27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosAgrião hidropônico é mais saudável?

Agrião hidropônico é mais saudável?

Crédito: Weber Velho

Fabrício Teixeira de Lima Gomes
Engenheiro agrônomo e mestrando em Ciência do Solo – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
agro.fabriciogomes@gmail.com
Estela Corrêa de Azevedo
Cientista, tecnóloga de alimentos e mestranda em Ciência de Alimentos – UFLA
estela.correa26@gmail.com

O míldio (Bremia lactucae) ocorre praticamente em todo o Brasil, mas os sintomas são mais severos nas regiões mais frias e úmidas, afetando drasticamente a produção, a qualidade e o valor do produto colhido.

Uma vez instalado na área de cultivo, o fungo apresenta um elevado potencial destrutivo que, aliado à dificuldade de controle, pode causar perdas superiores a 80% da produção.

A disseminação dos esporângios ocorre principalmente pelo vento e pela água (chuva e irrigação). Contudo, o patógeno é sensível à radiação solar, a altas temperaturas e baixa umidade, condições que prejudicam o estabelecimento da doença.

Prevenção

As principais formas de prevenção da doença estão em evitar irrigações excessivas, aumentar o espaçamento entre as plantas, eliminar o acúmulo de água na superfície das folhas após as irrigações, chuvas e orvalho, prejudicando a esporulação e a germinação dos esporângios e impedindo a continuidade do ciclo do patógeno.

A remoção das plantas doentes e a rotação de culturas são medidas que visam reduzir a fonte de inóculo.

Hidroponia no agrião

O agrião (Nasturtium officinale) é uma hortaliça pertencente à família das Brassicaceae, com ciclo de produção entre 55 e 70 dias, podendo ser cultivada tanto no solo como no sistema hidropônico.

A hortaliça é favorecida por climas amenos e cultivos em solos úmidos, condições que favorecem a incidência do míldio. Portanto, a hidroponia pode ser uma alternativa para a produção da hortaliça.

Na hidroponia, o cultivo protegido aliado ao fornecimento de água sem que ocorra o molhamento da superfície das folhas, como no cultivo convencional, são condições que reduzem a incidência da doença, aumentando a produtividade e qualidade da hortaliça colhida.

Vantagens da técnico

O agrião cultivado no sistema hidropônico otimiza o fornecimento de água e nutrientes, aumentando a produtividade e qualidade nutricional da hortaliça. Além disso, em condições controladas, reduz a incidência de pragas e doenças, o que contribui para a maior sanidade das plantas e menor uso de produtos fitossanitários.

Manejo

Para realizar o cultivo hidropônico, o produtor precisará de uma estrutura para proteger a produção, como uma estufa ou casa de vegetação. Essa estrutura tem como objetivo proteger a plantação contra condições ambientais desfavoráveis. Portanto, deve ser asséptica, estar próxima a fontes de água de boa qualidade e energia elétrica, e permitir a circulação apenas de pessoas autorizadas.

Além disso, será necessário instalar o reservatório de água e nutrientes, bombas, túneis, terraplanagem, pontos de água, energia elétrica e outros recursos de apoio, que devem estar próximos ao ambiente protegido.

Os equipamentos necessários para a instalação do sistema hidropônico irão depender do processo produtivo que será adotado. Existem desde projetos de hidroponia mais complexos até os mais simples e de construção acessível, em que os materiais podem ser adaptados com diversos recursos alternativos.

As estruturas mais sofisticadas podem empregar mecanismos automáticos para gerenciar operações, como o forncimento da solução nutritiva e o controle climático, utilizando sensores e controladores integrados a um sistema de coleta de dados.

No processo de produção, as atividades podem ser realizadas de forma manual ou mecânica, e a quantidade de profissionais dependerá do tamanho do empreendimento.

Custos envolvidos
O cultivo hidropônico requer um maior investimento inicial, decorrente da construção da estrutura física. Por isso, antes de começar um projeto de hidroponia, o produtor deve fazer uma análise de mercado para determinar o preço que poderá vender o produto e quanto será necessário produzir para obter lucro.

Embora o processo produtivo em hidroponia seja flexível, estima-se que a montagem de um projeto de pequeno porte, para cultivar 30.000 pés de agrião, requeira um investimento inicial de cerca de R$ 80.000,00.

Além disso, estima-se um custo mensal em torno de R$ 9.000,00. Contudo, o produtor pode agregar valor por meio de prazos de entrega reduzidos, investimento em tecnologias que permitem manter o aspecto dos produtos por mais tempo e um sistema de logística eficiente, aumentando sua rentabilidade e retorno financeiro.

Crédito: Agristar

Potencial de mercado
A hidroponia oferece um controle mais preciso sobre a qualidade dos produtos, simplificando a logística em comparação com o cultivo tradicional. Devido à sua qualidade superior, geralmente são valorizados, com preços mais elevados em comparação com hortaliças cultivadas em campo aberto.

O destaque na qualidade dos produtos hidropônicos beneficia os produtores que buscam colaborar com diversos canais de distribuição e alcançar mercados mais seletivos e exigentes.

Vantagens ambientais ou agronômicas
A hidroponia oferece diversas vantagens, como o aumento da produtividade, a redução da necessidade de mão de obra, o potencial de automação e ambientes de trabalho menos desgastantes.

A otimização no uso de recursos, como água e nutrientes, aliada ao cultivo em ambientes protegidos, viabiliza a produção em locais com restrições ambientais e em áreas urbanas.

Além disso, a hidroponia proporciona um ambiente protegido para a cultura, minimizando infestações de pragas e doenças, reduzindo a dependência de defensivos agrícolas.

O uso de estufas garante condições ideais para o crescimento das plantas, resultando em ciclos de cultivo mais eficientes e em produtos de alta qualidade, disponíveis durante todo o ano.

A ausência de solo como substrato elimina a necessidade de rotação de culturas e a competição por água e nutrientes, resultando em maior produtividade.

A uniformidade entre as plantas contribui para o aumento da eficiência produtiva, facilitando o controle de qualidade e resultando em produtos com aspecto visual, textura, limpeza e integridade física superiores.

Alimentos mais saudáveis e sustentáveis. A hidroponia permite uma maior produção em uma área menor, quando comparada ao cultivo convencional. Além disso, melhora a eficiência no uso da água e diminui a contaminação do solo por produtos químicos e fertilizantes, promovendo uma produção mais sustentável.

Junto a isso, a redução significativa na incidência de pragas e doenças minimiza a necessidade de aplicação de produtos fitossanitários, resultando em produtos de maior qualidade.

Os consumidores estão cada vez mais conscientes dos impactos ambientais associados à produção de alimentos.

Além disso, tem crescido a busca por uma alimentação mais saudável visando à manutenção da saúde e prevenção de doenças. Portanto, a produção de agrião hidropônico pode ser uma alternativa para atender esse nicho de mercado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Hidroponia proporciona maior produtividade para a rúcula

Autores Rafael Simoni Engenheiro agrônomo e consultor técnico em Hidroponia rafaelsimoni@agronomo.eng.br Alessander Weiller Fröhlinch Engenheiro agrônomo, representante comercial e projetista de...

Gioplanta oferece soluções práticas para cultivo hidropônico

  Diante do calor que se aproxima e da baixa umidade do ar comuns nessa época do ano, a Gioplanta relembra os produtores sobre seu...

Morango semi-hidropônico

O morango é considerado uma das espécies de maior sensibilidade a pragas e doenças.

Manejo do cultivo de escarola em hidroponia

O manejo correto do cultivo de escarola em hidroponia pode aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do produto final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!