22.6 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosMicroquimica apresenta Check Folha Café® durante a Fenicafé

Microquimica apresenta Check Folha Café® durante a Fenicafé

Crédito Microquimica
Crédito Microquimica

A Microquimica participou por vários anos da Fenicafé, até o ano de 2009, e neste ano voltou novamente, para apresentar uma novidade importante para o produtor de café. “Trata-se de um serviço que estamos trazendo para os produtores e distribuidores chamado Check Folha Café®, um aplicativo que auxilia na análise e interpretação das folhas do café“, explica Anderson Nora Ribeiro, engenheiro agrônomo e gerente de marketing da Microquimica.

A análise de folha é uma prática comum na cultura do café, sendo feita por aproximadamente 90% dos produtores, principalmente no Estado de Minas Gerais. O problema começa na interpretação dessas análises, e por isso a Microquimica decidiu disponibilizar essa ferramenta para facilitar a vida no campo.“Transformamos os números de laboratórios, que são informações frias, em gráficos visuais claros e objetivos e já levando informações de recomendações para correção das possíveis deficiências nutricionais que o produtor encontra“, esclarece Anderson Nora.

O Check Folha® é compatível com os sistemas iOS e Android, bastando baixa-lo no celular e fazer o cadastro, inserindo dados básicos de localização, contato, e-mail e telefone. A partir de então, o produtor entra com a amostra de folhas e os relatórios são gerados, inclusive comum laudo organizado que, além de facilitar a organização e o arquivamento dessas amostras, apresenta uma nota geral delas.“O aplicativo é leve, de funcionalidade simples, e funciona inclusive off-line, visto que muitas regiões têm limitações de conexão de dados“, acrescenta o agrônomo.

O Check Folha® também já mostra, para os casos de deficiências, os produtos que podem ser usados para corrigir determinada deficiência, como o Ager Magnésio, uma solução da Microquimica para correção do elemento em questão.Ao clicar no nome do produto, o produtor terá mais informações sobre ele, como características, benefícios, recomendação, garantia e dados técnicos, além dos meios de contato com a Microquimica, com telefones e e-mails da empresa.

Na medida certa

Além de indicar os produtos que podem ser usados, o Check Folha® também gera um gráfico bastante simples e visual que identifica por cores e pela altura da barra quais nutrientes estão adequados ou não.

“Assim o produtor consegue saber rapidamente que tipo de manejo ele deve fazer, com o diferencial da ação antecipada.Normalmente a coleta de folhas é feita de dezembro a fevereiro na cultura do café. Mas, eventualmente se quer chegar ao estado nutricional da cultura antes da florada ou depois da colheita, indicando-se, portanto, usar esse outro formato de relatório, que é o CheckFolha® antecipado, que mostra as principais probabilidades de deficiências, alertando para os cuidados que devem ser tomados em cada momento da cultura“, detalha Anderson Nora.

O Check Folha® já está disponível para download desde 20 de março, é gratuito e compatível com todos os smartphones. “Estamos oferecendo, com essa iniciativa, os conhecimentos que a empresa acumulou ao longo dos 40 anos, pois entendemos que quanto mais informação o produtor tiver e quanto mais ele conhecer o estado nutricional da sua lavoura, mais ele vai buscar empresas que podem ajudá-lo a chegar nesses resultados, com produtos de qualidade. A Microquimica é uma das mais tradicionais empresas de nutrição complementar no Brasil“, garante o especialista.

A troca justa é, sem dúvida, de ganhos para o produtor. De um lado a Microquímica oferece o que há de mais refinado em termos de conhecimento de nutrição na cultura do café, de forma gratuita, e de outro o produtor ganha com a oferta de soluções, com garantia de qualidade e resultado direto no campo.

Essa matéria você encontra na edição de maio 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mais que uma alternativa

  José Luiz Petri Pesquisador da Epagri/Estação Experimental de Caçador petri@epagri.sc.gov.br   Os danos causados por geadas durante o período de floração e desenvolvimento inicial dos frutos vão depender...

MIP promove cafeicultura sustentável

Laila de Carvalho Henrique Coordenadora de Ensino e Extensão do Gefit - Universidade Federal de São João del Rei lailah94@gmail.com Gilberto Pereira Lopes Gabriela Diniz Amorim Assistentes...

Satis promove Circuito Tecnológico da cultura do feijão

O objetivo do circuito foi divulgar novas tecnologias no manejo da cultura, visando maior sanidade e incremento da produtividade Entre os dias 20 e 24...

Produção de rúcula sob telados em regiões quentes

Carlos Antônio dos Santos Engenheiro agrônomo, doutorando em Fitotecnia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) carlosantoniods@ufrrj.br Margarida Goréte Ferreira do Carmo Engenheira agrônoma, doutora em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!