28.6 C
Uberlândia
segunda-feira, setembro 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosFederação dos Cafeicultores do Cerrado participa de três eventos estratégicos na região

Federação dos Cafeicultores do Cerrado participa de três eventos estratégicos na região

A instituição reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação

Divulgação

A Federação dos Cafeicultores do Cerrado estará presente em três eventos de destaque para a cafeicultura sustentável da região, reafirmando seu compromisso com o avanço de práticas inovadoras e o apoio a iniciativas de impacto no setor.

O primeiro destaque será a participação na 2ª Jornada: O Mercado e o Café Carbono Neutro, agendada para o dia 15 de maio, em Monte Carmelo, Minas Gerais. Organizado pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (monteCCer) e o Sebrae Minas Gerais, com o apoio do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e do Conselho Nacional do Café (CNC), o evento visa aprofundar o debate sobre as urgências climáticas, legislação e metas de descarbonização para que o setor busque a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa.

Nos dias 16 e 17 de maio, a Federação participará do Simpósio “Caminhos para uma Cafeicultura de Vanguarda”, sediado em Patrocínio, Minas Gerais. O evento, organizado pela Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (ACARPA), Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado (Appcer), Federação dos Cafeicultores do Cerrado e Fundação do Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer), reunirá renomados especialistas do setor para discutir estratégias inovadoras e sustentáveis para a cafeicultura do Cerrado Mineiro, com uma programação que incluirá palestras, cursos e painéis.

Além disso, no mesmo dia 16 de maio, a Federação também marcará presença no Dia de Campo 2024 – Região do Cerrado Mineiro, promovido pela Associação dos Cafeicultores da Região de Carmo do Paranaíba (Assocafé) na Fazenda Cachoeira, em Carmo do Paranaíba. O evento, que contará com uma Feira de Agronegócios e o Encontro das Mulheres do Café, visa estimular a troca de experiências e fortalecer a inclusão e o protagonismo feminino na cafeicultura, proporcionando palestras e estações de campo para os participantes.

“É uma semana intensa de eventos microrregionais, organizados pelas entidades filiadas à Federação, com temáticas voltadas para a sustentabilidade, mercado e tecnologia. A Federação, nesse contexto, como representante institucional da Região do Cerrado Mineiro, estará presente para levar a mensagem da Denominação de Origem, da sustentabilidade e da estratégia da região, por meio da minha participação, do nosso presidente e de toda a equipe”, destaca o diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ácidos húmicos diminuem bienalidade do cafeeiro

O solo é um sistema vivo onde coexistem inúmeros organismos dependentes de matéria orgânica para suprir suas necessidades de energia e nutrientes. A origem...

Começa hoje a Feira do Cerrado 2023

Feira de negócios da Cooxupé voltada aos produtores de café do Cerrado Mineiro tem abertura oficial em Monte Carmelo

Quais são os desafios logísticos do café?

A safra brasileira de café deste ano deve alcançar 58,08 milhões de sacas de 60 kg, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento

Plantio de café: Como a tecnologia de precisão pode ajudar?

A cafeicultura brasileira apresenta inúmeras particularidades que contribuem com uma variabilidade espacial elevada nas áreas de cultivo, sejam nos parâmetros ligados às condições edáficas, climáticas, culturais ou operacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!