada uma delas leva como prêmio uma viagem para participar do Specialty Coffee Expo 2023, maior evento voltado à indústria de café da América do Norte, realizado nos Estados Unidos. Neste ano, pela primeira vez no concurso, o segundo e terceiro lugar de cada categoria também serão premiados.

“Ao longo de todas as edições do Concurso pudemos avaliar e reconhecer o quanto essa experiência tem sido positiva e importante para levar conhecimento e desenvolver o potencial dos produtores de café do nosso país. Por isso, os finalistas em segundo e terceiro lugar desta edição também serão contemplados. Esta é a forma que encontramos para expandir o nosso reconhecimento e valorização dos produtores que confiam nas soluções nutricionais Yara para elevar a qualidade e produtividade dos cafezais”, comenta Kaio Dias, especialista agronômico da Yara.

O segundo colocado de cada uma das categorias receberá um curso de Q-grader (profissional mestre avaliador Q de qualidade) e o terceiro lugar de cada categoria ganha o curso de Q-Processing Level 2 (processamento de café), ambos na BSCA — Brazilian Speciality Coffee Association, na cidade de Varginha (MG), com todas as despesas pagas.

Duas etapas e anúncio dos ganhadores

O concurso é dedicado aos produtores que utilizaram o Programa Nutricional NossoCafé Yara (YaraMila ou YaraRega; YaraLiva ou YaraTera Calcinit; YaraVita) na safra 2021 e está dividido em duas etapas. A primeira consiste na inscrição pelo site, quando o produtor escolhe a categoria que quer se inscrever, seguida do envio das amostras do café para análise. As amostras serão classificadas segundo protocolos e avaliação da Specialty Coffee Association, a qual considera uma série de atributos, entre eles: aroma, sabor, acidez, doçura, corpo e equilíbrio.

Os selecionados para a segunda fase do concurso deverão apresentar, no período de 17 a 25 de outubro, uma nova amostra do café que será classificada por uma comissão julgadora, também conforme a metodologia da Specialty Coffee Association.

Os vencedores serão anunciados em 17 de novembro, durante a SIC 2022 – Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte – MG. Além da viagem ao exterior, os primeiros colocados em cada categoria terão seus lotes (5 sacas de 60kg) adquiridos pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado. Os cafés serão ensacados com o nome e a propriedade dos ganhadores NossoCafé estampados nas embalagens que serão distribuídas globalmente pela Yara.

Os 5 finalistas de cada categoria serão convidados para participar presencialmente da SIC com todas as despesas pagas pela Yara. A empresa promove ainda a conexão entre os produtores e os interessados em comprar os cafés finalistas durante a chamada Mesa de Negócios.

Como se increver?

O regulamento sobre o Concurso, informações sobre a Mesa de Negócios e as inscrições podem ser acessadas no site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!