20.6 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiRadicchio - Iguaria amarga e crocante

Radicchio – Iguaria amarga e crocante

Talita de Santana Matos

Elisamara Caldeira do Nascimento

Glaucio da Cruz Genuncio

glauciogenuncio@gmail.com

Doutores em Agronomia

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

A origem do radicchio ainda não é inteiramente certa, podendo ser originário da Europa, Ásia Ocidental e América do Norte. Têm-se notícias sobre o radicchio na Itália no século XVI, quando começou a ser cultivado na área de Treviso.

De nome científico CichoriumIntybus L., pertence à família Asteraceae (Compositae), subfamília Cichorioideae, gênero Cichorium, portanto, é uma chicória. Caracteriza-se por possuir sabor levemente amargo. É uma planta herbácea de ciclo anual.

Variedades

A espécie possui três variedades comerciais: o radicchio vermelho, caracterizado precisamente por folhas de vermelho escuro; o radicchio variegada, que se caracteriza por possuir folhas verdes com nervuras vermelhas e o radicchio branco.

Quanto ao seu ciclo, a espécie apresenta variedades precoces ou tardias. Dependendo da época de colheita, ocorre variação no sabor e aroma (tardia possui sabor mais amargo).

Ao grupo de radicchio vermelho pertencem as variedadesRossodi Verona, RossodiTreviso e Chioggia Vermelho, sendo que o radicchioRosso mais comumente cultivado no Brasil é o Verona, cujo formato e cor assemelham-se ao repolho roxo, mas com textura e sabor totalmente diferentes. Também conhecida como chioggia.

Vale ressaltar que a sua forma arredondada o diferencia do radicchiorosso de Treviso, que apresenta folhas longas e pontiagudas, semelhantes às das endívias. Como todas as chicórias, seu sabor é levemente amargo.

As plantas precisam de solo bem rico em matéria orgânica e com boa disponibilidade de água - Crédito Ana Maria Diniz
As plantas precisam de solo bem rico em matéria orgânica e com boa disponibilidade de água – Crédito Ana Maria Diniz

Regiões produtoras

Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná são os maiores produtores e consumidores dessa hortaliça no Brasil. A cidade de Piedade, em São Paulo, é a maior fornecedora da hortaliça para as Centrais de Abastecimento do Estado (Ceagesp, por exemplo), chegando a 200 toneladas por ano.

Além disso, diversas famílias, em diversas cidades de colonização italiana, produzem o radicchio em hortas, para consumo próprio.

O radicchio vermelho é caracterizado precisamente por folhas de vermelho escuro - Crédito Ana Maria Diniz
O radicchio vermelho é caracterizado precisamente por folhas de vermelho escuro – Crédito Ana Maria Diniz

Exigências climáticas e nutricionais

A temperatura ideal para o cultivo encontra-se entre 12°C e 22°C, embora existam cultivares que toleram temperaturas mais baixas e outras que toleram temperaturas um pouco mais altas.

Temperaturas acima de 25°C geralmente induzem a planta a produzir folhas menos desenvolvidas e a florescer precocemente. Podem crescer sob sol direto ou na sombra parcial, desde que haja uma boa luminosidade. As folhas de plantas cultivadas sob sol direto e altas temperaturas normalmente ficam mais amargas.

Quanto às características de solo, as plantas precisam de solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica e com boa disponibilidade de água durante todo o ciclo da planta.

Muito consumido em saladas, sua demanda mostra tendência de aumento - Crédito Shutterstock
Muito consumido em saladas, sua demanda mostra tendência de aumento – Crédito Shutterstock

Manejo

A propagação do radicchio é feita por meio de sementes e todo o sistema de produção é semelhante à cultura da alface. Existem variedades selecionadas às diferentes condições climáticas brasileiras.

As sementes podem ser plantadas em sementeiras ou módulos, e o transplante pode ser feito quando as mudas tiverem de quatro a seis folhas, de preferência em dias nublados ou no fim da tarde, principalmente com temperatura ambiente amena, pois a muda pode murchar e morrer se o transplante ocorrer quando a temperatura estiver superior a 25ºC.

As sementes também podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta em regiões de clima ameno e em cultivos convencionais ou orgânicos. Posteriormente, algumas mudas podem ser transplantadas ou colhidas para que fique com o espaçamento adequado, sendo que este depende da cultivar e das condições de cultivo, indo de 20 a 30 cm entre as linhas de plantio e 15 a 30 cm entre as plantas.

A planta é colhida depois de 70 a 90 dias da semeadura em sistemas convencionais ou orgânicos, e aos 50 a 60 dias em sistemas hidropônicos.A produtividade chega a 10 a 15 toneladas por hectare, e em uma cultura bem conduzida, o peso médio da planta atinge 800 a 900 gramas.

Existe também o radicchio branco - Crédito Ana Maria Diniz
Existe também o radicchio branco – Crédito Ana Maria Diniz

Essa é parte da matéria de capa da revista Campo & Negócios Hortifrúti, edição de março 2017. Adquira a sua para leitura completa.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Nematoide – A praga que contamina os diferentes solos brasileiros

Bruno Flávio Figueiredo Barbosa Engenheiro agrônomo, doutor e nematologista bruno.ff.barbosa@gmail.com   No atual cenário da agricultura brasileira, diversas pragas causam prejuízos imensos às lavouras de todas as culturas...

Influência dos aminoácidos na nutrição das plantas

Giancarlo Couto da Costa Engenheiro agrônomo, pós-graduado em Gestão do Agronegócio, produtor rural e consultor giancarlocouto@yahoo.com.br   A busca por novas alternativas que visem o aumento de produtividade...

Silício otimiza atuação do nitrogênio e reduz doenças no mamoeiro

O mamoeiro é considerado uma planta que acumula pouco Si, porém, mesmo em pequenas quantidades, o Si pode favorecer o metabolismo vegetal.

Gergelim – Panorama atual, perspectivas e avanços tecnológicos

O gergelim tem grande potencial no mercado internacional, visto que os preços para grãos giram em torno de U$ 1.674,00 por tonelada, e o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!