22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasPesquisadora da Epagri vence Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura

Pesquisadora da Epagri vence Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura

Janaína campo 

Janaína Pereira dos Santos, pesquisadora da Epagri na Estação Experimental de Caçador, é a vencedora do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2016 na categoria Doutor. O prêmio é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) para destacar os melhores trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado desenvolvidos em instituições brasileiras e do exterior.

A vencedora inscreveu o artigo “Suscetibilidade de genótipos de macieira a Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae) em diferentes condições de infestação“, resultado de sua tese de doutorado defendida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa avalia a suscetibilidade da macieira à mosca-das-frutas, que é a principal praga que ataca as frutíferas tropicais e de clima temperado. “Trabalho com a mosca-das-frutas há 12 anos na Epagri, me especializei nisso, então são 12 anos de trabalho reconhecido, de todo o esforço de laboratório, de campo e de doutorado“, comemora.

A etapa final do prêmio ocorreu no XXIV Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado em São Luís (MA) na última semana, quando os cinco finalistas defenderam seus trabalhos diante de uma Comissão Científica Julgadora. Os artigos foram avaliados com base em critérios como relevância do tema, originalidade, inovação, fundamentação teórica, adequação da metodologia, qualidade dos resultados, importância para a fruticultura brasileira e mérito científico.

Janaína recebeu, como premiação, um certificado de Menção Honrosa, um ano de anuidade da SBF e uma máquina fotográfica profissional. A vencedora é engenheira-agrônoma formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001) e tem mestrado (2005) e doutorado (2013) em Fitotecnia/Entomologia pela UFRGS. Desde 2004, atua como pesquisadora na Epagri.

Além de Janaína, o pesquisador Henrique Belmonte Petry, da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, integrou a lista de finalistas com o trabalho “Root distribution of peach rootstocks affected by soil compaction and acidity“. Todos os finalistas receberam certificado de menção honrosa e um ano de anuidade da SBF.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pragas do maracujazeiro – Desafio na busca por altas produtividades

Givago Coutinho Engenheiro agrônomo e doutor em Fruticultura givago_agro@hotmail.com Herick Fernando de Jesus Silva Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia " Universidade Federal de Uberlândia (UFU) O...

Drones na heveicultura – O futuro presente no campo

Autores Vitor Muller Anunciato Leandro Bianchi leandro_bianchii@hotmail.com Roque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Engenheiros agrônomos, mestres e doutorando em Proteção de Plantas – UNESP -...

A hora da colheita da manga

Givago Coutinho Engenheiro agrônomo e doutor em Fruticultura givago_agro@hotmail.com Herick Fernando de Jesus Silva Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia/UFU herickfernando@gmail.com   O critério mais usado para a...

Silício aumenta a resistência da melancia a pragas e doenças

Um dos grandes desafios encontrado no cultivo da melancia é reduzir os prejuízos na produtividade e na qualidade do produto em função do ataque de insetos-pragas e de microrganismos causadores de doenças. Dentre os elementos minerais utilizados no manejo integrado de pragas e doenças de plantas, o silício (Si) tem proporcionado resultados positivos. Neste contexto, o Si apresenta-se como mais uma estratégia para reduzir a severidade de doenças na cultura da melancia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!