Vanderlei Varisi
Melhorista de tomate e pimentão – KWS
A KWS tem no cultivo do tomate um dos pilares de sua estratégia para o mercado global de hortaliças. Sabendo da necessidade de trazer ao Brasil e América do Sul variedades adaptadas às condições ambientais da região e às necessidades dos produtores locais, a empresa tem investido em dois programas de melhoramento de tomate (determinado e indeterminado).
Desde 2021, pesquisas estão sendo conduzidas no nosso centro de pesquisa em Uberlândia (MG) para a obtenção de variedades de tomate determinado adaptadas às condições das principais áreas produtoras do Brasil.
Resistência às doenças
Características como resistências às principais doenças, produtividade em condições de altas temperaturas, qualidade de frutos, transportabilidade e pós-colheita são consideradas fundamentais durante as fases de desenvolvimento de nossas novas variedades.
Com um programa que combina metodologias clássicas de melhoramento e o uso das mais recentes tecnologias, suportadas pelos nossos laboratórios na Alemanha e o nosso departamento local de fitopatologia, o programa busca aproveitar a diversidade climática do nosso país, que permite acelerar os processos de melhoramento e trazer novas variedades ao mercado em um menor intervalo de tempo.
Estrutura completa
Dispondo de equipes de vendas, desenvolvimento e melhoramento, que possuem um profundo conhecimento do mercado sul-americano, o programa também tem a oportunidade de buscar novas soluções para outros países, como a Argentina, Chile e Peru.
Sendo uma empresa de tradição global na indústria de sementes que remonta ao ano de 1856 e que mantém um compromisso pela busca de soluções inovadoras, a KWS Brasil vem se posicionando como uma importante empresa com foco no desenvolvimento de variedades de tomate determinado, já oferecendo dois híbridos de tomate determinado saladete ao mercado brasileiro: Kenzo e Funky.