28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, setembro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCom problemas hídricos e incerteza climática, safra de cana em SP tem...

Com problemas hídricos e incerteza climática, safra de cana em SP tem queda

Plantação de cana / Divulgação

O segundo levantamento da Conab para a safra de cana-de-açúcar 2024/25 em São Paulo indica um cenário desafiador, marcado por queda na produtividade devido ao forte déficit hídrico. Apesar de leve aumento na produção total em relação à estimativa anterior, a produção final deve ser inferior à da safra passada. 

A área colhida aumentou, mas a produtividade por hectare caiu significativamente. A previsão é de que a produção de açúcar seja priorizada devido aos preços mais atrativos, mas o volume total de açúcar produzido deve ser menor em relação à safra anterior. A produção de etanol também deve apresentar queda. 

Apesar da queda em rendimento das lavouras, a previsão é de manutenção do ATR (Açúcar Total Recuperável) médio do ciclo passado, com leve variação positiva. 

Ainda que os índices indiquem queda na safra corrente de cana-de-açúcar, o estado de São Paulo deve ter a segunda maior safra desde 2017/2018. A safra anterior foi a recorde. 

Para acessar o relatório completo, clique abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.

ARTIGOS RELACIONADOS

Remuneração para produtores rurais por serviços ambientais é arma contra mudanças climáticas

Para professora da Trevisan, em tempos de eventos extremos é preciso um novo olhar sobre os negócios ambientais

Safra paulista de grãos deve crescer 5,53%

Destaque é o milho safrinha, com expectativa de alta de 18,6%.

Mudanças climáticas exigem maior cuidado com preparo do solo

O inverno começou na semana passada, mas a expectativa para este ano é que as temperaturas fiquem até 3 graus Celsius acima da média. Uso de ferticorretivos é fundamental para proteger o solo e garantir a produtividade das culturas mesmo com as variações climáticas

Especialistas alertam sobre perdas bilionárias

Para minimizar os impactos do clima como secas e enchentes, representantes do setor analisam soluções para colheitas da América do Norte, Brasil e Sul da Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797