29.4 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasTecnologia que evita desperdício de água no agronegócio

Tecnologia que evita desperdício de água no agronegócio

Divulgação

Muitas mudanças climáticas ocorrem com o início do verão ao redor do país, que podem afetar a agricultura e pecuária brasileira. Uma delas acontece pelo fenômeno climático La Niña. Segundo o relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), por causa deste fenômeno, em 2023 o sul do Brasil pode sofrer risco de estiagem. Com essa possível estiagem, o país pode enfrentar, novamente, uma crise hídrica. Conforme as estimativas da Ampere Consultoria, as condições de chuvas previstas para 2023 devem fazer com que o risco hidrológico para as geradoras hidrelétricas se situe na faixa de 85% na média de 2023.

Diante desse alerta, a preocupação em reduzir o uso de recursos naturais passa por diversos setores que precisam de água para manter a produtividade. O agronegócio depende de água para as tarefas como irrigação, cultivo da terra, solo e pulverização. A falta ou escassez do recurso pode comprometer até uma safra inteira. “Esse cenário de crise hídrica, que não é algo novo no Brasil, exige o uso de tecnologia que evite o desperdício de água, no agronegócio, na indústria e em diversos outros segmentos. Uma das alternativas mais utilizadas é a motobomba, que pode operar como um equipamento que atua em transferência de líquidos, sistemas de pulverização agrícola e aplicações de água”, explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos (empresa especializada em motores para diversos segmentos).

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) aponta que, a cada segundo, são retirados dos rios 184 metros cúbitos para uso industrial no Brasil. Setores de produção e fabricação de alimentos, bebidas, cosméticos e demais que lidam com armazenamento, resíduos e coletas de produtos, possuem o desafio de impor ações colaborativas para a preservação ambiental. Para isso, pode-se contar com a substituição de um maquinário que requer muito uso de água e energia, por equipamentos que reduzem perdas como vazamentos e gastos desnecessários.

Como uma alternativa tecnológica e econômica, o motor de motobomba pode ser usado em distribuição de água no geral. Além disso, as variedades para o setor agrícola podem incluir sistema de irrigação para o campo, cultivo de terra, solos e pastagens. “O motor de motobomba tem baixo índice de ruído, alto rendimento e eficiência que ajuda a evitar o desperdício e proporciona redução no consumo de energia.”, ressalta o diretor da Hercules Motores Elétricos.

ARTIGOS RELACIONADOS

A transformação digital chegou (e já faz tempo!) ao agronegócio

O agronegócio responde por quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A agropecuária se trata, portanto, de uma das forças impulsionadoras da economia nacional, com altas taxas de produção e exportação e que, assim como diversos outros setores, vem sendo fortemente impactada pela tecnologia nos últimos anos, antes mesmo da chegada da pandemia de Covid-19.

Agronegócio brasileiro bate recorde de receita com exportações

O agronegócio brasileiro atingiu recorde histórico de exportações no mês de agosto de 2021 ...

CBSementes abre com recorde de público e destaca a qualidade da semente como vetor do agronegócio

XXI Congresso Brasileiro de Sementes reuniu 1200 participantes nesta segunda-feira, na Expo Unimed, em Curitiba

Paixão pelo agro é entender o valor que o campo tem na vida das pessoas

Estar ao lado do produtor rural, desenvolvendo soluções que valorizam o trabalho no campo com inovação e tecnologia é o real significado de ter paixão pelo agro e isso a @fmcagricola TEM. Marcelo Magurno, diretor-geral da FMC, conta como essa paixão surgiu em sua vida e a influência da parceria com o trabalhador rural para a evolução da FMC. Assista ao vídeo completo e conheça por que a #FMCTEMPaixãoPeloAgro. https://fmcagricola.com.br?utm_source=campo-negocios&utm_medium=awareness&utm_campaign=fmc-tem&utm_content=paixao-pelo-agro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!