19.6 C
Uberlândia
sexta-feira, dezembro 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasEfeitos climáticos em 2025: como ações imediatas podem mudar o rumo do...

Efeitos climáticos em 2025: como ações imediatas podem mudar o rumo do planeta

Com a intensificação dos efeitos das mudanças climáticas, especialista destaca a urgência de políticas e tecnologias para evitar danos à sociedade e ao meio ambiente

Foto: Pixabay

As mudanças climáticas continuam a moldar a realidade do planeta, e as projeções para 2025 não deixam dúvidas: os impactos serão mais intensos e exigirão esforços conjuntos entre sociedade, empresas e governos. De enchentes urbanas a perdas na produção agrícola, passando por eventos climáticos extremos, o ano de 2025 deve evidenciar a urgência de ações efetivas.

De acordo com Rodrigo Salvetti, geólogo e professor do curso de Ciências Biológicas do CEUNSP, as áreas urbanas enfrentarão desafios crescentes com enchentes e alagamentos frequentes devido à impermeabilização do solo e à intensificação das chuvas. Nas áreas rurais, o excesso de chuva em períodos concentrados, pode causar erosão, prejudicando a fertilidade do solo e a produtividade agrícola.

“Estamos diante de um cenário em que o desequilíbrio climático não afeta apenas o meio ambiente, mas toda a estrutura econômica e social. É hora de tomarmos decisões mais ousadas e cumprirmos as promessas feitas em acordos como o de Paris”, afirma Salvetti.

As inovações tecnológicas têm papel central na mitigação dos impactos climáticos. Fontes de energia renovável, como solar e eólica, são alternativas viáveis para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Além disso, as tecnologias emergentes, como células de hidrogênio e avanços na fusão nuclear, oferecem perspectivas promissoras. O especialista explica que “enquanto as soluções ainda se consolidam, ações como o plantio massivo de árvores e a preservação de florestas são estratégias rápidas e eficientes para capturar carbono e reduzir os gases de evento estufa”.

Outro ponto crucial é a segurança alimentar. Alterações no padrão de chuvas e eventos climáticos extremos estão desafiando a produção agrícola em todo o mundo. Salvetti alerta que é fundamental investir em irrigação eficiente, desenvolvimento de espécies resistentes às novas condições climáticas e na adaptação de áreas agrícolas para garantir o equilíbrio entre oferta e demanda.

Além disso, o papel da população e das empresas também é um fator decisivo. A adoção de práticas como o uso de transporte sustentável, a redução do consumo energético e a geração de energia limpa são passos importantes. “A responsabilidade é coletiva. Enquanto governos precisam acelerar suas metas climáticas, cada indivíduo e organização pode adotar medidas para reduzir seu impacto no planeta”, conclui o docente.

Com a chegada de 2025, o especialista reforça que o tempo para agir é agora. Enfrentar as mudanças climáticas requer, não apenas compromisso público, mas a mobilização da sociedade em todas as suas esferas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Projeto global “THE GIGATON CHALLENGE”,

UPL e FIFA Foundation convidam para o lançamento do projeto global “THE GIGATON CHALLENGE”,

Integração Lavoura

Palestra que integrava programação da Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorre no dia 11 de março

Corte de soqueira – Opção sustentável para adubação da cana

Autores Renato Passos Brandão Gerente Especialista em Nutrição Vegetal Rafael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico de São Paulo e Sul de Minas Gerais A...

Aviação agrícola na proteção de florestas é tema de seminário gratuito na FCA/Unesp

Evento em 21 de março tem inscrições abertas e celebrará o Dia Internacional das Florestas com presença de algumas das maiores autoridades acadêmicas do País em abelhas, controle biológico de pragas e aplicações aéreas – abordando legislação, tecnologias e boas práticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!