Â
A Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (CSM/RS), reunida no último dia 10 de novembro na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Porto Alegre, elegeu seus novos dirigentes para a gestão 2015/2016. A presidência será assumida pelo engenheiro agrônomo da Fundação Pró-Sementes Airton França Lange. O vice-presidente será o representante da CCGL TEC, Adilson Lunkes.
Com uma história profissional e acadêmica totalmente voltada para o setor de sementes e mudas, Lange foi presidente da anteriormente denominada Comissão Estadual de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (CESM/RS) por duas gestões, de 1995 a 1999. Entre 1979 e 2005 trabalhou no Serviço de Produção de Sementes Básicas (SPSB) da Embrapa, tendo desempenhado os cargos de gerente local em Passo Fundo (RS) e gerente regional em Florianópolis (SC). Desde 2006, atua na unidade de Certificação de Sementes da Fundação Pró-Sementes.
A frente da CSM/RS, Airton Lange pretende apoiar campanhas que tenham como objetivo o aumento da taxa de uso de sementes legais, bem como reestruturar as comissões técnicas que dão suporte à Comissão. “Uma das demandas que deverá ser analisada é a produção de mudas certificadas de videiras e de citros“, afirma o futuro presidente.
A Comissão de Sementes e Mudas do RS é constituÃda por representantes das seguintes instituições: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)/SEFIA, Embrapa, Secretaria da Agricultura e Agronegócio, LANAGRO, FEPAGRO, CCGL TEC, FECOAGRO, FARSUL, FETAG, APASSUL, Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa, IRGA, UFPel, UFRGS, UPF, CREA e Sociedade de Agronomia do RS.
Estão entre as competências da CSM/RS propor diretrizes para a polÃtica a ser adotada no estado; assessorar o MAPA objetivando o aprimoramento do Sistema Nacional de Sementes e Mudas (SNSM); sugerir normas, padrões e procedimentos para a produção e comercialização de sementes e de mudas; criar e coordenar subcomissões técnicas; identificar demandas e propor a inserção de novas espécies e seus respectivos padrões junto ao SNSM.