24.6 C
Uberlândia
quarta-feira, janeiro 22, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasEtapa de enchimento de grãos exige atenção redobrada para bom rendimento da...

Etapa de enchimento de grãos exige atenção redobrada para bom rendimento da soja

Foto: Pixabay

O clima contribuiu para a implantação e o desenvolvimento inicial da soja, que tem condições de atingir 166 milhões de toneladas e ser recorde. Porém, para o melhor rendimento possível os agricultores devem se atentar à fase de enchimento dos grãos, período que exige nutrientes essenciais para a soja.

“Durante o enchimento, a demanda por nutrientes aumenta e deficiências podem comprometer o peso e a qualidade dos grãos, afetando o rendimento final e o valor comercial da colheita. Além disso, sementes mal formadas comprometem o vigor e a germinação, prejudicando a qualidade para replantio”, explica Bernardo Borges, gerente técnico da BRQ Brasilquímica.

De acordo com o especialista, deficiências nutricionais ou estresse hídrico nessa fase podem causar perdas de até 30% na produtividade total, dependendo da gravidade do problema. Segundo a Embrapa, o período de maior consumo hídrico ocorre na fase de florescimento até o completo enchimento dos grãos (R1-R6). É nesse período que as plantas necessitam de 7 a 8 mm de água por dia.

“Além de monitoramento constante para evitar estresse, a soja também exige macronutrientes, como nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K) e enxofre (S), que são fundamentais para crescimento, formação de proteínas e desenvolvimento estrutural da planta, e micronutrientes, como boro (B) e zinco (Zn), que regulam os processos metabólicos e enzimáticos. O enxofre, em especial, é indispensável para a síntese de aminoácidos e proteínas”, completa Borges.

Os agricultores têm à disposição soluções altamente eficazes para atender às necessidades nutricionais da soja. É o caso de QualyMix Suporte, da BRQ, que possui em sua formulação potássio, enxofre, cobre, manganês e zinco, que auxiliam o enchimento dos grãos e promovem equilíbrio nutricional, ativação enzimática e resistência ao estresse. Outro produto oferecido pela empresa é N5, com cinco fontes de nitrogênio, que com uma liberação gradual desse nutriente atende às demandas energéticas da planta em todas as fases do ciclo produtivo.

“Nosso portfólio conta com diversas soluções, como SK3030, à base de sulfeto de potássio, que fornece potássio de alta eficiência e enxofre, essenciais para o transporte de fotoassimilados e a formação de proteínas, e Boro10, à base de boro MEA, que melhora a divisão e a estabilidade da parede celular e absorção do nutriente pela planta, fundamentais para o enchimento dos grãos. Esses produtos, utilizados estrategicamente, fazem com que a soja receba todos os nutrientes essenciais de maneira equilibrada ao longo de todo o ciclo da cultura para maximizar a produtividade e garantir uma colheita de qualidade”, finaliza o gerente técnico da BRQ.

ARTIGOS RELACIONADOS

Lavouras melhoram desempenho

As condições das lavouras de soja melhoraram após um começo de temporada marcado pela ...

Qual a tendência do tratamento de soja?

Anne Carolline Maia Linhares Licenciada em Ciências Agrárias e Doutoranda em Ciência do Solo - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anemaia-16@hotmail.com Maria Idaline...

Mais produtividade em grãos

Uma técnica de plantio aplicada nas terras baixas gaúchas foi capaz de garantir uma ...

Agricultores se preparam para planejar safra de soja convencional de 2023/24

A expectativa é que o otimismo no nicho de soja não-transgênica continue pelas próximas safras em Mato Grosso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!