22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiOrganominerais aumentam a porosidade do solo e beneficiam a alfacicultura

Organominerais aumentam a porosidade do solo e beneficiam a alfacicultura

Carla Verônica Corrêa

Doutoranda em Agronomia/Fisiologia Vegetal e Metabolismo Mineral – UNESP

cvcorrea1509@gmail.com

Luís Paulo Benetti Mantoan

Doutorando em Ciências Biológicas/Fisiologia Vegetal – UNESP

Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

O fertilizante organomineral é um adubo que contém os principais macro e micronutrientes necessários às plantas, com fontes minerais acrescidas de matéria orgânica que potencializam a eficiência dos nutrientes minerais e ainda melhoram as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.

Assim, segundo a legislação, é classificada como fertilizante organomineral a mistura ou combinação de fertilizantes minerais e orgânicos. A fabricação dos fertilizantes organominerais é feita industrialmente, partindo-se de uma ou mais matérias-primas orgânicas acrescentando corretivos, quando for o caso, macronutrientes e micronutrientes, segundo as fórmulas de cada fabricante.

Quando a matéria-prima orgânica apresenta acidez, corrige-se o pH antes de se juntar os nutrientes minerais. Matérias orgânicas, como o lixo domiciliar e o lodo de esgoto, sofrem um processo de compostagem, transformando-se em húmus para depois receberem os fertilizantes minerais.

De acordo com a legislação, os fertilizantes organominerais, quando na forma de produto acabado, devem passar por controle laboratorial, determinando-se a composição química e confirmando-se seus parâmetros para que estejam dentro das especificações exigidas por lei e que devem ser garantidas para o produtor.

As folhosas

Desta forma, levando-se em consideração todos esses fatores, fica clara a necessidade de seu cultivo em solos com excelente fertilidade, alto teor de matéria orgânica, elevada capacidade de troca de cátions, disponibilidade de macro e micronutrientes, solos com formação e estabilidade de agregados e solos com alta infiltração de água e aeração.

Assim, os fertilizantes organominerais apresentam-se como uma ótima alternativa para o cultivo de alface, justamente por fornecerem os nutrientes necessários para o desenvolvimento da cultura e atuarem na estruturação física, química e biológica do solo.

A maior parte da alfacicultura no Brasil é desenvolvida no sistema de cultivo em campo - Créditos Shutterstock
A maior parte da alfacicultura no Brasil é desenvolvida no sistema de cultivo em campo – Créditos Shutterstock

Para o solo

A matéria orgânica contida no fertilizante organomineral atua na melhoria do solo por influenciar em suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Para a matéria orgânica agir como condicionador do solo, ela deve ser empregada em doses altas, e assim os organominerais só apresentariam o efeito desejado de estruturação do solo a longo prazo.

Porém, o uso de compostos orgânicos e estercos é comum entre os produtores de alface. Assim, os fertilizantes organominerais somam os efeitos da adubação orgânica. Todavia, a matéria orgânica do fertilizante organomineral também atua como um condicionador imediato dos fertilizantes químicos que entram em sua composição.

 

Sistema radicular

Os adubos organominerais beneficiam o desenvolvimento do sistema radicular da alface da seguinte forma:

ÃœAo melhorar a estrutura física do solo, ou seja, sua porosidade permite maior aeração e, assim, melhores condições para o crescimento do sistema radicular. Deve-se ressaltar que a cultura da alface não se desenvolve em solos compactados;

ÃœPor apresentar, em sua maioria, a presença de fósforo solúvel, permite maior crescimento do sistema radicular, uma vez que o fósforo é um nutriente extremamente necessário para o desenvolvimento de raízes;

ÃœAo atuar de forma benéfica na biologia do solo, aumentando a presença de microrganismos benéficos, há redução de organismos que atuam como patogênicos ao sistema radicular, permitindo, assim, não apenas o crescimento do sistema radicular, mas também a formação de raízes saudáveis;

Os organominerais beneficiam o solo e, por consequência, as folhosas - Créditos Shutterstock
Os organominerais beneficiam o solo e, por consequência, as folhosas – Créditos Shutterstock

ÃœCom o aumento da matéria orgânica do solo, eleva-se a formação de fungos predadores de nematoides, reduzindo essa população, o que diminui a destruição do sistema radicular pelos nematoides.

ÃœA presença de maior diversidade de microrganismos devido à matéria orgânica e melhores condições do solo, como a aeração, propicia a formação da rizosfera, que beneficia, principalmente, a absorção dos nutrientes;

ÃœComo o solo não se encontra compactado devido à estruturação da grumosidade, as raízes conseguem crescer em profundidade, o que aumenta a tolerância à seca e o aproveitamento da adubação, pois ocorre absorção de nutrientes em camadas mais profundas do solo.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de março 2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Na nutrição citrícola, qual a dose ideal?

Autores Arlindo D’ Salvo arlindoconsultor@gmail.com Danilo José Fanelli Luchiari danilo.luchiari@hotmail.com Engenheiros agrônomos danilo.luchiari@hotmail.com Os citros, como as demais frutíferas perenes, apresentam um ciclo fisiológico...

Moringa oleífera cultivada em sistema biodinâmico

A moringa oleífera (Moringaceae) é uma hortaliça arbórea que chega a até oito metros de altura. Planta cultivada inicialmente na Índia,ela é considerada por...

Polímeros orgânicos melhoram qualidade do pegamento de mudas

Luiz Marcandalli Mestre em Nutrição Mineral pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura CENA/USP   Atualmente, o Brasil possui aproximadamente sete milhões de hectares de florestas plantadas,...

Fertilizante inteligente na produção de mudas de pinus

O sucesso de plantios florestais de caráter ambiental e/ou silvicultural depende, dentre outros fatores, da qualidade das mudas que serão utilizadas. Diversos são os parâmetros que definem uma muda de qualidade, destacando-se o bom estado nutricional, obtido via absorção dos nutrientes presentes no substrato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!