22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAprosoja alerta para o vazio sanitário

Aprosoja alerta para o vazio sanitário

Crédito: Aprosoja

A Associação dos Produtores de Soja, Milho e Sorgo do Estado de Minas Gerais (Aprosoja-MG) alerta para a chegada do vazio sanitário da soja em Minas, que neste ano está mais curto, começando no dia 1º de julho e se estendendo até 15 de setembro, diferente do ano passado, quando o período terminou em 30 de setembro. Ou seja, serão 77 dias sem soja no campo, antes o vazio era de 90 dias.

Com isso, os produtores de soja do Estado poderão iniciar o plantio a partir de 16 de setembro, mediante essa alteração no período de Vazio Sanitário e Controle da Ferrugem Asiática da Soja.

“É muito importante que o vazio sanitário seja cumprido para evitar a ferrugem, uma doença muito severa que pode causar muitos prejuízos aos produtores, inclusive perda total das lavouras. O combate a essa praga, além de aumentar muito o custo de produção, com mais aplicações de fungicidas, aumenta também o risco de perda na produtividade”, alerta o presidente da Aprosoja-MG, Wesley Barbosa de Freitas.

O vazio sanitário é o período de no mínimo 60 dias em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo. O objetivo do vazio sanitário é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como alcançar eficiência no controle da lagarta-do-cartucho

A cultura do milho é atacada por diversas pragas ao longo de seu desenvolvimento, e geralmente causam danos significativos à lavoura, levando a perdas em produtividade e, consequentemente, redução na produção. Entre as principais pragas que atacam a cultura do milho, destaca-se a Spodoptera frugiperda, conhecida popularmente como lagarta-do-cartucho ou lagarta-militar.

Chuvas adiam colheita da soja no Mato Grosso

Devido as  precipitações de chuvas no início de fevereiro somente na segunda quinzena do mês será possível o início da colheita da soja na...

Como reduzir o estresse foto-oxidativo da soja

Técnicas de manejo adequadas, como espaçamento controlado, escolha de variedades resistentes e aplicação equilibrada de fertilizantes e defensivos, podem reduzir o estresse foto-oxidativo na cultura da soja.

Soja convencional

A safra de soja 2021/22 em Mato Grosso inicia na segunda quinzena de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!