27.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Destaques Novas variedades de soja

Novas variedades de soja

Emerson TrogelloEngenheiro agrônomo e professor – IF Goiano Campus Morrinhosemerson.trogello@ifgoiano.edu.br

Ricardo Souza LimaEngenheiro agrônomo e coordenador de sementes – Complem Agrícola – Morrinhosricardo.lima@complem.com.br 

Francisco José LevinskiEngenheiro agrônomo e representante comercial – Sementes Oilema francisco@sementesoilema.com.br

Soja – Créditos: shurtterstock

A cultura da soja continua a avançar em importância dentro do setor agropecuário. Segundo o último relatório da Conab, de abril de 2021, estimou-se uma área semeada de aproximadamente 38 milhões de hectares, com uma produtividade média de 3.523 kg ha-1, culminando em uma produção de 135 milhões de toneladas de grãos. A produtividade vem aumentando gradativamente, ano após ano, o que nos torna competitivos em relação a outros mercados.

A produtividade da cultura da soja depende de inúmeros fatores, mas podemos resumi-los como sendo a interação da genética com o ambiente. Desta forma, é imprescindível escolher uma variedade de soja adequada para seu ambiente, fazer com que esta variedade chegue com potencial de germinação e vigor de sementes, e garantir o melhor ambiente produtivo para que a mesma expresse seu potencial. Vários destes fatores ambientais, infelizmente, não conseguimos controlar.

A genética

As sementes sempre foram o insumo primordial para se ter uma colheita de sucesso, o pontapé inicial de uma jornada desafiadora que em média, atualmente, se resume entre 100 a 120 dias (Cultura da Soja).

O melhoramento genético vem trabalhando incansavelmente para buscar materiais que atendam as demandas do campo. Uma das principais conquistas deste processo de melhoramento foi a seleção de materiais com período juvenil longo, o que contribuiu para que a cultura da soja se expandisse para o centro-oeste brasileiro, e agora para as novas fronteiras agrícolas.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Novas variedades de soja