19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioSem categoriaAgricultura sustentável é tema de painel durante a Bahia Farm Show 2024

Agricultura sustentável é tema de painel durante a Bahia Farm Show 2024

Divulgação

A Bahia Farm Show, feira agrícola realizada em Luís Eduardo Magalhães, vai muito além da exposição de máquinas e produtos, sendo o espaço para debater novidades do setor agrícola. Nesta quinta-feira (13), no painel de agricultura sustentável, o tema foi Agricultura de Baixo Carbono e ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês). Produtores, profissionais ligados ao poder público, empresas e estudantes participaram da plenária intermediada pela jornalista da TV Bahia, apresentadora do programa Bahia Rural, Georgina Maynart. 

O desafio para o setor agrícola é expandir a produção, com alta produtividade, mas sempre respeitando o meio ambiente. E, segundo foi debatido, nunca a agricultura de baixo carbono se fez tão necessária. “A Aiba é a primeira entidade em termos de Brasil a começar a discutir sobre esse tema”, ressaltou o presidente da entidade e da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, que integrou a mesa de abertura, ao lado do presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi e do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá. 

Durante cerca de três horas os participantes destacaram a importância de debater o tema, não só com quem está no campo, mas também com toda a sociedade civil, uma vez que, como foi falado durante o painel, “Todos nós somos responsáveis pela emissão de carbono, até mesmo no simples ato de respirar”. 

Mas não basta só discutir, é preciso também ter ações práticas. E aqui, na região oeste da Bahia, estas ações já estão sendo implantadas há alguns anos. Segundo os produtores rurais, o plantio direto, é hoje a principal ação adotada por eles, para proteger o solo e garantir uma boa safra. Junto a isso, tem ainda a rotação de cultura, entrega de kits de irrigação aos agricultores do Vale, e encontros como esse do painel da agricultura sustentável, onde o conhecimento é a principal ferramenta, para tirar da teoria práticas que no campo, vão fazer a diferença para toda a humanidade. 

E tem outra importante ação já desenvolvida no oeste baiano, que é a recuperação das nascentes. No encerramento do encontro sobre agricultura sustentável houve a entrega de troféus a dois produtores rurais. Júlio Busato e Célio Zuttion receberam do presidente da Aiba e do presidente da Abapa o Prêmio Guardião das Nascentes. “Esse projeto foi criado pela Abapa e a Aiba ajudou a executar”, explicou Odacil. 

Integraram a plenária: Carminha Missio, produtora rural e vice-presidente da Federação de Agricultura da Bahia (FAEB); Claudiney Ribeiro, gerente de Negócios do Banco do Brasil; Francimary Maciel, engenheira agrônoma analista na Divisão de Desenvolvimento Rural/DDR-BA; Luiz Pradella – produtor rural e vice-presidente da FEBRAPDP e Thiago Guedes, diretor de Política e Economia Agrícola da Seagri. O evento, organizado pela Aiba e TV Oeste, afiliada da Rede Globo, foi transmitido ao vivo pelo G1 Bahia. 

ARTIGOS RELACIONADOS

OnFarming: para uma agricultura sustentável

No Brasil, o mercado de produtos biológicos movimenta cera de R$ 6 bilhões por ano, ocupando menos de 8% do mercado de defensivos

Embrapa Cocais implanta hortas comunitárias

A agricultura urbana e periurbana vem sendo praticada no Brasil e no mundo para melhorar ...

Planejamento agrícola é crucial para sustentabilidade

Uso de software para agricultura de precisão permite simular a opção mais econômica e racional para o plantio.

Sistema Caramuru – produção mais sustentável

Emerson CastroRepresentante comercial Nim Brasil No sistema Caramuru tratamos o vegetal como um todo, ou seja, damos atenção desde o tratamento de sementes, melhoria da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!