19.9 C
Uberlândia
domingo, dezembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasProdutores de cana investem em fertilizantes organominerais pós-queimadas

Produtores de cana investem em fertilizantes organominerais pós-queimadas

Formulado à base de cama de aves, solução melhora a eficiência na produção de álcool e açúcar pelo acúmulo de reservas

Divulgação

A estimativa de produção brasileira de cana-de-açúcar na safra 2024/2025 é estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 689,8 milhões de toneladas, frente aos 713,2 milhões de toneladas registrados em 2023/24.  De acordo com os especialistas, os baixos índices pluviométricos aliados às altas temperaturas e as queimadas são os principais fatores que devem reduzir a produção em relação à safra passada.

Diante desse cenário, a prioridade do setor produtivo da cana-de-açúcar é elevar a matéria-orgânica e biota para melhorar a saúde do solo. Uma das soluções que vem sendo utilizada pelos produtores são os chamados fertilizantes organominerais, que potencializam a atividade fotossintética, aumenta o aproveitamento de nitrogênio e, principalmente, melhora a eficiência na produção de álcool e açúcar pelo acúmulo de reservas. Além disso, ao longo das safras, é possível observar uma melhorar significativa na produtividade.

Este foi o caminho que seguiu o produtor Leandro Argeli, que cultiva lavoura de cana na região de Ribeirão Preto (SP). “Optei pelo fertilizante da Terraplant por causa da matéria-prima rica em nutrientes. Venho aplicando há 4 safras e notei um incremento de produtividade na última safra de cerca de 10%, devido à matéria orgânica disponível no solo e um maior aproveitamento do adubo pela planta, deixando a lavoura mais verde e mais bonita. Ao longos dos ciclos, notei também que o fertilizante vai trazendo a correção do perfil de solo, melhorando a microbiota”, afirma o produtor. A tecnologia aplicada é o MinerCana, um fertilizante premium que apresenta uma excelente relação entre os macronutrientes primários e secundários, além de uma disponibilidade de micronutrientes essenciais para impulsionar a produtividade. Na tecnologia do MinerCana, a matéria-prima é composta exclusivamente por camas de aves.

“O organomineral atua na construção do perfil e condicionamento do solo, tornando-o mais resiliente aos fatores climáticos. Ou seja, o resultado vai sendo atingido exponencialmente ao longo dos ciclos”, explica Alex Becker, Doutor em Solos e Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Terraplant.

A empresa, sediada em Chapecó (SC), desenvolve há mais de 23 anos fertilizantes orgânicos e organominerais utilizando como matéria-prima as camas de aves. Além de ser um excelente fertilizante e maximizar a produção da lavoura, a prática da utilização da cama de aves para a fabricação do produto é alinhada à preocupação com a preservação do meio ambiente e aos preceitos da economia circular, já que reutiliza toda essa matéria-prima que seria descartada no meio ambiente. 

Na cana-de-açúcar, são usados para melhorar a produtividade e o desenvolvimento da cultura, através da melhora das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, além de aumentar a eficiência na absorção de água e nutrientes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivares de café da EPAMIG se destacam em Prêmio do Cerrado Mineiro

As cultivares MGS Paraíso 2 e MGS Turmalina, desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), foram destaques na 12ª edição do Prêmio de Cafés do Cerrado Mineiro,...

Incremento na produtividade do feijão

Aumente a produtividade do seu feijão com o tratamento de sementes e bioestimulantes.

Embrapa Cocais implanta hortas comunitárias

A agricultura urbana e periurbana vem sendo praticada no Brasil e no mundo para melhorar ...

Estufas solares: alternativa para agricultura sustentável

Vantagens e desvantagens das estufas solares, a viabilidade dessa tecnologia e como usar na prática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!