20.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasButão é nova oportunidade para exportadores de carne suína do Brasil

Butão é nova oportunidade para exportadores de carne suína do Brasil

Foto: Belgo Bekaert

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) aplaudiu o anúncio feito ontem pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, com a finalização do processo e oficialização da abertura do mercado de Butão para a carne suína do Brasil.

País com quase 1 milhão de habitantes, conforme indicadores locais, mais de 20% de sua população consome carne suína.

Apesar disso, o consumo per capita é relativamente baixo ainda, não chegando a 3 quilos per capita por ano, conforme dados da FAOSTAT. Este é um indicativo de bom potencial para incremento de consumo no país, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

“A abertura deste mercado do sul da Ásia acontece em um momento importante para o setor, que tem buscado ampliar a capilaridade das exportações brasileiras, se somando à outras aberturas e ampliações conquistadas pelo trabalho de excelência da equipe do Ministério da Agricultura, sob a liderança do Ministro Carlos Fávaro, e do Ministério das Relações Exteriores”, ressalta.

Luís Rua, diretor de mercados da ABPA, também destaca a boa competitividade que será proporcionada às proteínas brasileiras na região, diante das condições tarifárias vantajosas do mercado butanês.

“A tarifa de importação para a carne suína é semelhante à estabelecida para a carne de frango, em torno de 10% sobre o valor do produto embarcado. É uma condição vantajosa importante para ampliar a nossa presença neste mercado e no nosso papel de apoio à segurança alimentar da população local, sempre em complementaridade com os produtores locais”, destaca.

ARTIGOS RELACIONADOS

Escolha e manejo das matrizes suínas impactam no desempenho da atividade

Para garantir alta produtividade do plantel, suinocultor precisa ter atenção na seleção das fêmeas, por isso é fundamental o trabalho de granjas multiplicadoras como a TopGen, que é certificada pelo Mapa.

Manejo de suínos requer atenção com saúde e bem-estar dos animais

Quadros infecciosos respiratórios podem acometer os animais ocasionando perda de desempenho

Suinocultura: gestores valorizam bem-estar animal

Um novo olhar para uma nova suinocultura: novos gestores valorizam bem-estar animal e gestão de pessoas para o sucesso da atividade

ABPA lança nova etapa de campanha de prevenção à Influenza Aviária

Biosseguridade de toda a avicultura do país é tema da ação, que integrará cadeia produtiva em esforço nacional pela blindagem do setor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!