21.6 C
Uberlândia
sábado, janeiro 4, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGreening: ráfia aluminizada é um aliado

Greening: ráfia aluminizada é um aliado

Crédito: Fundecitrus

Paula Rocha Guimarães
Engenheira agrônoma – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e consultora técnica em frutas tropicais
paula.rocha.guimaraes@gmail.com
Walleska Silva Torsian
Engenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia – ESALQ/USP
walleskatorsian@usp.br

Uma tecnologia que está em alta em citros é o uso de ráfia aluminizada, garantindo redução de custos e sustentabilidade. A ráfia aluminizada é uma técnica aplicada principalmente em plantas jovens, com menos de três anos de transplante. Tem se mostrado eficaz no controle de pragas e plantas daninhas, com destaque para o psilídeo, vetor do Greening (Huanglongbing ou HLB), uma das doenças mais devastadoras dos citros.

Ao impedir a proliferação do psilídeo, a técnica reduz significativamente a necessidade do uso de inseticidas, reduzindo, então, o uso de inseticidas. A ráfia também auxilia no controle de plantas daninhas, evitando que o sol chegue à superfície do solo, e assim a planta daninha não se desenvolve.

Retém a umidade no solo, evitando a perda da água por evaporação, entre outros benefícios. Com o uso da ráfia, o produtor tem uma redução nos custos com inseticidas e herbicidas nos três primeiros anos da cultura.

Ação imediata

A ráfia aluminizada reflete a radiação solar, repelindo totalmente os psilídeos da área e impedindo a contaminação das plantas pelo HLB. Já em questão de uso sustentável da água no manejo da irrigação do pomar, a técnica permite que o sistema de irrigação fique embaixo do plástico, sendo protegido, aumentando a durabilidade e otimizando o uso da água pelas plantas, bem como a eficiência hídrica da irrigação.

Se faz necessário o uso de sistema via gotejo, sendo que a mangueira deve ser instalada abaixo do plástico.

Devido à redução do uso de herbicidas nas áreas de citros com o uso do mulching, proteção do solo e redução da incidência de plantas daninhas competindo por nutrientes, água e sol, redução de erosão do solo, melhor otimização do uso da água pelas plantas, as árvores de citros em sua fase inicial de desenvolvimento (até três anos) conseguem se desenvolver com mais vigor.

Manejo

A instalação do mulching pode ser feita tanto de forma manual, com o uso de mão de obra instalando o plástico, como com o auxílio de implementos agrícolas específicos. Devido aos benefícios do uso do mulching, observa-se uma drástica redução dos custos de utilização de inseticidas, herbicidas, roçagem manual e energia do sistema de irrigação.

Esta técnica, por si só, paga o investimento e traz redução de custo significativo para o produtor ao longo dos três primeiros anos de cultura, devido à sua durabilidade, favorecendo o fluxo de caixa do produtor.

Em média, os citros demoram dois anos para começarem a produzir. Assim, o valor da venda das frutas poderá ser utilizado em outros pontos necessários para o manejo, como a adubação e colheita.

ARTIGOS RELACIONADOS

Psilídeo é o inimigo número 1 da citricultura

  O inseto é o vetor das bactérias que causam o greening, principal doença que afeta a citricultura Brasileira. Sua proliferação é alta e rápida,...

Benefícios dos organominerais para a citricultura

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Novo fertilizante foliar blinda plantas da folha até a raiz

Tecnologia desenvolvida pela Kimberlit Agrociências, Hulk, atua na resistência das culturas contra pragas, doenças, falta de água, excesso de luminosidade e nematoides  As variações climáticas...

Plantar São João – Especialista em sacos para mudas

Apesar de seu nome levar o verbo plantar, a empresa Plantar São João é uma especialista em saquinhos para mudas de viveiros, e vem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!