19.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 7, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasAprosoja alerta para o vazio sanitário

Aprosoja alerta para o vazio sanitário

Crédito: Aprosoja

A Associação dos Produtores de Soja, Milho e Sorgo do Estado de Minas Gerais (Aprosoja-MG) alerta para a chegada do vazio sanitário da soja em Minas, que neste ano está mais curto, começando no dia 1º de julho e se estendendo até 15 de setembro, diferente do ano passado, quando o período terminou em 30 de setembro. Ou seja, serão 77 dias sem soja no campo, antes o vazio era de 90 dias.

Com isso, os produtores de soja do Estado poderão iniciar o plantio a partir de 16 de setembro, mediante essa alteração no período de Vazio Sanitário e Controle da Ferrugem Asiática da Soja.

“É muito importante que o vazio sanitário seja cumprido para evitar a ferrugem, uma doença muito severa que pode causar muitos prejuízos aos produtores, inclusive perda total das lavouras. O combate a essa praga, além de aumentar muito o custo de produção, com mais aplicações de fungicidas, aumenta também o risco de perda na produtividade”, alerta o presidente da Aprosoja-MG, Wesley Barbosa de Freitas.

O vazio sanitário é o período de no mínimo 60 dias em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo. O objetivo do vazio sanitário é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.

ARTIGOS RELACIONADOS

Uso de organominerais é tendência no cultivo de hortaliças

Os fertilizantes organominerais são importantes na construção ou manutenção da fertilidade do solo pois, além de fornecerem nutrientes para as plantas, melhoram as condições físicas e biológicas do perfil.

Manejo da adubação nitrogenada via fertirrigação em cafeeiros

A aplicação de fertilizantes via irrigação é conhecida como fertirrigação, uma prática já há muitos anos utilizada pelos produtores, consagrada pelos seus benefícios às lavouras, como redução dos custos de aplicação dos nutrientes, aproveitando-se da estrutura de irrigação para, junto com a água, fornecer os nutrientes necessários às plantas; independência de chuvas para aplicação dos fertilizantes, uma vez que os mesmos são dissolvidos em água no processo; rápida incorporação ao solo, inibindo perdas, além da possibilidade de maior parcelamento das adubações, conseguindo sincronizar de forma mais eficiente a quantidade fornecida com os períodos de maior demanda pela planta.

Principais cultivares de couve-flor e sua época de plantio

A couve-flor (Brassica oleracea var. Botrytis) é uma das hortaliças mais consumidas ofertadas aos brasileiros. Apresenta alto valor nutritivo e comercial, é rica em cálcio e fósforo e fonte de folato e vitamina C. A parte comestível é a inflorescência (conjunto de floretes) ainda imatura, antes da abertura das flores.

Como manejar a ferrugem do milho

Manejar a ferrugem do milho é uma arte da agricultura moderna, exigindo estratégias precisas para proteger a colheita e promover a saúde das plantas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!