21.6 C
Uberlândia
sábado, dezembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiÁcidos húmicos melhoram qualidade do solo para a cenoura

Ácidos húmicos melhoram qualidade do solo para a cenoura

Nilva Terezinha Teixeira

Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro Universitário do Espírito Santo do Pinhal (UniPinhal)

nilvatteixeira@yahoo.com.br

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A cenoura (Daucuscarota) é uma hortaliça bastante apreciada pelos brasileiros, devido a sua composição nutritiva, por ser rica em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no intestino, e pela versatilidade de preparo culinário.

Como se trata de uma raiz tuberosa, as propriedades físicas, principalmente textura, estrutura e permeabilidade, a qualidade do solo, caracterizada pelas suas propriedades químicas e biológicas do solo, afetam sensivelmente a produtividade e a qualidade do produto.

Os ácidos húmicos e fúlvicos estão entre os recursos disponíveis para melhorar tais características do solo.

Ação e reação

 Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Para entender a ação dos ácidos húmicos e fúlvicos nas propriedades do solo é necessário entender o que são tais substâncias. A matéria orgânica do solo pode ser dividida em dois grupos fundamentais. O primeiro está formado por compostos bem definidos quimicamente, geralmente incolores.

Entre estes compostos se encontram proteínas e aminoácidos, carboidratos simples e complexos, resinas, ligninas, álcool, auxinas, aldeídos e ácidos aromáticos e alifáticos. Estes compostos constituem de 10 a 15% do carbono orgânico nos solos minerais.

O segundo são as substâncias húmicas, que representam cerca de 85 a 90% do carbono orgânico nos solos minerais, e se compõe de:

_Humina– fração insolúvel em meio alcalino ou em meio ácido diluído. Possui reduzida capacidade de reação;

_Ácidos húmicos– fração escura solúvel em meio alcalino, precipitando-se em forma de produto escuro e amorfo em meio ácido. São materiais complexos, formados por compostos aromáticos e alifáticos com elevado peso molecular e grande capacidade de troca catiônica. Combina-se com elementos metálicos formando humatos, que podem se precipitar em cátions ou permanecer em dispersão coloidal;

_Ácido fúlvico – fração colorida,solúvel em meio alcalino ou em meio ácido diluído. Quimicamente são constituídos, principalmente, por polissacarídeos, aminoácidos e compostos fenólicos. Apresentam um alto conteúdo de grupos carboxílicos e seu peso molecular é relativamente baixo. Combinam-se com óxidos de Fe, Al, argilas e outros compostos orgânicos. Possuem propriedades redutoras e formam complexos estáveis com Fe, Cu, Ca e Mg.

As substâncias húmicas têm imensa capacidade de reter água no solo
As substâncias húmicas têm imensa capacidade de reter água no solo

No solo

As substâncias húmicas influenciam a qualidade do solo de diferentes maneiras, afetando a agregação das partículas, a densidade aparente, a cor do solo, a capacidade de toca iônica (CTC e CTA) e a microbiologia do perfil.

A agregação das partículas é definida como sendo o resultado da união das partículas primárias, areia, silte e argila, além de outros componentes do solo, originando massas distintas com agregados estáveis.

Os agregados são arranjos de formas definidas que interferem diretamente na aeração, infiltração de água e sua disponibilidade para as plantas e desenvolvimento das raízes, constituindo o que se conceitua como estrutura do solo.

As substâncias húmicas e os minerais de argila são os agentes cimentantes que mais contribuem para a agregação do solo. As substâncias húmicas mostram-se mais eficientes que as argilas na formação de agregados com areia.

Elas reduzem a densidade aparente do solo, pois têm um papel preponderante na agregação das partículas do solo. Conceitua-se densidade aparente como sendo a relação existente entre a massa de uma amostra de solo seco a 110º C e o seu volume global (aparente) ocupado pela soma das partículas e poros.

Densidade

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Os solos agricultáveis, de forma geral, possuem densidade aparente entre 1,2 e 1,7 g cm³. O uso inadequado de práticas agrícolas pode promover degradação e compactação dos solos, tornando-os pouco produtivos.

Existem relatos na literatura de que a densidade acima de 1,7 g cm³ inibe a emergência de sementes e dificulta a penetração de raízes, e acima de 2,0 g cm³ já não possui boa infiltração e distribuição de água.

A cor escura da maioria dos solos agrícolas é devido à estrutura das substâncias húmicas tridimensionais, ricas em grupos funcionais aromáticos e alifáticos conjugados que absorvem melhor os raios infravermelhos, favorecendo a elevação da temperatura do mesmo, com influência na germinação, crescimento e atividade microbiana.

Essa matéria completa você encontra na edição de setembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Nanotecnologia – Inovação em nutrição vegetal

Autores Louise Pinto Guisolfi Engenheira agrônoma e mestranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV) louise.guisolfi@ufv.br Ronaldo Machado Junior Engenheiro agrônomo, mestre...

Cenoura de inverno: qual a época certa de plantio?

A cenoura é uma hortaliça que naturalmente produz melhor em clima ameno, e seu plantio de inverno geralmente inicia-se no mês de julho e encerra em outubro. Isso porque esse grupo de cultivares é menos tolerante a condições de temperatura elevada, o que poderia comprometer o desempenho da cultura no campo.

Termofosfato: você sabe o que é?

Os termofosfatos podem ser utilizados nas práticas corretivas, como na fosfatagem pré-plantio para solos com teores baixos a muito baixos de fósforo (P), e também na adubação fosfatada visando a nutrição das plantas.

Adubação nitrogenada em cucurbitáceas

Thiago Cardoso de Oliveira Engenheiro agrônomo e mestre em Ciências CENA/USP thiagocardoso@agronomo.eng.br Antonio Malvestitti Neto Paulo Márcio Faria Villela Engenheiros agrônomos e mestrandos em Ciências FZEA/USP   As cucurbitáceas são uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!