28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, setembro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesProdução de leite no Brasil deve aumentar no segundo semestre

Produção de leite no Brasil deve aumentar no segundo semestre

Período de pastagem mais nutritiva e uma alimentação mais balanceada e de melhor qualidade para os animais deve contribui para o aumento da produtividade e da qualidade do leite.

Após um primeiro semestre desafiador, a produção de leite no Brasil está prestes a entrar em um período de recuperação. Tradicionalmente, o segundo semestre é um momento favorável para os produtores de leite, graças à melhoria na qualidade da forragem e da alimentação disponibilizada ao gado leiteiro.

A expectativa é que esses fatores sejam decisivos para o aumento da produção de leite no país. Com a chegada do período de pastagem mais nutritiva, os produtores podem contar com uma alimentação mais balanceada e de melhor qualidade para os animais, o que contribui diretamente para o aumento da produtividade e da qualidade do leite.

“O segundo semestre é sempre um período de grande expectativa para os produtores de leite. A qualidade da forragem disponível é significativamente melhor, o que, aliado a soluções voltadas para a nutrição animal, ajuda a melhorar ainda mais a qualidade do leite produzido”, afirma o analista técnico da Quimtia Brasil, empresa especializada na produção de insumos para nutrição animal, o zootecnista Roger Barros.

A perspectiva de melhora vem como um alívio para muitos produtores que enfrentaram um início de ano desafiador. A combinação de preços elevados dos insumos, queda na produtividade e a forte concorrência com o leite importado da Argentina e Uruguai, alcançando aproximadamente 2,25 bilhões de litros em 2023, um aumento de 68,8% em relação a 2022. Essa é a maior quantidade importada nos últimos 23 anos. pressionou o setor.

No entanto, segundo o especialista, a melhora na alimentação do gado e as estratégias nutricionais específicas prometem reverter esse cenário, trazendo otimismo para o mercado de leite no Brasil.

“Com a previsão de aumento na produção e na qualidade do leite, os consumidores também podem esperar um produto final superior, refletindo os esforços dos produtores em buscar alternativas para melhorar a nutrição dos animais e, consequentemente, a produção leiteira”, finaliza Roger Barros.

ARTIGOS RELACIONADOS

Com tecnologia de ordenha robotizada, fazenda no Paraná apresenta resultados expressivos

O Paraná é atualmente o segundo maior produtor de leite do Brasil, foram 4,4 bilhões de litros produzidos em 2018, como aponta o IBGE.

Leite orgânico: da produção ao consumo consciente

Nos últimos anos, os consumidores passaram a se interessar mais em saber como os alimentos são produzidos.

Safra de grãos será 20% menor em Santa Catarina, estima FAESC

A escassez hídrica vivida no ano em Santa Catarina impactará drasticamente na safra de grãos 2020/2021 e na produção de leite no Estado. A avaliação é...

Enchentes no Rio Grande do Sul agravam situação do produtor de leite gaúcho

Gadolando envia documento para autoridades pedindo medidas emergenciais ao setor leiteiro que já vinha enfrentando dificuldades e agora sofreu enormes perdas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797