33.6 C
Uberlândia
sábado, outubro 5, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCampanha estimula consumo de banana e uva que estão na safra com...

Campanha estimula consumo de banana e uva que estão na safra com bom preço e qualidade

Divulgação
IFPA

É tempo da safra de banana e da uva, duas frutas campeãs do gosto do brasileiro e do mundo. A IFPA, entidade global que representa a indústria de produtos frescos, oferece ao varejo a Campanha de Sazonalidade da banana e da uva, voltada a estimular o consumo dessas frutas no varejo.

A IFPA disponibiliza um kit gratuito com materiais para redes sociais com informações dos benefícios das frutas, lindas imagens, para folhetos, e-book de receitas e vídeos que vão ajudar o varejo nas campanhas de marketing.       

A safra de banana em 2024 apresentou uma significativa instabilidade. Rafaela Fava – Diretora da Frutas Fava – um dos maiores produtores de banana do Brasil – e Conselheira da IFPA informa que o início do ano foi marcado por uma produção abundante e preços baixos, devido à grande oferta de frutas. “No entanto, a partir de maio, o cenário mudou drasticamente. A ocorrência de secas intensas, seguida por um período de frio, impactou negativamente a produção e a qualidade das bananas. A seca provocou uma queda na produção e um aumento nos preços, enquanto o frio prejudicou a aparência das frutas. Embora a região norte de Minas Gerais tenha mantido uma produção de boa qualidade, a média nacional foi afetada. Estima-se que a produção continue instável até dezembro, com uma gradual recuperação e queda nos preços”, conclui Rafaela Fava.

A safra de uva em 2024 enfrentou desafios ainda maiores. “As chuvas excessivas no primeiro semestre causaram diversos problemas para os produtores. A fruta madura rachou, a florada foi prejudicada pela água e a incidência de doenças aumentou devido ao excesso de umidade. Como consequência, a produção de uva em 2024 deve apresentar uma redução de 20% a 30% em relação aos anos anteriores. Apesar da menor produção, a qualidade das uvas está sendo considerada boa, e os preços no mercado interno e externo estão elevados”, explica Junior Silveira, sócio-diretor da Xportare.

Tanto a banana quanto a uva enfrentaram desafios significativos em 2024, principalmente devido às condições climáticas adversas. No entanto, essas frutas continuam sendo importantes para a economia brasileira e possuem um mercado consumidor bastante expressivo.

A Campanha de Sazonalidade da IFPA para a banana e a uva ajuda a enfrentar os desafios dessas culturas e para ter acesso ao kit gratuito das Campanhas de Sazonalidade da Banana e da Uva, os varejistas devem acessar os  links – UVA –  https://bit.ly/CampUva24  e BANANA –  https://bit.ly/Banana24

Ao utilizar os materiais da campanha, os varejistas contribuem para a promoção da educação e fortalecimento do setor de FFLV no Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo nutricional da bananeira

Um manejo nutricional adequado é a chave para o sucesso no cultivo da bananeira.

Cultivo de banana da terra garante lucro

José Clélio de Andrade Engenheiro agrônomo, DSc.em Agronomia e pesquisador da SEAPA/EPAMIG jclelio@epamig.br   A produção nacional de banana da terra, também chamada plátanos, é estimada em torno...

As ferramentas digitais agilizam processo de monitoramento?

Autores Lucas dos Santos Corrêa Engenheiro agrícola e ambiental lucas.santos@mvragro.com.br  Mauricio Nicocelli Netto Engenheiro agrônomo mauricionicocelli@gmail.com O agronegócio brasileiro é o...

Como manter bananais livres de doenças?

AutoresGlaucio da Cruz Genuncio Doutor e professor de Fruticultura – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) glauciogenuncio@gmail.com Elisamara Caldeira do Nascimento Doutora e professora...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!