A Bionat Soluções Biológicas, referência em bioinsumos, celebra cinco anos de atuação com o lançamento de três tecnologias exclusivas em 2024: Peregrino, Spaiteran e Dissara. As inovações foram apresentadas em eventos de destaque no Brasil e Paraguai, consolidando o caráter inovador da empresa. “Nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento de tecnologias exclusivas para o mercado agrícola é o que nos diferencia. Esses lançamentos demonstram nosso foco em oferecer aos agricultores ferramentas eficazes, seguras e sustentáveis para o manejo de pragas e doenças”, destaca Dr. Álefe Borges, gestor de produtos da Bionat.
Peregrino: proteção integrada contra nematoides e fungos
Lançado em fevereiro no Show Rural Coopavel e em setembro no Congresso Brasileiro de Nematologia, o Peregrino combina cepas exclusivas de Bacillus subtilis e Bacillus velezensis, fruto de uma parceria com a ESALQ-USP. Registrado inicialmente como bionematicida, o produto teve seu espectro de ação ampliado em novembro para o controle de doenças como podridão-radicular-seca (Fusarium solani f.sp. phaseoli) e podridão-cinzenta-do-caule (Macrophomina phaseolina). Com quatro modos de ação, o Peregrino protege as raízes desde o plantio, garantindo maior saúde para as plantas.
Spaiteran: a inovação no controle do bicudo-da-cana e da broca-do-café
Apresentado em setembro no Congresso Técnico Global Cana, o Spaiteran é o bioinseticida mais concentrado do mercado para o controle do bicudo-da-cana (Sphenophorus levis), praga que compromete a produtividade e longevidade dos canaviais. Desenvolvido em parceria com a EMBRAPA, o produto é composto por Beauveria bassiana CG1420, com alta virulência e rápida germinação. Com lançamento no mercado cafeeiro previsto para 2025, o Spaiteran também possui resultados comprovados no combate à broca-do-café (Hypothenemus hampei).
Dissara: controle total de lagartas em qualquer estágio
Ainda em setembro, o bioinseticida Dissara foi lançado no Congresso Brasileiro do Algodão, em Fortaleza – CE, e no Master Meeting Milho e Algodão, em Sorriso – MT. Dissara é uma tecnologia inovadora desenvolvida pela Bionat em parceria com a EMBRAPA. Com ação de contato e ingestão, o produto é eficaz contra seis importantes espécies de lagartas que causam prejuízos significativos à agricultura: lagarta-da-soja (Chrysodeixis includens), lagarta-falsa-medideira (Anticarsia gemmatalis), helicoverpa (Helicoverpa armigera), lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), lagarta-preta ou lagarta-das-vagens (Spodoptera cosmioides), e lagarta-das-folhas (Spodoptera eridania).
A formulação combina cepas exclusivas de Metarhizium rileyi CG1153 e Bacillus thuringiensis S234, que atuam de maneira complementar. Os conídios de M. rileyi aderem às lagartas, germinam e penetram em seus corpos, levando à morte por parasitismo. Após a infecção, a esporulação do fungo nos corpos das lagartas cria um efeito epizoótico, garantindo persistência prolongada do controle no ambiente. Além disso, as toxinas de B. thuringiensis atuam de forma eficiente após a ingestão das folhas tratadas, ligando-se a receptores no intestino das lagartas, o que interrompe sua alimentação em até 48 horas, reduzindo rapidamente os danos às lavouras.
A marca da inovação e sustentabilidade
A Bionat Soluções Biológicas é a primeira empresa nacional a conquistar a certificação ISO 14001:2015. Sua linha de produtos abrange biofungicidas, bionematicidas, bioinseticidas, bioacaricidas e promotores de crescimento, com presença no Brasil e Paraguai, mirando novas entradas em países da América do Sul.
Com os lançamentos de 2024, a empresa reafirma sua missão de transformar a agricultura através de soluções biológicas eficazes e sustentáveis, garantindo maior produtividade e saúde para os cultivos agrícolas.