21.4 C
Uberlândia
quarta-feira, dezembro 4, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesÁrea cultivada com bioinsumos cresce 50% na última safra

Área cultivada com bioinsumos cresce 50% na última safra

Resultados de estudo inédito do FGV Agro serão divulgados no Fórum Bioinsumos Brasil, que discutirá mercado, inovação e regulamentação do setor, em Brasília, dia 6

Divulgação

Estudo inédito do FGV Agro revelou crescimento de 50% da área cultivada com bioinsumos no país entre as safras 2021/22 e 2023/24. A pesquisa completa será apresentada no Fórum Bioinsumos Brasil, que será realizado no dia 6 de novembro, em Brasília (DF). O encontro, organizado pela CropLife Brasil (CLB), entidade que representa a indústria de pesquisa e desenvolvimento de bioinsumos, reunirá governo, academia e produtores rurais para discutir o papel dos produtos biológicos para práticas sustentáveis na agricultura.

O dado reforça o protagonismo brasileiro no ranking global de bioinsumos, que tem crescimento médio anual de 21%, quatro vezes superior à média mundial nos últimos três anos. O estudo do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas também trará os avanços e desafios para a expansão desse mercado, que registrou R$ 5 bilhões em vendas na safra 2023/24, de acordo com dados da CropLife Brasil, divulgados em junho deste ano.

A diretora de Bioinsumos da CLB, Amália Borsari, destaca a importância desse tipo de estudo para a profissionalização e desenvolvimento do setor. “Este trabalho reforça a importância da inovação e da ciência na agricultura sustentável. Os números que serão apresentados comprovam que o uso dos bioinsumos nas lavouras brasileiras é uma realidade, além do potencial do Brasil se tornar plataforma exportadora dessa tecnologia”, completa.

Sinergia de tecnologias e políticas públicas

Além do crescimento econômico do setor, o documento ressalta a sinergia entre bioinsumos e outras tecnologias agrícolas para o aumento da eficiência e produtividade no campo. Benefícios ambientais, como a melhoria da qualidade do solo e a promoção da biodiversidade, também são apontados como diferenciais da utilização do insumo como complemento no manejo integrado de pragas. O estudo ressalta a adoção de boas práticas agrícolas, da fiscalização e do controle de qualidade dos produtos biológicos agrícolas para garantia da segurança e eficácia da tecnologia.

Outro aspecto prioritário trazido no levantamento é sobre a criação de um ambiente regulatório transparente e seguro para investimentos e o desenvolvimento dos bioinsumos, com políticas públicas que incentivem a adoção, a pesquisa e o desenvolvimento no setor público e privado. “Essa pesquisa reforça a importância de olharmos para o futuro da agricultura, com foco nos desafios do planeta. E a sustentabilidade, sem dúvidas, é um deles,” complementa Eduardo Leão, presidente da CropLife Brasil.

Presenças

Na lista de palestrantes estão o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, Carlos Goulart, o senador Zequinha Marinho (PODE-PA), os deputados federais Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP), Nilto Tatto (PT-SP) e Zé Vitor (PL-MG), os ex-ministros Aldo Rebelo e Roberto Rodrigues, além dos pesquisadores da Embrapa, Mariângela Hungria e Marcelo Morandi, e da produtora rural Ana Carolina Zimmermann.

Os debates serão mediados pela jornalista Giuliana Morrone. Os detalhes da programação e o link para as inscrições estão disponíveis no site do Fórum Bioinsumos Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Biológico não é tudo igual

Promover resultados eficientes a partir da aplicação segura e precisa estão entre ...

Bioinsumos impulsionam agricultura sustentável

Fertilizando o futuro sustentável da agricultura com bioinsumos inovadores.

Fertilizantes com bioinsumos promovem mais nutrientes

A combinação de fertilizantes com bioinsumos potencializa a nutrição das plantas.

Sindiveg apoia fórum sobre adoção e regulamentação de bioinsumos

Evento reunirá especialistas em Brasília, nos dias 27 e 28 de junho, para discutir desafios e oportunidades dessas inovações na agricultura sustentável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!