31.6 C
Uberlândia
segunda-feira, setembro 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesProdução de cana vai a 59 mi de toneladas no Norte e...

Produção de cana vai a 59 mi de toneladas no Norte e Nordeste na safra 2023/24

Foto: Shutterstock

No período 2023-2024, as usinas do Norte e Nordeste esmagaram 59,71 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Dados compilados pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) mostram que a produção, encerrada em 30 de junho, foi 2,72% menor se comparada ao processamento da safra 2022-2023, que atingiu 61,38 milhões de toneladas.

Mesmo com esta retração, o presidente-executivo da NovaBio, Renato Cunha, aponta destaques positivos verificados no ciclo 2023-2024. Dentre estes, a produção de etanol hidratado e de açúcar, que evoluiu 7,23% e 3,19%, respectivamente. A NovaBio reúne 35 usinas e destilarias de etanol em 11 estados brasileiros.

A fabricação do biocombustível disponível nas bombas para abastecer veículos flex atingiu 1,15 bilhão de litros contra 1,07 bilhão de litros produzidos na safra passada. “No mesmo período comparativo, o açúcar superou a marca de 3,46 milhões de toneladas ante 3,35 milhões de toneladas”, destaca Cunha.

No caso do etanol anidro, que é misturado à gasolina, houve queda de 15,09% na produção. Cunha, que também preside o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar/PE), explica que até 30 de junho contabilizou-se 1,06 bilhão de litros em comparação aos 1,25 bilhão de litros fabricados no período 2022-2023.

Para o executivo, as razões para a queda “residem, sobretudo, na imprevisibilidade das políticas de precificação dos combustíveis, que não vem obedecendo regras estáveis, o que alija o etanol limpo da competição com produtos de origem fóssil e mineral. É uma situação que necessita de realinhamento o quanto antes”, completou.

Esta queda, no entanto, não prejudicou o abastecimento no mercado interno, de acordo com o executivo da NovaBio. Considerando a produção total de etanol (anidro e hidratado), as unidades do Norte e Nordeste fabricaram 2,21 bilhões de litros contra 2,32 bilhões de litros registrados na safra anterior. Nas últimas três quinzenas, os números da safra 2023-2024 não foram atualizados devido a um problema no sistema SAPCANA, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que disponibiliza os dados já consolidados relativos às unidades produtoras do Norte e Nordeste. Segundo os responsáveis pela coordenação de acompanhamento da produção de cana-de-açúcar do SAPCANA, os dados já foram calculados e estão disponíveis no site do ministério.

ARTIGOS RELACIONADOS

Bambu: Versatilidade para quem sabe lucrar

Autores Vitor Muller Anunciato  vitor.muller@gmail.com Roque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Engenheiros agrônomos, mestres em Proteção de Plantas e doutorandos em Agronomia UNESP/FCA Leandro...

Microgeo® e o manejo biológico em cana-de-açúcar no Nordeste

Resultados foram contabilizados na Safra 2021/22 e alguns produtores estão no primeiro ano de utilização da adubação biológica

Inovação no manejo biológico auxilia na cana-de-açúcar

Produtores de cana-de-açúcar alcançam importantes resultados com inovação no manejo biológico

Tomate menos ácido e mais firme chega à mesa do brasileiro

Novo tomate da Syngenta combina tecnologias que são mais resistentes a pragas e doenças do tomateiro, além de satisfazer o paladar do consumidor No...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!