24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosCESIS Consultoria - A palavra de quem entende

CESIS Consultoria – A palavra de quem entende

Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

A CESIS Consultoria, sediada em Brasília (DF), trabalha com o registro de produtos, sendo uma empresa especializada na área de biológicos. “Atendemos a esse mercado desde o surgimento da nossa empresa, em 2005. Antes disso já trabalhávamos na área, assim como todos que fazem parte da nossa equipe, que já atuaram junto a órgãos do governo“, relata Maria Luiza Castro, diretora técnica da empresa.

Há 11 anos no mercado, a CESIS atua com uma diversidade de produtos, e conta atualmente com 10 pessoas. “Além do time Brasil, por meio de parceiros, somos representados no mundo todo“, diz Francys Mara Ferreira Vilella, também diretora da CESIS.

A CESIS é formada por uma equipe multidisciplinar, com profissionais de várias áreas para atender a cada requisito da legislação.  “Trabalhamos com o registro de agrotóxicos, seus componentes e afins que incluem uma gama de produtos, como os químicos convencionais, os produtos microbiológicos, os semioquímicos, os bioquímicos e ainda os agentes biológicos de controle, que são os insetos, os parasitoides, os predadores e os nematoides entomopatogênicos“, detalha Maria Luiza Castro.

Ainda segundo ela, a CESIS atua também com outras legislações, ligadas também ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que registram produtos como fertilizantes, inoculantes, bioestimulantes, à ANVISA, com o registro de produtos domissanitários, além deremediadores para uso em ambientes poluídos com registro no IBAMA.

Vantagens da consultoria para registro de produtos

A maioria das pessoas imagina que para formatar um processo de registro é preciso apenas juntar documentos, o que não é verdade. A regulação exige que seja submetido a um processode registro, ou seja, precisa ser elaborado e pensadoestrategicamente, antecipadamente.

Então, explica Maria Luiza,“a CESIS trabalha com uma assessoria dentro do que chamamos de Inteligência Regulatória, elaborando estratégias diferentes para cada empresa e produto, visando uma melhor tramitação dos seus processos dentro do âmbito do governo.Por isso monitoramos e intermediamos a realização de estudos que farão parte dos dossiês, ajudamos na elaboração dos documentos, montamos o processo como um todo, fazemos o acompanhamento desse processo juntoao governo eparticipamos de reuniões de interação das empresas com o próprio governo. Ainda, tiramos dúvidas advindas do governo, enviamos complementações quando requisitadas e com isso ajudamos a empresa a agilizar essa tramitação para a obtenção do registro“.

Assim, ao invés da empresa ter uma equipe sendo treinada, ela já contará com profissionais formadose aptos a ajudar prontamente nessa estratégia.

Maria Luiza Castro e Francys Vilella, diretoras da Cesis - Fotos Ana Maria Diniz
Maria Luiza Castro e Francys Vilella, diretoras da Cesis – Fotos Ana Maria Diniz

Tempo de aprovação

Para produtosque seguem a legislação convencionalutilizados no controle biológico, a CESIS tem um histórico de tempo de aprovação em nível Federal de 15 a 24 meses.

Maria Luiza explica que, no Brasil, existe uma legislação própria para cada Estado. Assim, após a manifestação dos órgãos federais, a empresa precisa registrar o seu produto também no Estado que será comercializado, o que demanda um tempo diferente.

Expansão

A partir do 10º ano da CESIS, a empresa decidiu expandir a empresa para outros polos e mercados, e para isso buscou vários parceiros internacionaisna América Latina, Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia e África. “Isso com uma única coordenação, o que é muito importante para o nosso cliente, porque para buscar mercados diferentes, com representantes diferentes, muitas vezes isso se torna um impeditivo para conseguir expandir a marca.A CESIS oferece essa única coordenação para que o produto possa chegar ao seu alvo.A empresa que quiser ser global pode contar com a nossa ajuda“, garante Maria Luiza.

Evento

Segundo Francys Vilella, o evento Biocontrol Latam foi muito bome importante, porque a CESIS pode se apresentar e conhecer novas empresas que têm interesse de vir para o Brasil e também mostrar a sua atuação internacional.

“Nossa participação aconteceu com os nossos parceiros da América Latina e dos Estados Unidos, então foi uma oportunidade para o desenvolvimento de novos negócios.Eventos como esses precisam acontecer com mais frequência no Brasil, que é um país polo de desenvolvimento e exportação de tecnologias e commodities“, considera Francys Vilella.

Maria Luiza acrescenta que seus clientes brasileiros ficaram felizes por a Biocontrolter sido realizada no Brasil, porque muitos deles são de empresas pequenas, mas têm grande potencial para expansão, e desta forma puderam conhecer prováveis parceiros internacionais epensar numa expansão futura para esses novos mercados.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tamarixia radiata no controle do greening

A Tamarixiaradiata é um inimigo natural do psilídeoDiaphorinacitri, inseto transmissor da bactéria causadora do greening ou huanglongbing (HLB). Sua presença no ambiente ajuda a...

Grupo Vittia adquire a JB Biotecnologia

O Grupo Vittia, empresa brasileira de fertilizantes especiais, inoculantes e defensivos ...

Dessecação pré-colheita para a batata é vantajosa

Leandro Pereira Engenheiro agrônomo da Cooperbatata leperleandro@gmail.com A importância da dessecação na batata está mais ligada ao benefício do produtor do que propriamente da batata, por que...

Revolução das sementes de soja

  Francisco Soares Neto Diretor-presidente da TMG A sojicultura é hoje, no Brasil, a atividade com o maior giro financeiro em toda a cadeia do agronegócio....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!