Nesse ano a Bejo levou para a Hortitec uma grande novidade – as sementes orgânicas. “Esta é a bola da vez, uma ótima notícia para os produtores orgânicos. A certificação segue toda a legislação brasileira.Nossa produção acontece no exterior, inicialmente na França e Holanda.Como lidamos com várias culturas bianuais (levam dois anos para produzir uma semente), a disponibilização das sementes se dará Ã medida que todas essas sementes forem sendo auditadas, produzidas e beneficiadas. Está tudo na nossa loja orgânica virtual“, relata Paulo Christians, diretor da Bejo Sementes do Brasil.
Ele conta que a semente orgânica era algo já há muito esperado pelos produtores orgânicos. Como a legislação exige o uso de sementes orgânicas, desde que haja disponibilidade, a demanda é muito grande. Agora elas estão chegando e ficando disponíveis. A empresa optou por ir direto ao produtor e disponibilizou uma loja virtual dentro do site www.bejo.com.br
Profissional em orgânicos
A Bejo acredita na horticultura orgânica profissional, tecnificada, de qualidade, onde o produtor profissional de hortaliças busca sementes orgânicas. “Enquanto ainda não temos sementes orgânicas de tudo, completaremos a linha com sementes sem tratamento químico, que é a primeira opção legal que o produtor orgânico tem. Na Bejo, uma semente não tratada quimicamente é muito mais do que simplesmente uma semente que não recebeu aplicação de algum produto químico. SubstituÃmos os tratamentos químicos por outros processos físicos também auditados e aceitos pela legislação orgânica. A nível mundial, a Bejo tem 150 cultivares diferentes em 40 culturas“, informaPaulo Christians.
De imediato a Bejo está começando com alho poró, funcho (erva doce) e com radichio, mas já colocou em produção cenoura, beterraba, brócolis, couve-flor, rabanete e muitas outras. “Acredito que dentro de dois anos, quando esse ciclo auditado se completar, estaremos com 30 a 40 variedades orgânicas diferentes na loja virtual“, prevê o diretor da empresa.
A Hortitec
O estande da Bejo ficou lotado de produtores em busca de mais informações sobre as sementes orgânicas. “Ficamos durante toda a Hortitec demonstrando nossa loja virtual, que entrou no ar em 10 de julho. Repetiremos a demonstração no Bejo a Campo, que acontecerá em agosto, em Bragança Paulista (SP). Embora não seja um evento orgânico, recebemos sempre muitos produtores também desse segmento“, pontua Paulo Christians.
Além das sementes orgânicas, a Bejo reforçou o fato de ser líder em beterraba. Só em seu estande, durante a Hortitec, foram apresentados cinco híbridos diferentes, reafirmando a posição de que a empresa tem essa tradição e que está cada vez mais forte no mercado de beterraba.