19.4 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCupla: nova cultivar de mirtilo vai potencializar o cultivo

Cupla: nova cultivar de mirtilo vai potencializar o cultivo

 É com grande entusiasmo que a empresa Ekland Marketing Company of California, Inc. (EMCO CAL), apresenta a mais recente inovação no mundo dos mirtilos, a nova cultivar denominada Cupla.

O material consegue reunir inúmeras vantagens competitivas aos produtores, ao mesmo tempo que permite entregar uma fruta de elevada qualidade aos consumidores.

Origem

Cupla é uma cultivar de mirtilo originária do programa de melhoramento genético da Cooperativa Cuna de Platero, situada na cidade de Moguer, província de Huelva, Espanha.

Essa cultivar foi selecionada em função de sua extra precocidade, produtividade e pela elevada qualidade das frutas, atendendo, assim, os principais anseios dos produtores e consumidores.

Por meio da expansão global com a Emco Cal, Cupla já está sendo difundida comercialmente nos principais polos produtores de mirtilo a nível mundial.

Planta

Por seu hábito de crescimento ereto e baixo vigor de planta, é possível ajustar maiores densidades de plantas por hectare, seja em cultivos tradicionais no solo, ou em sistemas de cultivo em vasos.

A cultivar também se caracteriza pelo seu “baixo/zero” requerimento em horas de frio (permitindo cultivo em condições climáticas tropicais e/ou desérticas) e por sua excelente precocidade, a qual permite melhores preços de venda das frutas.

Também permite produção durante o primeiro ciclo de cultivo, podendo atingir uma produção superior a 1,0 kg por planta já no primeiro ano após o plantio.

As plantas também se caracterizam pela elevada estabilidade produtiva, podendo atingir um potencial produtivo superior aos 6,0 kg planta-1 a partir do 4° ano após o plantio. Por ser uma planta de baixo vigor, os manejos de poda podem ser executados com maior facilidade e caráter pontual, e em função da distribuição equidistante das gemas férteis ao longo dos ramos, a partir do 4° ano de plantio já é possível realizar manejo de poda mecanizada.

Fruta

As frutas são firmes e possuem uma epiderme de coloração azul escuro, uniforme e brilhante, com elevados teores de pruína, formando um bloom super atrativo. O sabor marcante e único, que recorda aos mirtilos silvestres, é devido à relação dos elevados teores de sólidos solúveis (em torno de 13 °Brix) em contraposição à baixa acidez total presente nas frutas.

Assim, proporciona ao consumidor uma experiência sensorial única a cada mordida. Após 30 dias armazenadas em câmara frigorífica (temperatura média de 4 °C), as frutas conservam cerca de 98% de sua massa fresca inicial (média de 3,0 g fruta-1), denotando assim um excelente período de pós-colheita.

Outro importante componente de Cupla, é o calibre de fruta, possuindo uma fantástica uniformidade na distribuição de seus calibres, seja ela pela localização equidistante das frutas nos ramos, como também, durante todo o período de colheita aos longos dos meses, observando-se assim, um calibre médio que fica ao redor dos 18 mm.

Figura 1: Distribuição percentual dos calibres de fruta da cultivar de mirtilo Cupla. 

Competitividade e sustentabilidade

Em função da baixa área foliar e de sua elevada produtividade, Cupla é uma cultivar com elevada eficiência fotossintética, demandando menos e aproveitando melhor recursos como água e nutrientes.

O rendimento de colheita gira em torno de 8,0 a 10 kg de frutas colhidas por hora de trabalho (quantidade individual por operador), permitindo assim um rendimento de colheita 40 – 50% superior quando comparado com as demais cultivares comerciais.

De tal modo, o espírito inovador dos produtores de Cupla será contemplado com os menores custos de produção, associado ao eficiente retorno econômico, ou seja, uma cultivar de baixo investimento que é capaz de gerar grandes resultados.

Com o retorno econômico possibilitado por Cupla, muitos produtores da Região de Huelva, conseguem agregar cerca de 1,2 euros à mais, no preço médio do kg comercializado em comparação às demais cultivares.  

Cupla não representa apenas uma conquista, mas sim um compromisso com a inovação e excelência na agricultura moderna, permitindo a satisfação de quem produz e de quem consome.

Para nós, é muito importante que os produtores brasileiros possam ter a oportunidade de utilizar para a produção de berries as cultivares mais modernas, reconhecidas e difundidas em todo o mundo.

Se quiser saber mais, entre em contato conosco pelo e-mail variety@emcocal.com ou pelo nosso site www.emcocal.com.

ARTIGOS RELACIONADOS

Frutas e hortaliças gourmets – Valor agregado garantido

Novos sabores, cores, formatos, aromas, texturas e melhor qualidade. Estas palavras são capazes de representar o significado de um novo e lucrativo nicho de mercado - as hortaliças gourmets. Esse segmento engloba produtos que se diferenciam pelo visual e sabor extremamente atraentes e pela máxima qualidade, com vistas a serem utilizados na alta gastronomia e por consumidores que prezam pelos benefícios de uma alimentação saudável.

Cultivo de blueberries vem se destacando no Brasil

Essa fruta, nativa da América do Norte e amplamente apreciada por seu sabor doce e levemente ácido, bem como por suas propriedades antioxidantes, encontrou nas terras brasileiras um ambiente propício para seu desenvolvimento.

Panorama nacional da produção de frutas vermelhas

Autores Ivan Marcos Rangel Junior juniorrangel2@hotmail.com Altino Junior Mendes Oliveira altinojrmendes@gmail.com Engenheiros agrônomos e doutorandos em Agronomia/Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) Filipe...

Reguladores vegetais na propagação de frutíferas

Reguladores de crescimento são compostos químicos de origem sintética que influenciam no desenvolvimento dos vegetais (Taiz & Zeiger, 2013). Além de sua utilização em fruticultura (Hawerroth et al., 2016), são também utilizados em outras áreas da agricultura, como na produção de plantas ornamentais, pois sua utilização antecipa a produção comercial dessas espécies, no manejo de plantas forrageiras, servem como ferramenta de manejo com o objetivo de aumentar a produção, aperfeiçoar e potencializar o desenvolvimento inicial das plantas com a superação da dormência de sementes e enraizamento (Almeida et al., 2015).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!