20.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasÓleos vegetais x gorduras de origem animal: especialista aponta a melhor opção...

Óleos vegetais x gorduras de origem animal: especialista aponta a melhor opção para o dia a dia

A variedade e disponibilidade de óleos vegetais e gorduras de origem animal, frequentemente utilizados nos mais diversos preparos culinários, concedem a possibilidade de escolha e preferência das pessoas que irão consumir esses ingredientes em seu dia a dia. Com características distintas que envolvem sabor, textura e qualidade nutricional dos pratos, ao optar por um desses óleos ou gorduras deve se levar em conta, sobretudo, os benefícios oferecidos à saúde de modo geral.

De acordo com a nutricionista Dra. Aline Maldonado F. de Alcântara, consultada pela Josapar sobre o assunto, o azeite de oliva extravirgem – a exemplo do Azeite Nova Oliva, produzido pela companhia – é uma gordura saudável capaz de enriquecer as refeições diárias. Ele pode ser consumido tanto in natura, quanto para cozinhar em temperaturas moderadas, com benefícios à saúde cerebral e do coração, ajuda no controle do diabetes, ação anti-inflamatória e auxílio na perda de peso.

“A melhor maneira de consumir o azeite é na apresentação in natura, em pratos frios, como saladas, pães e patês. Pode ser utilizado também em cozidos e refogados, marinadas, assados e até sobremesas, somente tomando cuidado para que ele não queime e perca suas propriedades, já que seu ponto de fumaça é menor quando comparado a outros óleos vegetais”, explica Dra. Aline.

Sobre os demais tipos de óleos e gorduras, a nutricionista comenta que cada um tem o seu valor nutricional, vantagens e desvantagens, devendo ser consumidos em menor quantidade e frequência. “O óleo de girassol, por exemplo, é rico em vitamina E e antioxidantes, mas assim como o óleo de milho e de soja, contém ômega-6, o que pode contribuir para processos inflamatórios se consumido em excesso. Gorduras animais, como a manteiga e a banha de porco, por sua vez, se destacam pelo sabor e nutrientes específicos, mas devem ser consumidas com moderação em função do percentual de saturação, o que eleva os níveis de colesterol ruim”, aponta.

Já o azeite de oliva, em contrapartida, por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ômega 9, e em polifenóis, ajuda na redução do colesterol ruim (LDL), na elevação do colesterol bom (HDL) e suas propriedades antioxidantes podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

“Essas propriedades colocam o azeite de oliva como uma escolha saudável para o dia a dia. Sua composição atua também com ação anti-inflamatória, combatendo as toxinas que são prejudiciais à saúde e proporcionando efeito analgésico ao organismo. Isso reduz o risco de doenças crônicas como a artrite reumatoide e a síndrome metabólica, uma condição que se caracteriza por uma série de fatores como hipertensão, glicose elevada e excesso de gordura abdominal, típicos de um organismo inflamado”, conclui Dra. Aline.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tratamento das mudas com reguladores vegetais para enraizamento

José Geraldo Mageste Doutor e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) jgmageste@ufu.br Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia na UFU ferbacilieri@zipmail.com.br Vinicius Evangelista...

Fertilizante rico em ácidos húmicos beneficia macieiras

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de...

Florada do tomateiro exige manejo nutricional equilibrado

  Leandro Hahn Engenheiro agrônomo, doutor e pesquisador da Epagri e professor da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) leandrohahn@epagri.sc.gov.br Estevão Varela Ferreira Graduando em Agronomia na...

Cultivo de pimentas – Um ‘tempero’ a mais na renda agrícola

O cultivo da pimenta tem sido o tempero principal para a economia da Agroindústria Sabor da Colônia, localizada nazona rural de Turuçu (RS). A...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!